quinta-feira, 10 de julho de 2008

Curso avançado de Marketing - aula 2

Aula 2: Saiba quando parar.

Quanto melhor pode ser um produto?

Vamos a exemplos práticos.

Cimento. Quanto melhor dá para um cimento ser? Ele já não serve para construir a sua casa? Que benefícios adicionais pode entregar? Vai fazer cimento colorido? Cimento mais leve? Cimento que hidrata as mãos? Cimento que não deixa a pazinha enferrujar? Pega o salário do departamento de marketing e joga no resultado. É mais produtivo.

Aí vão me falar - ah, indústria de base é fácil.

Xampu. Novo Seda Camadas Destacadas. Precisa dizer mais? O que são camadas destacadas? Nem as mulheres não sabem o que é isso. Shampoo Ox Peeling Hair. Sem comentários. E o melhor de todos, cross - categoria, Nokia 5200 Pink Seda Teens.

Ah tá, mas em alimentos é mais difícil. É? Bubbaloo mix Morango e laranja. Ruffles salaminho. Coqueiro molho de atum strogonoff para macarrão. Smirnoff Twist, a vodka com sabor para você misturar (...)

E isso é sem entrar no assunto da próxima aula. Tamanhos de skus.

Classe dispensada.

* Todos os produtos citados são de verdade.

2 comentários:

Homem Oco disse...

cara, sem palavras!! genial! vc é o novo kotler! sério! por favor, dê uma aula específica para o deptos. de RH das empresas ? Algo como "não dá certo contratar menininhas patricinhas que guiam Hondas Fit dados pelo pai para negociar com a equipe de Vendas"..que tal?

Masamune disse...

Por que não daria certo? Tá todo mundo fingindo que trabalha mesmo...

Fora que quando é possível negociar com uma equipe de vendas??? Só com $$$, e aí até a mulher do Nazareno negocia...e eles ainda pegam...

O tema das escolhas é bem interessante mesmo, já escutou um CD e foi no supermercado? Capaz de você ficar perdido lá pra sempre....

Vamos fazer um roteiro de futuro apocalíptico, um cara acorda de um coma e encontra todas as pessoas no supermercado eternamente parados em frente a uma prateleira sem conseguir escolher nada...