terça-feira, 27 de abril de 2010

Será que tô viajando??

Como vocês sabem fui casado por 6 anos. Casamos com ela estava grávida e tivemos outra filha 3 anos depois. Nesses 6 anos minha ex-mulher não trabalhou, ficava em casa cuidando das crianças, o que acho ótimo pois acredito que crianças pequenas precisam da presença de um dos pais. Foi uma sorte portanto ela poder fazer isso.

E nesse período, todos os dias, grávida ou não, ela tirava um cochilo de tarde após o almoço. Coisa de profissional, com direito a edredon e cortinas fechadas no quarto. Com as meninas dormindo ou na escola, ela se entregava aos braços de morfeu por 1 a 2 horas todos os dias.

Uma mulher grávida ou amamentando fica muito cansada, é um trabalho puxado, qualquer chance que ela tiver ela vai dormir mesmo. Mas mesmo depois das meninas crescerem um pouco ela continuava com sua sonequinha. Pra quem olha de fora, e sempre trabalhou pesado o dia todo, isso parece uma puta folga.

O nosso ritmo muitas vezes é pesado. Trabalho, balada, vida social e outros. Quem tem tempo pra dormir 8 horas todo dia? Que dirá tirar um cochilo de tarde...

Mas estou aprendendo como é importante cuidar de si mesmo, e essa sonequinha da tarde não é nada mais que isso. Tirei um final de semana que as meninas estava comigo pra dormir cedo. Colocava elas na cama 9:30, tomava meu banho e ia pra cama ler. Dormi por volta de 23hs toda noite. Posso dizer que fez diferença no meu bem estar.

Pegar mais leve, ir mais light com a vida. Fazer exercício, comer melhor, dormir. Tudo isso ajuda a viver mais e melhor. Temos muitos exemplos ao nosso lado pra não querer enxergar isso.

Fico pensando, sei que pode ser viagem, mas sabe-se que a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens. Será que isso é biológico?

Ou homens historicamente trabalham mais, se expões mais a riscos, se estressam mais - ou seja, desgastam mais seu corpo, que pára de funcionar mais cedo?

Com a igualdade dos sexos, talvez a nossa geraçao descubra isso. Mas o que importa na prática é começar a viver melhor agora.

2 comentários:

Rivotril disse...

Domingo dormi umas 11h, não que isso seja bom pelo contrario como tava um prego pela semana desgastante tive que compensar no domingo.

Meu pai era descendente de espanhol e na casa dele ele e meus avós dormiam todos os dias (do mesmo jeito profissa que vc comentou) e ele tb fazia isso todos os dias, já que ele nunca trabalhou...

Unknown disse...

pode ser que a sua tese tenha sentido, realmente nunca me atentei a isto...de qqr forma, concordo 100% que devemos buscar formas mais saudaveis de viver...eu diariamente luto comigo mesmo pra desacelerar, ter pensamentos melhores, nao ficar criando monstros imaginarios..mas é dificil pra caramba...

o que me anima é ter a certeza de que é questao de treino