segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Conhecimento trava

Durante uma conversa com meu sogro nesse final de semana falamos sobre o quanto a falta de conhecimento algumas vezes ajuda, ele contou sobre um episódio em que uma decisão foi tomada sem ter conhecimento de todas as informações, se ele soubesse de tudo não teria tomado a mesma decisão, mas no final deu tudo certo justamente por não saber algumas coisas.

O propósito desse POST não é defender aquela idéia de que quem é ignorante é feliz, estou falando mais sobre ter conhecimento em negócios, etc...

Nós desse grupo costumamos pensar bastante, questionamos bastante e aí fica minha dúvida, será que as vezes a falta de informação não te coloca em situações melhores do que ter todas as informações?

Vou tentar exemplificar, em um dos nossos inúmeros business plan (abertura de uma loja de roupas) o Masamune me perguntou: “Mas e aí, qual vai ser o diferencial da loja? Por que as pessoas vão comprar aqui e não na loja do lado já que tem loja pra caralho aqui?”

Porra, fudeu, travou, realmente não tinha nenhum diferencial, e continuo tentando achar esse diferencial. Será que alguém que não perguntou isso ou não foi atrás dessa informação teria sido melhor sucedido? A loja estaria aberta e o diferencial criado depois?

O que vocês acham disso?

2 comentários:

Masamune disse...

Porra, agora a culpa é minha cacete??

Hehehe, fora a brincadeira, acho que não é o excesso de informação o problema. O caso do seu sogro é particular, vejo mais como exceção.

Um certo porra-louquismo é útil nos negócios e na vida. Porém vivemos em um mundo mais competitivo que as gerações anteriores. Hoje em dia as margens são muito menores, o que gera a necessidade de ter mais informações que antes.

Muitas pessoas enriqueceram no passado pois eram as únicas fazendo aquilo. A única padaria, único supermercado, única oficina da cidade ou do bairro. Isso acabou. O nosso caminho é diferente. Hoje se a idéia é boa te copiam rapidamente. É foda...

caio disse...

eu discordo um pouco. não é o conhecimento que trava, é a falta de iniciativa. medo, preguiça, conforto, sei lá.

a pergunta do masamune foi essencial e talvez tenha sido melhor parar do que continuar sem a resposta..investir grana e tempo num negócio e "rezar" para que o imprevisivel aja e dê certo é irresponsabilidade.
agora acho isso bem diferente de ficar travado esperando ter todas as informações do mundo..