quarta-feira, 7 de abril de 2010

Casamento sem sexo

Eu estou tendo outra oportunidade de tocar um negócio. Na real, na real, eu não sou sócio, nao tenho participação acionária, o mais correto seria dizer que sou um executivo, mas me sinto como dono.
Somos quatro pessoas tomando as decisões pela empresa (os donos, eu e um outro amigo) e eu tenho muito carinho pelos donos, o que faz com que eu sempre pense no melhor pra empresa.

Mas enfim, o ponto aqui é outro. Sociedade é um treco muito foda. Conheço inumeras histórias de negocios bem sucedidos que fracassaram por desavenças entre os sócios. Eu mesmo já quebrei uma vez por causa de incompatibilidade de objetivos.

Tenho aprendido com minha experiência que diversos conceitos envolvendo negócio próprio e sociedade são , na verdade, mitos. Vou relatar alguns aqui. Se ajudar alguém a se iludir menos, fico feliz.

1 - Ter sócios significa relevar MUITA coisa.

Se você é daqueles que reclama do chefe ou do funcionário e acha que abrindo o seu próprio negócio vai poder, finalmente, tomar as decisões do jeito que quer, esqueça, caso queria ter um sócio. Os objetivos fatalmente vão se opor e aí não adianta querer que sempre o outro abra mão.

2 - Bons amigos não significam bons sócios

Isso é muito comum. Você se dá com fulano e abre um negócio. Só que descobre que na hora do batente, você é de Marte e o cara é de Vênus. Até pode dar certo, mas vai ser um pouquinho mais trabalhoso.

3 - Alguns valores são inegociáveis.

Apesar do item 1 e 2, existem certos aspectos que não se pode abrir mão. Cada um tem o seu. Pra mim é a honestidade. Eu discordo de várias opiniões dos meus sócios atuais mas tenho profunda confiança no carátes deles. Sem isso, eu não conseguiria trabalhar.

4 - Ter sócio nem sempre é ruim.

Eu adoro ter com quem dividir as decisões. Gosto muito de não ter o peso de ser a palavra final em tudo. Tenho até exercitado a capacidade de ouvir. Apesar dos pesares, eu prefiro não estar sozinho.

5 - O objetivo do relacionamento, muitas vezes, será diferente dos objetivos pessoais.

Quanto mais claro estiver para as partes o que todos querem, mais facil será o relacionamento.


Qualquer relacionamento humano é trabalhoso. Ainda mais quando o objetivo envolve grana. Há que se ter muita paciência, serenidade e senso de trabalho em conjunto. Se não, é melhor ficar no seu emprego mesmo.

3 comentários:

Masamune disse...

Há muito tempo dei de presente para meu pai um livrinho que chamava "Socorro, eu tenho um sócio".

O livro destacava um monte de perrengues que aconteciam em uma sociedade, alguns deles bem descritos no post do Oco.

No final ele perguntava: E aí, vale a pena ter um sócio?

O autor respondia dizendo que se vc não tem toda a grana, todo o conhecimento necessário, os recursos ou simplesmente não quer decidir tudo sozinho, sim, vale a pena ter sócios. E se você for tê-los, tenha em mente o tipo de problema que vai enfrentar.

Rivotril disse...

vale a pena tentar pq tem que ser muito ruim mesmo para ser pior do que multi...

Unknown disse...

kkkk..tipo nao sendo o Arruda já tá valendo...