quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quer reclamar? Mostra a cara e solta a voz...

Se você assistir noticiário da TV vai ver direto aquele recurso em que o rosto da pessoa é escondido e a voz é distorcida. Em alguns casos fazem isso pra proteger alguém ameaçado de morte ou outra violência assim.

Vi esses dias no JN uma matéria sobre a falta de um remédio que faz parte do coquetel anti-aids. As pessoas reclamavam dessa falta, e que a troca por um similar causava efeitos colaterais. Quase no final aparece alguém dando depoimento de que está sofrendo com isso, não mostra o rosto e a voz está distorcida. O video está aqui, o depoimento é mais pro final.

Acho um saco isso. Em alguns casos faz sentido, quando existe uma ameaça real à pessoa, mas em muitos me parece que é uma maneira fácil de usar um espaço em rede nacional pra reclamar, algumas vezes de forma leviana. A mensagem que fica é de que há um problema, e se depois isso não for verdade, fica tudo por isso mesmo.

Pois a reclamação muitas vezes é uma acusação a alguém, ou ao poder público, ou a uma empresa. E se a pessoa vai acusar, tem que estar disposto a se expor. Pois se deve existir o lado da proteção a quem acusa também cabe a proteção ao acusado, que muitas vezes tem sua reputação agredida e fica por isso mesmo. Denúncias anônimas tem que ser exceção, não a regra.

Nesse caso do vídeo, qual o problema da pessoa se identificar? Afinal, eu estou pagando pra ela ter acesso a esses medicamentos com meus impostos. Até a voz tem que ser disfarçada?

Meu ponto é que esse medo exacerbado de se expor faz com que cada um de nós se retraia cada vez mais. Como era a frase do Enxaqueca? " A cada passo dado pra trás tenha certeza que alguém está dando um passo a frente."

Nenhum comentário: