quinta-feira, 1 de abril de 2010

Preguiçoso inteligente

Há um tempo atrás o Rivotril me contou sobre algo que viu numa palestra.

As pessoas se dividiriam em 4 tipos, conforme 2 dimensões - preguiçoso/ativo e inteligente/burro. Eu não vi a palestra, mas acho que é mais ou menos assim...



Dentro de uma empresa, esses 4 tipos se distribuem da seguinte maneira:

- Preguiçoso Inteligente - São os estrategistas da empresa. Buscam fazer o que é necessário com o menor trabalho possível, como consequencia melhoram a eficiência e eficácia da organização.
- Preguiçoso Burro - São os cavalos da empresa. É quem trabalha dia após dia, parcialmente consciente de suas limitações intelectuais e totalmente consciente de que não quer se esforçar o suficiente pra ser promovido, portanto seguem as ordens sem questionar muito.
- Ativo Inteligente - Esses são os líderes. Tem que estar sempre em movimento, são bons gerentes e diretores de áreas operacionais. Sabem como implementar o que os estrategistas definiram.
- Ativo Burro - Aqui mora o perigo. São pessoas com necessidade de ação, mas limitados intelectualmente, portanto costumam fazer cagada atrás de cagada. Pelo que me lembro, o Rivotril falou que esses tem que ser identificados e demitidos o quanto antes.

Desde que ele me contou sobre isso, fico pensando se sou Ativo ou Preguiçoso - burro sei que não sou....

No final acho que sou Ativo para coisas intelectuais e para as coisas que gosto de fazer - em geral não é trabalhar....

Consigo passar boa parte do dia somente lendo, ou discutindo e criando idéias. Tenho o costume de revisar procedimentos para tentar melhorá-los, mas confesso que muitas vezes exagero nisso. E volta e meia não tenho a rapidez para agir em certas situações, especialmente as mais espinhosas que demandam confronto com outras pessoas.

Fico com Preguiçoso Inteligente portanto. E vocês? Onde se encaixam?


3 comentários:

caio disse...

kkk..."em geral não é trabalhar"..genial...

boa pergunta..eu nao sei o que sou..

Rivotril disse...

acho que no final das contas sou o burro preguiçoso para o trabalho, e para as outras coisas me encaixo no inteligente ativo (“outras coisas igual” ao Masamune: tudo o que não é trabalho).
Me considero muito conceitual em vários assuntos e sem ação para os que interessa.

Esse post é legal pq o que vale mesmo são as ações, independente onde vc se encaixa, será que não tem muito burro ativo aí fora mandando ver enquanto a gente fica pensando???

Ah, o conceito foi criado por um militar alemão para definir os tipos de soldados

Enxaqueca disse...

Po, Riva, gostei do complemento cultural no final. Faz todo o sentido.

Acho que eu oscilo entre o inteligente preguiçoso e o burro preguiçoso. O que não é muito bom, na verdade, mas enfim...

E vale incluir o componente sorte nisso. Quantas cagadas um burro ativo pode fazer ate acertar uma?