segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Eleições

Eu ando bastante interessado nas eleições municipais. Eu tenho me despido da imagem preestabelecida que tenho dos candidatos e me focado nas propostas. Eis o que acho até agora:

A Marta Suplicy é de chorar. A mulher fala com se fôssemos um bando de retardados. As suas propostas até que são plausíveis (bem, nessa altura do campeonato todos falam em metro, saúde, educação e segurança) mas sabemos o que é o PT na máquina estatal. No way...

O Geraldo Alckmin tá cada vez pior. Além da sua péssima habilidade política retratada na sua teimosia nas eleições presidenciais e agora, sua campanha beira o ridículo.E acho difícil de engolir as tremendas falhas que foram encontradas na CDHU, FEBEM, SSP, CPTM após a sua saída.

O Gilberto Kassab também tá pedindo pra perder. É fato que alguns projetos foram admiráveis (bem, na minha opinião pelo menos) como o Cidade Limpa, a revitalizãção de várias áreas públicas, o rodízio dos caminhões mas mais poderia ter sido feito em sua gestão.

A Soninha é muito legal, sempre a lia na Vida Simples. Mas a profundidade das suas análises me faz tremer toda vez que ouço.

O Paulo Maluf deveria estar atrás das grades.

Pensei em votar nulo, já que não considero nenhum dos cinco aptos a governar a minha cidade.O problema de votar nulo é que diminui o numero de votos válidos, dando mais chance a alguém ganhar no primeiro turno.

Tá difícil...se alguém tiver algum ponto de vista diferente, tô querendo ouvir...

Ps: pensei em estender a discussão para os vereadores, mas não sei porque senti náusea e desisti...

5 comentários:

Anônimo disse...

pnpzg
Eu também tenho acompanhado um pouco isso, mas confesso que tenho tido um pouco mais de dificuldade.

Não tenho nem conseguido me informar das propostas dos candidatos, porque a campanha de todos eles está focada em 2 pontos: detonar a gestão de alguém, ou comparar gestões - quem fez mais hospitais, quem deixou a cidade mais limpa, etc.

Não encontro nem propostas de ninguém para melhorar a cidade.

E se o critério tiver que ser gestão realizada, eu topo o Kassab - confesso que admiro o cara pela coragem em propor, e realizar com sucesso, alguns projetos.

Sobre os vereadores... Por favor, me esclareçam, como se escolhe um vereador baseado em slogan, que é só o que se vê das criaturas...

Masamune disse...

Enquanto o voto for obrigatório não tem jeito, tem que votar no menos pior. Aliás, mesmo não sendo obrigatório, o menos pior = melhor disponível.

Um ponto não tem o que discutir, alguém terá que ser Prefeito. Se esses são os candidatos, tem que escolher alguém. Se todos são fracos, é porque nós como sociedade somos fracos, então volta no mesmo ponto inicial, tem que escolher alguém.

Os candidatos precisam ganhar a eleição, e isso não se ganha com propostas, então nenhum deles vai por esse caminho. De toda forma, propostas são promessas, nada garante que serão cumpridas, é como carta de intenções: "Eu quero fazer isso, mas não sei se vai rolar..."

Olhar o realizado é uma boa e também o caráter do candidato. Nesse aspecto acho que só sobra Kassab e Alckmin.

Pessoalmente prefiro o Alckmin, pra mim o trabalho da CET é o calcanhar de Aquiles do Kassab, tá uma zona total o trânsito de SP, e retirar os caminhões foi bem eleitoreiro.

Prefiro por o gerente de repartição ( Alckmin) apesar de achar o PSDB uma bosta....

Anônimo disse...

Sugestão: no site do Estado, tem um negócio bem legal chamado Vereador Digital. http://www.estadao.com.br/vereadordigital/vereador-lista.php?s=2&p=43
Ali pode-se ver um vídeo do candidato (com uns 5 minutos) em que ele fala da sua proposta. Tem também a declaração de bens e outras informações sobre o candidato. Me ajudou, talvez possa ajudar mais alguém!

Homem Enxaqueca disse...

Cara, valeu pelo post mesmo sem votar aqui em SP mas morando há 10 anos me preocupo com o futuro da cidade. Como nao assisto muita TV nao estou acompanhando a horario eleitoral obrigatório, mas resolvi entrar na internet (2ª midia mais consumida no país) e olha só que m..., entrei no Google e digitei "Gilberto Kassab site oficial", o mesmo para Alckmin e Marta, vamos aos resultados:

- www.kassab25.com.br: algum hacker entrou no site e nao tem o programa de governo do cara, mas tem todo o material da campanha, os jingles, etc.
- Alckmin: voce cai no site do PSDB www.psdb.org.br, e não encontra o plano de governo. Fui insistente e digitei "Geraldo Alckmin plano de governo" aí vc cai no suposto site dele www.geraldo45.org.br, que não existe.
- Marta: cara o site dela é o unico que funciona e tive acesso ao plano de governo, detalhe se voce substituir o nome dela no logo por "American Drinks" dá na mesma, fizeram um neon que parece de boate barata.
Vamos ao plano da Marta:

- Retomar o programa Operação Trabalho. Para
atendimento dos “desempregados de longa duração”
(oito meses ou mais sem emprego).
Comentario: Ou seja a gente trabalha aproximadamente 4 meses do ano para pagar impostos e agora vamos trabalhar mais ainda para sustentar quem perdeu o emprego? Isso não é inclusão social como os petistas gostam de se dizer, isso é contribuir para a vagabundagem desse país.
Retomar o programa Central de Crédito Popular

– São Paulo Confia. Para ampliar o acesso a linhas
de financiamento de atividades produtivas, para
pequenos empreendedores com dificuldades formais
para tomar empréstimos.
Comentário: como um governo municipal vai conseguir controlar emprestimos a "empreendedores" melhor do que os bancos? Se tem alguma coisa que funciona nesse país são os bancos (vide lucros do Bradesco e Itau), me parece muito ilusório a prefeitura fazer um trabalho melhor do que o setor privado, já existe o BNDES Marta.

- Implantar centros de convivência do idoso. Espaços com equipamentos de informática, voltados
tanto para o lazer quanto para a formulação de
políticas específicas para o idoso
Comentario: alguem me ajuda não entendi? Espaço para idoso com equipamento de informática? Fatos: se a pessoa é idosa e precisa ir num espaço desses é porque não tem grana e a familia também não, mesmos os idosos com grana não estão afim de computador, Orkut, MSN, porra, os caras querem viajar, conversar, passar bons momentos, quem com 80 anos vai querer aprender a mexer em computador?

- Implantar o programa Renda Básica de Cidadania,
condicionado a aportes do governo federal.
Comentario: como nao diz nada vou tirar minha conclusão, mais uma falsa promessa de inclusao social petista.

Bom quem quiser continuar o link é:
http://www.marta13.can.br/downloads/programa_governo/programa_de_governo.pdf

Minha opiniao, pelo que ele fez gosto do Kassab pelo que ele fez até agora, votaria nele.

Anônimo disse...

Post velho, comentário novo. Estou escolhendo o meu candidato a vereador com critérios bem básicos. Até agora ninguém nem no PMDB nem no DEM cumpriu.

Os critérios são:

0. Ficha limpa.

1. Tem que ser da coligação do prefeito. Quero um prefeito com base para governar.

2. Se mencionar as palavras "distribuição" e "grátis", está fora. Nada de assistencialismo, nem para rico nem para pobre.

3. Se tiver como ídolo figuras como Silvio Santos, Pelé, meu pai ou deus, também está fora.

4. Se só reclamar sem proposta, está fora. Já basta eu.

5. Se vier com propostas asnentas do tipo monotrilho, está fora.

6. Grau superior completo é o mínimo. Político tem que ter preparo.

7. Se não preencheu o Vereador Digital, está fora. Não dá atenção para eleitor.

8. Se tiver relação com alguma igreja, também não vai ter meu voto.

9. Se eu ver sujeira dele pela cidade, também não voto - o cara não respeita a cidade.

10. Nomes que querem atenção também não valem - Lola Lola Lola, e Pai Guimarães D'Ogum não!

11. Preferia um candidato de São Paulo, mas não sendo do nordeste está bom. Um pouco é preconceito. Um pouco é achar que a política já tem nordestino demais.