terça-feira, 9 de setembro de 2008

Democracia

Preciso da ajuda de alguém mais erudito, pra achar as origens da democracia. Acredito fielmente que a democracia é o "menos pior" entre os regimes, mas a forma como é praticada hoje não funciona, não sei explicar direito, mas vejo na prática isso...

Democracia não é todo mundo ter direito a opinar sobre tudo ! - Isso já é ZONA !!!

Por exemplo, estou desistindo de ler jornal, pois qualquer imbecil se torna jornalista e pode dar sua "opinião". Na maior parte das vezes fala besteira. Por exemplo, jornalista econômico não deveria estudar economia além de jornalismo?

E o de esportes que tem uma barriga enorme e nunca foi atleta? Pode destruir um atleta que errou nos Jogos Olímpicos? Com que base? O jornalista sabe o que é treinar por 4 anos abrindo mão de uma porrada de coisa pra estar lá?

Outro exemplo. Uma pessoa cai na rua, e tem um ataque qualquer. O povo fecha a roda em volta, e cada um que passa dá uma "opinião" do que fazer.

- "Molha o rosto"
- "É pressão baixa, dá sal"
- "O cunhado do meu primo teve isso, é um AVC"

Detalhe é que ninguém se responsabiliza, mas a maioria dá um pitaco. Alguém é médico? Alguém diz algo mais inteligente como: "Sei o telefone do resgate, vou ligar do meu celular..."??? - não né, pois isso gasta crédito do celular...

Uma vez li em algum lugar que em reuniões muito fodas, tem o pessoal sentado na mesa e os da fila de trás, encostados na parede. Bem, esses de trás nunca devem falar, são "backups" dos da mesa, que tem o poder de decisão. O de trás é mais técnico, pode esclarecer como um relatório foi feito ou algo assim, mas nem deve dar opinião, pois não entende tudo que está envolvido.

O ponto é que se não fizer algo assim, vira uma ASSEMBLÉIA, onde todos falam, nada é decidido, e demora pra cacete. Em geral, em ambientes assim, as minorias organizadas e focadas em fazer politicagem dominam. E aí o interesse da maioria fica em segundo plano...

Quem já foi em reunião de condomínio sabe do que estou falando...

E só faça comentário quem entendeu, do contrário vira ZONA....

5 comentários:

Anônimo disse...

Vamos resgatar as raízes da democracia.

Era uma vez, na Grecia Antiga, uma cidade chamada Atenas, uma cidade mercantilista, de grande população.

Nesta grande cidade, as questões eram discutidas e decididas pelos cidadãos - os Eupátridas, que tinham direito a voto.

Estes eram os descendentes dos jônios (que fundaram a cidade), homens, maiores de 30 anos, que nasceram em Atenas.

Os covardes e os de má reputação por algum crime não tinham direito a voto e poderiam, ainda, ser espancados por qualquer um.

Vale a pena pensar nos benefícios e nos problemas destes critérios.

caio disse...

nossa, que orgulho de pertencer a este fórum..os participantes são tão cultos...uma palavra que começa com demo não pode ser coisa boa...

Anônimo disse...

wikipedia rocks.

Masamune disse...

Caio

Você tá no bar com a gatinha, vira pra ela e diz:

- E aí? Vamos lá pra casa ver minha coleção de LPs???

Ela responde:

- DEMOrô...

Aí vc gosta do DEMO no começo???

Homem Oco disse...

LPs??!! Como assim?
Lembro o reporter inexperiente do CQC perguntando pro padre Marcelo Rossi como era possível um padre ter um cd demo....foi engraçadão..