segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Será que está na hora de comprar ouro?



O gráfico abaixo mostra a variação do preço do ouro nos últimos 5 anos.


Indo mais pra trás, esses foram os preços em dólares americanos...
1965 - 35
1975 - 160
1985 - 317
1995 - 383
2005 - 444
2008 - 871
Hoje - 1.411

Historicamente, alta no preço do ouro significa PÂNICO. Quando a crise de confiança fica séria, as pessoas compram ouro. Em todas as grandes guerras o ouro subiu de preço, pois é fácil de carregar, durável, resistente e é aceito em qualquer lugar como reserva de valor.

Eu sou formado em administração, economia era uma das minhas matérias preferidas. Antes havia feito curso técnico, tendo tido contato com conhecimentos básicos de engenharia. Ou seja, pensamento matemático e lógico é a minha praia.

Então por que eu não consigo mais entender as análises econômicas? Leio jornal, vejo TV e cada vez mais economia se parece com astrologia. As previsões tem a mesma taxa de acerto que aqueles videntes que todo início de ano dão plantão no fantástico.

O mundo está em crise há um bom tempo, agora envolvendo mais países, mas desde muito as instabilidades vêm aumentando. Crise russa, mexicana, tigres asiáticos, argentina foram alguns exemplos e agora seguimos balançando ao sabor dos EUA e Europa. Li agora pela manhã que a próxima bomba pode ser a Itália. Na semana passada diziam que seria a Espanha.

Tem uns imbecis ou desinformados que propõe um novo modelo, com mais peso dos emergentes. Segundo essa corrente, esses países dariam sustentação à economia mundial (é nóis na fita...). A falácia aí vem do fato de que os EUA e Europa juntos representam 50% de todo o PIB mundial. Somam ao redor de 30 trilhões de dólares, enquanto os BRIC somados somam 9 bilhões ( a China vale 5 e pouco...). Como é que 9 vale por 30 eu queria saber...

Ou seja, se EUA e Europa não se reerguerem, vamos amargar durante um bom tempo ainda de perrengue mundial. Um sinal disso talvez seja a escolha das próximas sedes de Copa do Mundo. Rússia e Catar? Só pelo dinheiro mesmo dá pra explicar...

Fora que o mundo financeiro há muito se descolou da economia real. As grandes sacudidas vêm de instrumentos financeiros sofisticados e obscuros. Variações nos preços de ações, bonds, derivativos, hipotecas, opções causam um terremoto financeiro incrível sem que tenha havido qualquer mudança na produção de metais, grãos, serviços, comida, ou outros aspectos da economia real.

Onde deixar então seus ovos? Em que cesta apostar? Qual será a reserva de valor nos próximos 50 anos? Com a derrocada do dólar, as verdinhas já não são mais um porto seguro, e quem pode afirmar que o Euro, Real, Yuan não vão para o mesmo buraco em breve?

Será que a solução é enterrar???


Nenhum comentário: