quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conta de cabeça

Lá vou eu com outra teoria...

Estou ensinando minhas filhas a fazer conta de cabeça. Basicamente porque acho que a maioria das pessoas considera inteligente quem é bom nisso...me explico...

Conseguir fazer contas de cabeça - sem uso de calculadora, computador ou papel ( alguém ainda usa isso?) - é uma capacidade que poucos ainda tem. Nessa era digital então, deve ser até considerado antiquado...

Acontece que fazer contas de cabeça é uma habilidade que pode ser aprendida, e não é tão complicado quanto pode parecer. O conhecimento básico de matemática que toda criança recebe até o colegial somado a treino permite que qualquer um possa fazer uma série de operações mais elementares. É mais ou menos como chutar de esquerda se você é destro. Você não vai chutar tão bem, nem ter tanto controle, mas em diversas situações de jogo é um tremendo diferencial.

Na minha experiência, especialmente profissional, e mais ainda na área comercial, fazer conta de cabeça é um diferencial. Já presenciei várias situações onde fazer cálculos rápidos sem calculadora agiliza negociações, impressiona clientes, colegas e superiores.

As pessoas acham sinal de inteligência ser capaz de fazer conta de cabeça. Sem dúvida é necessário um certo nível de massa cinzenta, mas me parece desproporcional a importância que se dá a essa habilidade. Tem mais a ver com treino que talento, portanto pode ser desenvolvido.

Especialmente enquanto são bem novas e curiosas, crianças são como esponjas, basta ir oferecendo o conhecimento que elas absorvem e ficam contentes. Pode ser matemática ou letra do Justin Bieber. Eu fico com a primeira opção, mesmo que elas prefiram a segunda...

Em outro extremo está o Xadrez. Saber jogar xadrez também é considerado sinal de inteligência. Só que leva bem mais tempo aprender a jogar bem, depende de talento, bastante treino e estudo.

Fora que existem bem menos chances de mostrar ao mundo que você é bom de xadrez e o uso prático dessa habilidade fora do jogo em si é quase nulo. A não ser que você seja um estrategista de guerra no estilo Napoleão Bonaparte, antecipar em 18 jogadas o movimento do seu adversário não oferece vantagens no dia a dia da maior parte das pessoas.

Tenho um amigo que diz "Jogar xadrez desenvolve a inteligência...a inteligência pra jogar xadrez!!". Concordo com isso, é algo demasiado específico, como são diversas outras habilidades. que alguém pode aprender.

Não dizem que não basta ser compentente, tem que parecer competente? É a mesma idéia. Lembra de um tempo que homens públicos não somente tinham que ser honestos, mas parecerem honestos?? Hoje não temos nem um nem outro...


Nenhum comentário: