quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pra tentar manter a promessa de escrever mais por aqui..

Tava sentado meio de bobeira sei saber sobre o que escrever. Aí reli o post anterior do Enxaqueca. Resolvi então escrever sobre ele.

Em primeiro lugar eu fiquei muito feliz pela iniciativa do Enxaqueca. Independentemente de convergências nas opiniões, eu acho muito, repito, muito importante uma pessoa se colocar. Eu acredito que aqueles que não se colocam tem na verdade um medo profundo de desagradar. No fundo é vaidade. Para crescer, temos que dar a cara pra bater, nos colocar. Portanto achei louvável.

Vou apenas tocar em um dos pontos que ele levantou, que é o assunto que atualmente mais mexe comigo: o da espiritualidade.

Achei muito legal quando ele diz ser "zero espiritual". Achei genuíno e íntegro. A espiritualidade não é pra todo mundo. Não quero dizer com isso,absolutamente, que " a espiritualidade é só para os mais especiais e bla bla", seria uma grande imaturidade da minha parte. Não é pra todos assim como o esporte não é pra todos. A gastronomia não é pra todos. A música. Há os que se identificam e os que não. Simples assim. O que interessa é a pessoa estar em paz. Se ir num boteco tomar umas traz mais paz do que ficar orando, eu sou o primeiro a defender todos os botecos do mundo.

Eu não sei porque religiosidade virou um assunto tão delicado. As pessoas matam pela sua fé. Discriminam os que têm fé diferente. No fundo no fundo,eu acho que rola uma insegurança da própria fé. O fato do outro não acreditar no que eu acredito traz uma pontinha de "hum, e se não for verdade?", e isso descontrola. Sei lá, é só uma análise.O mundo já é sisudo demais. Se até um aspecto que, teoricamente, existe para nos trazer paz e conforto, vira uma obrigação intelectual ou social, há algo errado.

Uma das ferramentas mais poderosas de combate à depressão e à falta de sentido pra vida é o esporte. Isto é comprovado pela ciência. Mas eu nunca vi ninguém discriminar alguém por fazer ou não esporte. Nunca vi um praticante de basquete matar um nadador só porque ele pratica um esporte diferente.

Eu estou buscando a espiritualidade por absoluta necessidade. Eu preciso desesperadamente encontrar um sentido para os absurdos desta vida. Um porquê de estar vivendo. E isso não me faz melhor do que ninguém. Talvez até seja o inverso. Uma vez um amigo, ferrenho estudante espiritual, disse durante uma sessão de estudo "os que estão aqui são os que mais precisam". Eu concordo.

Enfim, já que abrirarm a sessão "saindo do armário", dei minha contribuição..hehe

Shanti

4 comentários:

Masamune disse...

Esses meus amigos nunca me decepcionam...um post melhor que o outro.

Masamune disse...

Sempre houveram guerras sobre religião, desde as Cruzadas até o colnflito em Israel.

Também vejo uma diferença entre religião e espiritualidade. Eu não me volto à nenhuma religião específica mas tenho um lado espiritual, muito ligado à natureza.

Li num livro uma vez que os médicos cuidam do corpo enquanto os monges cuidam da alma. E sim, nossa alma precisa de cuidados.

Rivotril disse...

Oco, tem aquele lance (acho que foi vc mesmo que disse), que "a busca já é parte da salução", e vc já está bem adiantado na minha opinião, de todo mundo é o cara que mais mudou (pra melhor) desde que eu o conheci. Tb vejo a necessidade de desenvolver o meu lado espiritual, nunca tive nada disso, tb nunca fui muito na igreja. Hoje acredito muito que pra segurar a onda é muito importante ter algo em que se possa acreditar.

Homem Oco disse...

pô, valeu pelo incentivo, meu brother! eu sempre lembro de vc comentando da avó da aiko (acho que era a avó da aiko)..é assim que eu quero ficar..

e vamo que vamo, que como diz o gabriel, o pensador "se parar de pedalar, a gente cai!"

grande abraço