segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você é um Avestruz??

O erro do Avestruz...



A imagem é conhecida, e a metáfora também. Sugere uma situação em que alguém se recusa a ver um problema ou situação desagradável.


O cérebro é algo curioso.

O avestruz não é lá muito inteligente. Somente os animais vertebrados têm cérebro, sendo o mais simples de todos o dos peixes. Acima dos peixes estão os répteis seguidos das aves. Depois temos os mamíferos e finalmente os primatas. No topo de tudo estão os cérebros dos seres humanos.

Parece incrível portanto ver uma pessoa agindo como avestruz. Talvez a explicação esteja na origem do nosso cérebro, pois ele é resultado da evolução, preservando estruturas que são similares às de todos os cérebros anteriores.


O cérebro humano tem em sua parte exterior (neocortex) as funções mais sofisticadas, como a fala, pensamento abstrato, memória. Nas camadas inferiores, dentro do cérebro, ficam as funções mais básicas. No miolo de tudo está o bulbo, que controla os batimentos cardíacos e a respiração por exemplo - que é uma parte que qualquer animal tem.

Portanto, dentro do cérebro humano restam vestígios do cérebro de uma ave, o que explicaria essa regressão momentânea. O bulbo humano por exemplo é muito similar ao dos répteis. Inclusive, algumas drogas podem “desligar” as funções superiores do cérebro, fazendo com que o indivíduo se sinta um lagarto...


Já passei alguns dias na praia me sentindo como um dragão de Komodo...


Os confrontos

Bem, voltando ao avestruz, por que agimos como ele? Quando bebês tudo vai bem, mas depois de certa idade ( acho que por volta dos 3 anos...) descobrimos que nem tudo acontece como gostaríamos.

No começo brigamos e esperneamos, mas em geral rapidamente aprendemos a evitar confrontos com quem é muito maior ou poderoso.

Esse aprendizado em geral é cortesia dos pais e irmãos mais velhos, que nos mostram -muitas vezes fisicamente - quem realmente manda.


De qualquer jeito, se não aprende em casa, mais tarde um coleguinha da escola se encarrega disso...


Imagina esse aí ameaçando te pegar na saída...


Uma encruzilhada

Só que chega uma hora que o confronto é inevitável. Tem momentos que não podemos mais esconder de nós mesmos que algo vai mal. Em alguns casos acontece um fato radical que nos joga nesse confronto. Pode ser um acidente, uma demissão, um pé-na-bunda.

Em outros casos vem de forma inconsciente, como um desconforto tão forte que nos obriga a agir. O problema é quando esse desconforto vai crescendo devagar, e nossa extraordinária capacidade de adaptação faz com que o ignoremos por muito tempo. Nesse caso são as tais funções superiores - raciocínio e memória - que vão nos ajudar. Nessa hora não adianta contar com o bulbo do avestruz...

E você? Está se portando como avestruz ultimamente??


3 comentários:

Enxaqueca disse...

Tenho uma pergunta pra vocês: tem hora para ser um avestruz?

Eu acho que to numa fase avestruz, e acho que em parte é porque fui pegando mais coisa do que dava conta...

Entao, pra alguns assuntos, botei a cabeça na terra e depois lido com eles...

caio disse...

eu acho hiper saudavel dar uma de avestruz às vezes..

eu mesmo volta e meia penso "ah, nao tenho capacidade/vontade pra resolver isso agora"...

e muitas vezes a vida resolve pra mim..

Masamune disse...

Tive mó trabalho com as imagens, e não passei a mensagem que queria...

Quis me referir a problemas de verdade, sérios, que afetam sua vida. Não coisas de trabalho que podem e DEVEM esperar.

Estava falando mais de decisões que podem alterar o rumo da sua vida, e por isso mesmo temos medo de enfrentar.