domingo, 11 de janeiro de 2009

Democracia do Oriente Médio


Eu já postei aqui que não costumo ler jornal, ouvir rádio ou ver TV. Já fiz muito isso, e sinceramente não vejo benefícios diretos para a minha vida, portanto meio que abandonei.

Em geral acho deprimente o trabalho jornalístico no Brasil. Dos outros países não conheço, não posso opinar, se bem que li o livro do cara do NY Times que o Lula queria expulsar, e tem coisas interessantes ali.

Quebrando um pouco esse costume, tenho acompanhado o conflito recente envolvendo Israel. Olha só, eu não sou a favor da guerra, mas acho que há momentos em que o conflito é inevitável.

Não tenho conhecimento suficiente para avaliar quem está certo, quem começou, mas sei que o Hamas, que hoje controla a faixa de Gaza foi criado com o objetivo de destruir Israel e matar todos os judeus. Isso está na carta de fundação deles, entre outras metas.

Tirei da página do G1 um trecho que explica o início do conflito atual:

"O cessar-fogo negociado pelo Egito, em vigor desde junho, foi desrespeitado diversas vezes pelos dois lados. Ele terminou em 19 de dezembro, rompido unilateralmente pelo Hamas."



Um detalhe. A população da Faixa de Gaza elegeu o Hamas sabendo que estava comprando briga com Israel. O Hamas joga foguetes sobre Israel constantemente. São foguetes pequenos e pouco eficientes, matam pouco, é verdade. Alguns protestos ao redor do mundo defendem que a reação de Israel é exagerada.

Sabem quem é o Minotauro, lutador de Vale-Tudo? Você provocaria um cara desses? Pois é exatamente o que a população palestina fez ao eleger o Hamas. E os palestinos erraram o chute...



- Aí cara, foi mal, tentei meter o pé na sua cara mas errei. Você nem precisa revidar né?

O que vocês acham que vai acontecer com o branquelo depois que o pé esquerdo passar o rodo?





Os judeus e Israel são um dos povos mais atacados por terrorismo, o Hamas é terrorista assumido. Eu conheço muitos judeus, se for avaliar, são um povo com muita coisa positiva, trabalham bastante, educam suas crianças, cuidam de seus velhos. Ah, mas eles gostam de dinheiro? E quem não gosta?

Nunca canso de me impressionar como a verdade pode ser distorcida, e como existem pessoas defendendo coisas que não compreendem, e não buscam conhecer mais a respeito.

Eu não tenho lado no conflito. Por mim, eles que se entendam. Mas se tivesse que escolher, ficaria com a democracia israelense, não o terrorismo do Hamas.

Ah, só pra lembrar, a posição do governo brasileiro é dúbia, e Lula vai se encontrar com o presidente do Irã em breve. Vale destacar que ele nunca fez uma visita a Israel em todas suas viagens ao exterior.

Um comentário:

Homem Oco disse...

é, assunto espinhoso mas acho que vc mandou bem.
A situação lá em bem complicada: desde a época do Rei David (900 A.C.) o bixo pega forte. Só a cidade de Jerusalem já foi tomada mais de 50 vezes por diversos povos.
Esses dias uma amiga minha mandou, via e-mail, um abaixo-assinado pedindo o fim da guerra..ah, pelamordedeus..a galera não tem a menor noção do que acontece e acha que um abaixo assinado vai ser mais eficiente do que 2.900 anos de diplomacia...