quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Guarda Chuvas


Hoje saí para almoçar sem guarda-chuva. Aliás, eu não tenho guarda-chuva, acho que nunca tive. Costumava carregar um no carro uma época, que ganhei da JW, mas usar mesmo, só com as minhas pequenas...

Em uma calçada estreita, um mundo de guarda-chuvas se torna um terreno perigoso...


- Eu sou baixinha, desvio fácil...

Bem, o ponto é que tenho 1,80m e a maioria da população é um pouco mais baixa. Portanto andar na calçada envolve o risco constante de levar uma daquelas pontas no olho. E hoje não foi diferente, um cabeçudo baixou o guarda-chuva pra pegar algo na pasta e na volta me atacou com aquela arma maléfica. Escapei a tempo, mas me fez pensar...

As pessoas andam nas ruas como se somente elas existissem, em outro momento, vinham 3 amigas conversando, cada uma com seu guarda-chuva, tomando toda a calçada. E eu que me virasse pra passar. Se ainda usassem esse outro modelo aqui...



- Hum, será que tem modelo "Double" ?




Eu acho que isso é um sintoma do descaso que temos em relação ao outro. A falta de respeito está em todos os lados. É uma falta de educação generalizada, quase ninguém pede licença, agradece ou pede desculpas.

Estive no Chile há 2 anos, e vi algo que me impressionou. Fiquei poucos dias, é verdade, mas senti nas pessoas um orgulho no que faziam, desde o motorista de táxi ao garçom. Não se sentiam diminuídos por estarem ali, me servindo, aparentavam orgulho no que estavam fazendo, e o resultado é que acabavam ganhando o respeito das pessoas.

Então o respeito começa por si mesmo, não daquele idiota que exige que tenham respeito com ele baseado no "sabe com quem está falando?" mas sim se respeitar, suas limitações e necessidades. E ao mesmo tempo ter um profundo respeito pelo outro, suas particularidades e diferenças.

Outra coisa importante é que tem-se que tomar cuidado com os falsos indivíduos que na verdade são minorias bem organizadas. De acordo com eles, você tem que ser tolerante, certo?
Há um tempo atrás uma amiga me perguntou se eu ia levar as minhas filhas para ver a Parada Gay. Eu respondi um sonoro "É claro que não !!" - foi o suficiente pra ser taxado de preconceituoso...




- Pai, que princesa é essa?

- Ah, filha, melhor a gente ir no McDonalds como você tinha pedido...


Eu não consigo enxergar porque eu deveria dedicar um dia de sol com minhas filhas a esse espetáculo. Mas basta eu não querer ir e levar minhas filhas pra ser taxado de preconceituoso. Por essa teoria maluca, eu deveria demonstrar meu respeito indo ao evento.

Usei os gays somente como exemplo, tem muitos outros, o ponto é que o direito de manifestação de qualquer um deve respeitar o próximo. Vale o mesmo para aquelas manifestações estúpidas que param a cidade feitas por perueiros, taxistas, caminhoneiros, enfermeiros, dentistas, camelôs, advogados....a lista não acabaria nunca...

Então pense sempre no impacto que você tem sobre os outros, respeite primeiro. E aí, quando sentir que não estão te respeitando não deixe barato, revide, mas na elegância...

- Porra, esse espinafre que eu comi devia ter Taurina...

Nenhum comentário: