segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Você anda lendo?



Parei para pensar nisso depois que o nosso ilustríssimo líder, em entrevista recente para a revista Piauí, afirmou que nunca lê jornais e revistas. Disse que lhe dá azia.

Por um momento pensei que eu e o molusco tínhamos algo em comum além do gosto por Scotch, mas pesquisando um pouco mais, descobri que eu gosto de ler e ele gosta somente de conversar.


- Então Fidel, se você mi garanti que us companhero di Cuba pódi iscova os denti todo dia, eu acredito. Essa história de faltá as coisa na Ilha deve di sê papo dazelite.

A tradição oral é anterior à escrita, pois a linguagem falada surgiu antes. Muitos povos nunca chegaram a desenvolver a linguagem escrita, e outros nunca a incorporaram realmente ao seu dia-a-dia. A escrita e leitura é portanto, sinal de progresso, evolução. Alguns povos, como os habitantes do Brasil no descobrimento, confiavam totalmente na tradição oral.


- Então meninas, não precisam se preocupar. Aquele livro que o padre mostrou, a tal da bíblia, é só pra fazer lastro no navio.

Incrível é ver que nos dias de hoje, muitos ainda confiam enormemente na tradição oral. O que conta é o que o colega, a TV, ou o "especialista" disseram. Escuta-se algo, e repete-se por aí, sem checar se é verdade ou não.

MSN e e-mail se encaixam mais na linguagem oral, pois em geral são usados como uma "conversa". Em uma conversa, não temos tempo de refletir sobre o que escutamos. Além disso, também estamos falando, e raramente tem-se condição de elaborar o que se escutou, ou mesmo ponderar o que se vai dizer.

Ao ler, mergulha-se obrigatoriamente em reflexões. Tem-se tempo de parar e pensar no que está escrito, reler, pensar sob um novo ângulo em um assunto. E isso é chave para a compreensão e incorporação de novos conhecimentos.

Então, conversar é interessante para provocar discussões, descobrir novos caminhos, ouvir opiniões diferentes. Mas para tomar decisões é preciso se aprofundar, e isso exige leitura.

É também incrível ver que a maior parte dos grandes temas ou problemas do mundo já foram escritos. O ser humano é extremamente repetitivo, os dilemas existenciais são os mesmos há 2.000 anos ou mais.

Então quase tudo está escrito, resta o trabalho de selecionar o que se vai ler, pois você não vai ter tempo de ler tudo. Quase todas as respostas estão lá na prateleira, mas em qual dos livros?



- Desculpa, eu levei a última cópia do Kama Sutra, você quer ir lá no meu ap. pra consultar?

A gente podia começar com cada um aqui mencionando uns 3 livros bacanas que já leu e porque. Não precisa ser os melhores, mas é obrigatório que tenham sido bons.



- Esse não vale...



E por falar nisso, o que você está lendo no momento?

5 comentários:

Homem Oco disse...

hehe, tá ficando bom..vai lá, minha contribuição:

- Trainspotting - incrível, o único senão é que acho não haver traduzido..mas vale a pena aprender ingles pra ler...

- O Que Devo Fazer da Minha Vida - tem nome de livro de auto ajuda mas mudou a minha vida (talvez seja auto ajuda mesmo...)

- A Insustentável Leveza do Ser - outro livro que é impossível ser o mesmo após a leitura

Também recomendo muito Calvin e Haroldo...

Anônimo disse...

Gosto mais de literatura do que de outros gêneros, especialmente histórica e fantástica.

Bào, vamos lá:


Portões de fogo: Livro sobre o que é ser homem de verdade. Faça os devidos paralelos. 300 para adultos.

O físico: faz parar e pensar sobre o que você faz para conseguir as coisas que realmente quer.

A História sem fim: nem vou dizer que tem um grande significado por trás. Até acho que tem, mas achei muito foda.



Sobre o que estou lendo: Estou começando "O morro dos ventos uivantes".

Masamune disse...

Já fui lá e comprei 3 da lista, depois conto o que achei...os meus:

- O Navio de Ouro - é a história de um resgate de um navio naufragado, o interessante é ver como o cara que lidera tudo consegue fazer o que niguém havia conseguido antes pela sua forma "diferente de ver as coisas"

- O Poder do Agora - Auto-ajuda, mas achei do cacete, leio até hoje de vez em quando

- Musashi - história de um Samurai, legal ver a transformação pela qual ele passa no livro

Esse último to lendo de novo ( 3a vez). Além desse acabei de ler aquele "Deu no NY Times" - tem coisas interessantes, até bom pra ter sido escrito por jornalista.

Homem Oco disse...

vc já havia comentado do Poder do Agora...tá no meu pipeline...

o Enxaqueca me emprestou Portões de Fogo..o livro parece ser do c...mas acabei parando na metade por causa do curso, que me forçava a ler tres peças por semana..

e deu vontade de ler Musashi...mas antes preciso acabar os 5 que estou lendo ao mesmo tempo...

Anônimo disse...

Bom la vai a minha contribuição

O apanhador no campo de centeio(salinger)

Admiravel mundo novo(Aldos Huxley)

O processo(kafka)