sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pirataria sempre existiu, sempre existirá


Muito legal o post anterior, meu comentário ficou muito grande, virou post.

Primeiro vamos esclarecer. Eu não acho que baixar música ou filmes da Internet seja pirataria. Eu pago pela conexão, pelo provedor, e aguento os anúncios... Eles que se virem pra se adaptar aos novos modelos de distribuição.

Se você for ver, a história é sempre a mesma, o mercado dá um jeito. É como a água, ela sempre acha um lugar pra escorrer. Os Piratas são invencíveis...


- Quem é que pode com esse cara ?

O que é absurdo é você querer obrigar alguém a comprar de uma determinada maneira, pagando mais caro por isso. A indústria de DVDs por exemplo é uma sacanagem. Quando lançam um filme novo, ele custa 50 reais. Um ano depois você compra por 14,90...

Sempre se falou que a Internet iria "horizontalizar" os negócios, os preços iriam baixar, o consumidor passaria a ter o poder. Só que os grandes não conseguem se adaptar, e a indústria segue choramingando que está sendo pirateada...

Aos poucos as coisas estão acontecendo pra valer, e as pressões vão rolando. Alguns artistas entram na justiça, outros aderem ao novo modelo, mas uma coisa é fato. Venda de CD como antes, nunca mais...

Tem um caso interessante da banda Babado Novo. Eles fizeram um show em 2002 quando ainda nem eram conhecidos. Nesse show alguém gravou um CD pirata, esse CD se espalhou pelos estados do Nordeste e divulgou as músicas. Quando chegou o Carnaval do ano seguinte a banda já era um sucesso.




- Meu rei, não se avexe não, faça um downloadizinho aí....


Bem, eu sou da época que a gente gravava fita-cassete direto da rádio. Tinha que deixar o 3-em-1 no pause e ficar esperando rolar a música que queria, pra poder gravar. Aí você emprestava a fita, os amigos faziam cópias, e as músicas ficavam conhecidas. Foi assim que no colégio um camarada trouxe uma fita com uma banda nova e desconhecida...




- Pirataria em alto estilo.

Depois dessa, esse meu amigo ficou com a fama de "descobridor de bandas novas". Tempos depois trouxe uma fita de uma banda chamada GBH. Nem preciso dizer que dessa vez foi um tiro n'agua.

Vida de pirata é assim mesmo, nem sempre o baú está cheio de dobrões de ouro...




Conversa em uma oficina na Sicília
- Ma che cazzo??? Una Ferrari bianca???
- Ma vaa !!! Andiamo al vender come ambulanza...

5 comentários:

Homem Oco disse...

kkkk..muito bom!

comentários inteligentes:

bruno e marrone são chegaram onde estão por causa da pirataria
claudinha leite é mó gostosa!
guns 'n ' roses rules!!!
GBH..como tu é velho hein..
ferrari branca é muito brega!!

comentários pedantes:

eu acho tudo isso muito saudável! e tenho sérias dúvidas qto ao papo de pirataria alimentar narcotráfico...cd a R$ 40 sendo 80%lucro de gravadora e imposto pro lalau construir predio superfaturado, a mim, me parece muito mais perigoso...

Rivotril disse...

quando falamos de CD, DVD, jogos de video game eu acho que existe uma discussão sobre modelo de distribuição, etc. Não compro mais CD nem DVD pirata, mas baixo tudo da internet. Agora pirataria de brinquedo, bebida, óculos, aí é foda, essas paradas podem fazer mal

Anônimo disse...

Eu acho que tenho uma relação até legal com pirataria.

Tb não compro dvd pirata. Nunca. Não compensa. Baixo os filmes que quero ver da internet, igual os piratas. Quando são filmes muito foda, eu compro o DVD. Tá lá a caixinha do Poderoso Chefão que não me deixa mentir.

Acho que o que diminuiu muito para mim foi o consumo de CDs porque não tenho mais aquela vontade de ir na loja e gastar R$100 e CD.

Agora só compro quando acho o CD bacana, a música boa, quero ter o livrinho e o CD original. Tipo, Ben Harper e Dave Matthews eu sempre compro, por exemplo.

Assim, parece que voltei a comprar o que eu gosto, não o que me dá uma vontade irresistível de ter.

Masamune disse...

Acho que vale a pena fazer uma diferenciação aqui. Eu quando falo de pirataria, estou basicamente falando de "métodos alternativos de distribuição".

Quando se trata de FALSIFICAÇÃO a história é outra. Não se trata do mesmo produto mais barato, e sim de uma enganação pura, baseada num logotipo.

Também não compro DVD ou CD pirata, mas baixo tudo na net, graças ao meu amigo enxaqueca que teve a paciência de me ensinar...

Rodrigo disse...

Muito bom o post.
Eu tb baixo o que quero na internet. Vou ao cinema sempre que possível, mas já pude mais. A 25 reais o ingresso, não tem quem possa.
Além do mais, eu PAGO tv a cabo. Os canais compram os filmes. Mesmo que eu não veja, estou pondo grana na indústria.
E é foda pagar 30 terezinhas num CD pra descobrir que ele tem 2 musicas que prestam.