sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vereadores

Hoje teve eleiçao, todo mundo falou de prefeito, mas para escolher um vereador foi difícil


No blog Homem Oco tinha um convite para um texto da ONG Transparência Brasil, falando do assunto. Pois bem, eu li tudo. É uma análise do trabalho dos vereadores e o título já diz tudo:

"Mais de 91% da atividade dos vereadores de São Paulo é irrelevante para a cidade."

O trabalho basicamente separa o que seriam projetos "irrelevantes" ( homenagens, nomes de rua, etc.) de projetos "relevantes", independente de ser um bom projeto ou não.

O problema de se avaliar um vereador assim, é que os projetos relevantes podem ser bem ruins. Eu por exemplo, prefiro que o Agnaldo Timóteo crie o Dia da Família Mineira ( classificado como irrelevante) que aprove o seu projeto de ter banheiros em Pontos de Táxi ( relevante) - ambos estão na lista.

Pode ser também que um único bom projeto já valha a legislatura, medir por quantidade não me parece o caso...O documento tem 12 páginas, passa 10 falando dessa tal relevância de projetos e metendo o pau em projetos como o Dia do Anão. Claro que isso é uma estupidez, mas falar muito disso só aumenta a estupidez, corresponde a ficar dizendo que novela é uma droga. Coisa que todo mundo já sabe.

São 55 vereadores, e você vota somente em 1. Portanto o trabalho está estruturado de uma forma que não ajuda a escolher, e sim dizer o óbvio, que o trabalho da câmara é ineficiente, caro, sem objetivos práticos, clientelista, etc, etc.

Bem, isso já sabemos. Ficar metendo o pau e detalhando os aspectos errados ajuda em algo? Vamos acabar com a câmara? Seria uma possibilidade, mas não acho que seja o objetivo dessa ONG.

O que preciso é escolher UM único vereador. Nesse sentido, rankings são melhores eu acho, como o da Veja SP. Mesmo assim, tentei através desse trabalho da Transparência Brasil, identificar quem seria o vereador mais alinhado com o que acho prioritário - Educação.

Escolhi uma única prioridade - Educação. A sua pode ser outra. Por quê nenhuma mais? Bem, vendo como a coisa toda é um desastre, se 1 vereador brigar pela educação já é lucro. E minha crença é que um povo com Educação resolve as coisas que tem que ser feitas.

Tentei por algum tempo, mas não consegui chegar a nenhum nome. Chego portanto ao segundo aspecto.

O custo econômico de escolher um vereador aparenta ser muito mais alto do que o impacto que essa escolha tem na sua vida. Ou seja, desisti no meio, pois já tinha investido muito tempo no assunto, comparado com o impacto que poderia ter o meu único voto na massa total de votos para vereador. Digo aparenta, pois não saberia calcular exatamente.

E acho que é isso que acontece com todos. Hoje portanto votei na legenda do partido do prefeito que escolhi. Quem sabe na próxima eleição consigo escolher um nome.

"Repetir uma afirmação incontáveis vezes é mais convincente que argumentação lógica. "

3 comentários:

Anônimo disse...

O foda é que isso acontece também com os deputados estaduais, federais e senadores.

E aí eu acho foda votar na legenda, especialmente porque os caras não chegam nem a seguir as orientações do partido na hora de votar.

Tem mesmo que escolher um nome, e acreditar, contra todas as evidências, que faz a diferença...

Homem Oco disse...

é, eu discordo um pouco do post..acho importante escolher um nome, por mais difícil e inutil que possa parecer...pelo simples motivo de que vc vai poder cobrar de alguém depois...diversos candidatos têm sites onde mantêm canal de comunicação direto com os eleitores..

Masamune disse...

Eu sei que sou mais esclarecido e esforçado que a média da população, é um fato.

EU não consegui escolher, mesmo me esforçando.

Por quê vou acreditar que a Massa vai escolher direito?

Será que não devo dedicar esse tempo a melhorar a escola da minha filha, a minha empresa, ou o condomínio que moro?

O ativo mais escasso que temos é o tempo....