quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sensacionalismo e o Jornalismo do Bem

A gente vive reclamando que a imprensa é uma bosta, que é parcial, que não diz por que time joga, que só mostra desgraças, que é sensacionalista, que só mostra coisas que a gente não tem nenhum padrão de ação ou interesse.

Fiquei pensando aqui se existe uma imprensa mais legal. Algumas idéias:

Será que dá jogo um veículo com a proposta de mostrar ou coisas positivas, ou pelo menos o lado positivo das coisas?

Por exemplo (vou inventar, porque já deu para perceber que não estou acostumado a este tipo de raciocínio): A partir do dia 30, é proibida a cobrança de ponto adicional de tv a cabo. Mostra de Cinema de SP tem filmes legais pra caralho.


Será que dá para ser sensacionalista com fatos positivos? (Não sei, pergunto)

Deixa eu exercitar a cuca e tentar um exemplo, mas um acompanhamento a la Eloa de um projeto de lei de ter sessões de cinema grátis pela manhã (sei que o exemplo é idiota, mas pra começar a discussão está bom).

Outra idéia - Só ter como pauta matérias onde você pode tornar sua vida melhor de algum jeito.

Tipo: porra, vou começar a ir no cinema no sábado de manhã, o benefício é legal. Ou até que enfim as tvs a cabo vão deixar eu ter ponto em duas tvs sem aumentar 30% o preço - vou ligar!



Que vocês acham?


* Confesso que acho essa estória do nosso blog só ter como leitores nós mesmos genial. Ele vira quase que uma mesa de bar virtual. Sem breja. Sem mulher. Sem cocrete. Bem mais chata, na verdade, mas tudo bem.

7 comentários:

Masamune disse...

E a "teoria" de que sensacionalismo vende mais? Bem, pode dar os picos de audiência, mas será que é o tipo que o anunciante quer se ver associado?

Não acho que precise ser só coisa positiva, tem coisa negativa que precisa ser falada, mas o ENFOQUE pode ser outro, mais produtivo, com intenção de melhora.

Eu sou crítico pra caralho, mas já aprendi que só detonar não leva a nada, tem que construir, sugerir, propor, participar...

Anônimo disse...

Concordo com você.

Não sei porque não tem isso, né? Só aparece na forma de um ou outro colunista que fazem isso, mas não tem VEÍCULOS com esta proposta.

Hmm, mais uma idéia que eu acredito que daria jogo.

caio disse...

ow, curti pra caraca a idéia! falando sério!! que tal se nós montássemos um website só com notícias do bem e o lado construtivo das notícias ruins? dá pros quatro continuarem nos seus respectivos trampos e tocarem isso..quem sabe em alguns anos estaríamos vendendo espaços publicitários??
adorei a observação final...eu tb curto!!

Homem Enxaqueca disse...

Eu tb nao vi nada do sequestro mas a observacao de que ela tinha 12 e namorava um cara de 19 ninguem teve a inteligencia de fazer. Faz muito tempo q nao vejo tv mas ouco mto radio a CBN tem um perfil interessante o Herodoto critica tudo pra caralho mas nunca vi a radio comecar algo e alem de propor fazer, tem o quadro Boa Noticia mas dura 30s, eu topo a ideia

Masamune disse...

Só uma coisa em relação ao Heródoto, preste atenção, pois ele não critica tudo... veja como o cara é condescendente com o PT. Repare aos poucos que irá confirmar.

Eu parei de escutar CBN por conta desse cara...

E realmente, essa mesa de bar é muito massa...

Anônimo disse...

Gosto da idéia. Vamos chamar de Copo Cheio e começar a fazer?

A princípio a gente elege dois ou três jornais, e usa as matérias deles para fazer as nossas. Usando só o nosso senso crítico mesmo.

Anônimo disse...

vamos lá, cada um ajuda na estruturação da idéia: é um site ou um blog? prefiro um site com quatro articulistas (nós)! gosto da idéia de escolhermos alguns veículos..podíamos começar com o estadão e a folha (apesar de serem muito parecidos)...ou a veja? ah sei lá, mandem suas idéias..