sexta-feira, 27 de março de 2009

Você é da minoria?

Farei algumas perguntas simples:

- Você tem direito a fila especial em algum lugar?
- Você tem direito a alguma isenção de impostos?
- Você paga tarifa social na sua conta de água e luz? ( acredite, isso existe)
- Você tem direito a cotas em universidades?
- Você tem direito a bolsa do PRO-Uni ?
- Você recebe bolsa-família, gás, etc?
- Você tem uma delegacia especializada nos seus direitos?
- Você tem direito a vagas demarcadas em supermercados e shopping centers?
- Você pode andar de ônibus ou metrô sem pagar?
- Você tem direito a pegar remédios na farmácia popular?
- Você é ex-governante, ex- deputado, ex-juiz ou ex-promotor?
- Você mora pra baixo da Bahia?

Se você respondeu não para as perguntas acima, você faz parte da minoria de indivíduos do sexo masculino, heterossexual com algum dinheiro.

Embora você faça parte do grupo responsável por boa parte da movimentação da economia, sua representatividade é praticamente nula atualmente. Você é um símbolo de como a democracia pode ser distorcida por grupelhos muito menores mas melhores organizados. Com isso eles conseguem absorver uma quantidade desproporcional de recursos da sociedade, e adivinhe quem paga a conta?

Estou fora do Brasil, mas acompanhando a movimentação do noticiário, dá até vontade de não voltar...

Um comentário:

Homem Qnxaqueca disse...

Essa semana aconteceu uma coisa estranha - me peguei pensando em como poderia me aproveitar de algum dos programas sociais do governo...

Será que com meu pro-labore de um salário mínimo fico elegível a Pacote da Habitação? Bolsa família? Financiamento de negócio próprio pelo bndes?

jesus, o que eu estou virando...