quarta-feira, 8 de abril de 2009

De volta ao Brasil

Após 2 semanas fora, retornei ao Brasil na segunda-feira.



Chego em Cumbica e tem uma fila enorme para os brasileiros passarem na imigração e uma outra GIGANTESCA para os gringos. A alegação para a demora era que "chegaram muitos voôs ao mesmo tempo" - realmente voôs internacionais são imprevisíveis, de uma hora pra outra chegam aviões a mais que não estavam previstos, é uma loucura...



Depois pego 2 horas de trânsito pra chegar em casa. Isso porque conheço a cidade e fui fazendo caminhos alternativos. Fico imaginando alguém em visita ao país. Que agradável a chegada. Que boa primeira impressão.



Curioso foi que esse ano voei de Iberia, companhia espanhola, e fiz escala em Madrid. Teve espera para embarcar na ida e na volta, confusão com pessoas que não encontravam seu assento no avião, gente mal-educada. Ano que vem volto pras companhias alemãs ou suiças...



Passei o fim de semana no apartamento de um amigo em Vevey na Suiça, cidade da sede mundial da Nestlê. Ele mora ali com a esposa americana/suiça. Da sua janela vê o Lago Leman que separa a Suiça da França. Em dias claros, meu amigo vê as casas de franceses do outro lado...



Ele leva 6 minutos caminhando de sua casa até sua mesa na Nestlê. De sua casa à estação de trem são 8 minutos. Tudo é seguro, limpo. A sua mulher trabalha na Vale do Rio Doce, vai de carro por uma estrada à beira do lago no carro conversível do casal, leva 40 minutos em uma viagem que eu e você torceríamos para levar mais tempo, pois o visual é alucinante.




No meio de inúmeras fotos na casa deles tem uma frase:

"El mundo es dividido en 2 grupos. Los Latinos y aquellos que nos envidian..."

Acho que vou fazer diversos quadros com essa frase. Quem sabe se os espalhar pela minha casa em algum momento eu acabo acreditando nisso.

12 comentários:

Diogo disse...

Você não perguntou por que? Eu sinceramente queria saber por que alguém nos invejaria...

Eu aposto que toda esta coisa de que o latino é o melhor povo do mundo é uma coisa que vem na nossa educação desde a época da colonização.

Os colonizadores vinham e diziam "porra, a gente explora vocês mas vocês tem uma coisa que nunca teremos. Vocês são o povo mais foda do mundo, digno de inveja".

E nós acreditamos. até hoje.

Homem Oco disse...

ué, vc acha que a gente acredita? vivem dizendo que temos complexo de vira lata...

bom, mas meu ponto não é esse...eu acho que achar um povo melhor ou pior é bobagem...assim como rotular "franceses são frescos"...existem 80 milhões de pessoas na frança..

Masamune disse...

Gostei dessa do colonizador. É que nem quando o chefe diz ao estagiário que o trabalho dele é único e especial...

Quanto às comparações, se você observar o conjunto do povo e sua cultura,seus costumes, o que é comumente chamado de nação, existem aspectos a serem considerados.

Não enxergar que existem nações mais avançadas que o Brasil em termos de civilidade e respeito ao próximo impede que nós mesmos possamos progredir nesse sentido.

Enxaqueca disse...

O Caio não acredita em estatística. É uma ciência que para ele é como a astrologia...

Sério, num ponto ele tem razão. Nós temos mesmo uma mistura bizarra de complexo de vira lata e de arrogância devido à nossa brasilidade, que se você escarafunchar só um pouquinho descobre que é o tal jeitinho brasileiro, que pessoalmente acho que é o pior traço que um povo pode ter...

caio disse...

não velho, lá vem vc com suas conclusões...eu acredito em estatística, se vc fizer uma amostra representativa e analisar hipóteses e tiver grupo de controle e etc etc, eu posso concordar com sua análise..de resto, é só ponto de vista, exatamente como os meus...
digo isso pois jáconheci muitos "povos", principalmente europeus...e voltei achando que as generalizações são bem burras....mas é só meu ponto de vista...

e eu acho astrologia do caralho...

bjo na sua bunda seu toscão

Masamune disse...

Vou tentar simplificar.

Hoje estava com minhas filhas no carro. Um motoqueiro me ultrapassou pela esquerda, rente ao canteiro central, e a pista estava toda esburacada. Ele diminui na minha frente, virou e começou a me xingar pois supostamente eu havia fechado ele.

Eu fingi de morto e torci pra ele ir embora. Fiquei pensando: O que eu respondo se minhas filhas me perguntarem porque ele estava bravo? O que eu faria se ele bloqueasse o carro me obrigando a descer?

Isso não acontece na Suiça. Nem na Alemanha ou Estados Unidos. Aqui no Brasil é corriqueiro.

To de saco cheio do "relativismo". Às vezes generalizar é sábio...

Homem Oco disse...

mas qual é seu ponto? nossa sociedade é um lixo por que os brasileiros são mal educados ? Esse cara aí da moto é vítima ou cúmplice do nosso sistema?

Masamune disse...

Acho que meu ponto está bem claro.

A vida em geral é bem mais segura em países europeus que na América Latina. Você mesmo teve a chance de viajar em trens e ficar em locais inimagináveis na nossa realidade. Você vê garotas fazendo um mochilão com relativa segurança, imagine isso aqui.

Boa parte do problema se deve sim, à falta de educação dos brasileiros. O desrespeito com o próximo é flagrante, corriqueiro.

O motoqueiro no caso teve o papel de algoz. O que ele fez já configura uma violência. Uma ameaça com a qual estamos tão acostumado que nem ligamos.

Existem europeus escrotos? Sim, existem.

Existem brasileiros bacanas? Sim, existem.

O ponto não é esse, e sim que eu posso andar tranquilo nas ruas na maior parte da Europa a qualquer hora do dia ou da noite, aqui sou ameaçado por um motoqueiro. E não tenho a quem recorrer. Se ele descesse e amassasse meu carro, eu ficaria com cara de pastel. E a minhas filhas teriam uma lição ao vivo do calor do povo brasileiro.

E por aí vai. Limpeza das ruas, trânsito, orgãos públicos, políticos...

Mas quer saber? Europeu é chato. Legal é ter esse monte de criança pedindo dinheiro no farol...

Homem Oco disse...

fica nervoso não filho...só quis entender seu ponto que, para mim, não estava claro não...

Anônimo disse...

hahhaha... esse povo não muda nunca!! engraçadíssima a discussão acerca do "ponto de vista"!!!
Toda generalização é perigosa sim! Não tem essa que "as vezes é legal generalzar"!
Não se julga um escritor por um único texto ou um cantor por uma música!
O que entendo relevante numa generalização, se assim o for feita, seria expor alguns íntens de particularidade... v.g., ao invés de rotular que todo motoqueiro é escroto... poderia se generalizar que todo motoqueiro filho da puta que faz cagada no trânsito e acha que vc é o maldito, todos esses sim seriam uma sociedade de merda!! desculpe o linguajar, mas talvez essa seria uma generalização não tão perigosa!!
O que também não deixa de ser um ponto de vista... o meu ponto de vista!!
Abraços
PS: Bem massa o Blog, bem mais a discussão dos comentários!!!

Rivotril disse...

peguei a discussão no final mas queria deixar tb meus comentários:
1) da Europa conheço só um pouco da Alemanha e é 1 milhão de vezes melhor do que o Brasil (assim como o Canadá)
2) Acredito que a gente só goste do Brasil por laços familiares, clima e uma boa dose de comodismo, porque esse país é uma merda nada funciona e é impossivel voce ter uma vida digna sendo treinador de cachorro, carteiro, motorista de onibus e até motoboy.
3) Generalizando ou nao, FODA-SE, vamos levar centenas de anos para atingir um nivel de educação e respeito mútuo como lá fora.

Enxaqueca disse...

Cara,

como diz o Neo, o que é o sistema?

Para mim, não existe "o sistema". O que existe é um monte de gente praticando comportamentos - neste caso, escrotos.

Não sei se o motoqueiro é um produto do sistema, pode ser ou não (na verdade não me importo). Do meu ponto de vista, ele é um escroto que faz as coisas continuarem como são.

E nada funciona nessa merda desse país (e sim, é uma merda - para alguns sou um acomodado, para outros um inconformado, mas continuo aqui) porque temos um povo escroto (produto do sistema ou não) que não se mexe.