segunda-feira, 16 de março de 2009

Uma visão otimista de um mundo cão

Tenho andado um pouco mais otimista com a vida. Reclamo, resmungo, mas no final acho que algumas coisas estão melhorando. Vou dar um exemplo.


Abri o UOL hoje e nele haviam as seguintes notícias:


. Cartão corporativo: Gastos de 2009 superam em 116% os do primeiro trimestre de 2008.
. Senado: Roseana teria usado cotas de passagens para viagens de parentes
. Gastos da presidência crescem 405%
. Senado promete demitir parentes terceirizados


Primeiro fiquei olhando aquilo meio puto, porque por onde se olha tem sujeira, estamos sendo enganados, tem gente picareta nos roubando, aquilo tudo que nós já estamos cansados de saber.


Depois comecei a pensar e cheguei à conclusão de que alguma coisa está mesmo mudando. Podem até dizer que estou me enganando, que estou sendo ludibriado, que não vai mudar nunca, que tem que se contentar com essa porcaria que está aí...


Mas acho que o fato de ter tudo isso de notícias falando de corrupção na verdade são um bom presságio. Quanto mais melhor, acho eu. Por que?


Porque ninguém vai me convencer que estas picaretagens não aconteciam antes, que são novidades que os políticos de agora inventaram (até porque acho que eles são tão incompetentes que são incapazes até de inventar jeitos novos de roubar). Tudo isso é velho.

O principal motivo pelo qual estas coisas estão aparecendo é porque a imprensa está olhando. E se a imprensa está olhando, é porque é isso que os leitores de jornal querem ler. E os leitores querem ler isso não por simples masoquismo, mas... bom, acho que ainda não chegamos no momento em que os leitores vão punir os picaretas com a exclusão dos mesmos da política, mas um dia chegaremos lá.

A mudança demora. Mas ela chega.

2 comentários:

caio disse...

é claro que esse assunto é muito extenso mas por um lado concordo contigo.
a própria agenda do país é completamente outra. Há 15 anos, tínhamos inflação de 300% ao ano, as oligarquias nordestinas deitavam e rolavam, falávamos de calote. Hj, discutimos superávit fiscal, biocombustível, maluf foi preso...tem muita e muita sujeira mas como vc disse, aos passos de um cágado estamos indo pra frente...

Masamune disse...

Com certeza estamos melhorando, só não sei se usaria a imprensa como exemplo.

Há uns 2 anos vi uma palestra de uma jornalista, basicamente sobre internet. Perguntei se eles levavam o interesse de leitor em consideração, se tinham pesquisas, etc. A resposta dela foi que não, que "eles sabem" o que o leitor quer.

E pela postura da maior parte dos jornalistas, acho que é por aí mesmo...