terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pobreza x Desigualdade

Estive pensando...

Recentemente li uma notícia de que o Brasil conseguiu reduzir a pobreza absoluta significativamente, mas falha em reduzir a desigualdade.

Já vinha pensando nisso. Será que a desigualdade social tem tanta importância assim? Calma, antes que queiram me espancar, parem pra pensar. A riqueza do Bill Gates é muito maior que a dos funcionários da Microsoft. Se você olhar somente dentro do universo Microsoft a desigualdade é enorme !! No entanto, a pobreza é inexistente e acho que a maioria vive bem.

Se as pessoas de menor renda no Brasil tivessem aceso aos bens básicos, comida, saúde, educação, segurança - que diferença faria se houvessem milionários no Brasil? Eu não compro a idéia de que um prejudica o outro. A Ambev é uma empresa brasileira que já fez vários milionários. E aposto que já gerou muito mais riqueza para milhares de pessoas para quem dão emprego direta ou indiretamente.

Quem estudou economia sabe que a poupança de um país é fundamental para o desenvolvimento, pois gera capacidade de investimento. Infra-estrutura por exemplo é uma área que demanda muita concentração de dinheiro pra acontecer.

Só pessoas mais ricas conseguem poupar significativamente e aumentar o nível de poupança do país. Então existem vários lados positivos em ter ricos e milionários.

Robin Hood foi um personagem fictício de mais de duzentos anos atrás. Tirar dos ricos pra dar aos pobres é o conversa besta de governantes que na verdade querem eles ficar com a grana. E isso fomenta uma luta de classes, discursinho preferencial da esquerda de ideais revolucionários. O que eles acabam conseguindo é algo como Cuba, onde a desigualdade não existe porque todo mundo é pobre...



Nenhum comentário: