quarta-feira, 28 de outubro de 2009

o Sucesso e o Fracasso

"O fracasso é duro, mas o sucesso é muito mais perigoso. Se você for bem-sucedido na coisa errada, a mistura de elogios, dinheiro e oportunidade pode prendê-lo a ela para sempre. É muito, muito mais difícil largar um bom negócio".

Essa frase é do livro O que fazer da minha vida de Po Bronson e na minha opinião sintetiza muito bem os caminhos que uma profissão ou atividade (que vc não gosta) podem te levar uma vez que você consegue uma boa grana e até certo respeito fazendo aquilo.

Quis escrever isso pra só pra ficar relendo, relendo e relendo até entrar na minha cabeça que não vale a pena continuar numa trilha que não tem nada a ver com você só pela grana e também pra criar coragem de seguir meu próprio caminho.

Também li o post do Oco sobre orgulho e vejo que esse + o ego podem te aprisionar em caminhos tortuosos e sair dessa corrida dos ratos a tempo é muito foda, como uma amiga disse "o mundo corporativo é muito instantâneo, num dia você está desempregado e vupt é contratado e vira Gerente sbrubles" e tudo lhe é "dado" (a palavra correta seria emprestado) de volta, certo status, grana, posição na sociedade e dá-lhe alimento pra dupla orgulho e ego.

Estou numa onda de otimismo e empolgação pra começar novos projetos, quero manter a energia alta, quero me lembrar sempre como é "o outro lado" e também começar a entoar um mantra sugestão de um amigo AGERE NON LOQUI (agir, não falar)

Um comentário:

Homem Oco disse...

putz galera, tenho muito orgulho (agora no bom sentido..rs) de participar deste fórum.

as discussões na maioria das vezes são de altissimo nivel!!

e falando especificamente do post em questão, eu acredito nisso tb! e o processo é lento e doloroso mesmo. eu devo estar há uns cinco anos desde que tomei consciência que queria largar essa roda e até hj me remoo Às vezes de medo. Aogra se pensarmos que aos 50 anos (na melhor das hipoteses) termina a estrada da carreira corporativa, talvez fique mais facil abraçar um outro caminho mais feliz e longevo.

Só um ultimo ponto: na capa da edição especial da Voce S.A. tem um executivo de 34 anos que diz assim "junto grana desde os 20 para abrir o meu proprio negocio daqui a pouco". A gente sabe que ele não vai abrir nunca...