quarta-feira, 28 de outubro de 2009

o Sucesso e o Fracasso

"O fracasso é duro, mas o sucesso é muito mais perigoso. Se você for bem-sucedido na coisa errada, a mistura de elogios, dinheiro e oportunidade pode prendê-lo a ela para sempre. É muito, muito mais difícil largar um bom negócio".

Essa frase é do livro O que fazer da minha vida de Po Bronson e na minha opinião sintetiza muito bem os caminhos que uma profissão ou atividade (que vc não gosta) podem te levar uma vez que você consegue uma boa grana e até certo respeito fazendo aquilo.

Quis escrever isso pra só pra ficar relendo, relendo e relendo até entrar na minha cabeça que não vale a pena continuar numa trilha que não tem nada a ver com você só pela grana e também pra criar coragem de seguir meu próprio caminho.

Também li o post do Oco sobre orgulho e vejo que esse + o ego podem te aprisionar em caminhos tortuosos e sair dessa corrida dos ratos a tempo é muito foda, como uma amiga disse "o mundo corporativo é muito instantâneo, num dia você está desempregado e vupt é contratado e vira Gerente sbrubles" e tudo lhe é "dado" (a palavra correta seria emprestado) de volta, certo status, grana, posição na sociedade e dá-lhe alimento pra dupla orgulho e ego.

Estou numa onda de otimismo e empolgação pra começar novos projetos, quero manter a energia alta, quero me lembrar sempre como é "o outro lado" e também começar a entoar um mantra sugestão de um amigo AGERE NON LOQUI (agir, não falar)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Frase da semana

" Creio que o enfrentamento armado da violência desencadeia uma dialética caricatural do armamento ofensivo, que supera o equipamento defensivo e inspira o desenvolvimento tecnológico para uma superação do ofensivo."

Tirei a pérola acima de uma entrevista do Carlos Lessa, ex-presidente do BNDEs, Ele se diz carioca da gema, com diploma da Confraria do Garoto. Pra quem tem estômago forte, a íntegra publicada no domingo no Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,rio-e-o-espetaculo-de-integracao-social-do-pais-diz-carlos-lessa,455846,0.htm

Uma frase como essa é o exemplo da inutilidade de que os jornais estão cheio. Eu não vejo sentido, sinceramente em jornalismo que coloca esse tipo de opinião sem nenhum comentário., sem nenhum contraponto.

A teoria do jornalismo clássico pressupõe que os fatos sejam relatados, opiniões sejam expostas, mas sempre ouvindo os dois lados. Quando se destaca somente uma corrente de opinião, para o leitor ela é automaticamente a correta, e é necessário um senso crítico muito desenvolvido para ir na contramão do que dizem os jornais e noticiários.

A entrevista comenta a violência no Rio, e é uma sucessão de bobagens e mentiras dignas de um carioca do pior tipo. Infelizmente, enquanto os demais cariocas deixarem esses imbecis comandarem suas vidas, a violência vai continuar fazendo parte da rotina dessa cidade maravilhosa.

E tenho saudades de quando o jornal tinha linha editorial. Dizia claramente a que veio e com que ideais se alinhava. O Estadão já foi considerado conservador, acreditam??

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Eu tenho muita sorte mesmo...

Estou procurando academia tem um mês mais ou menos. Nesse período, viajei pra Curitiba (2x), Rio, Vitória (2x), BH, Ribeirão Preto. Portanto meu tempo pra resolver isso está bem escasso.

Como as academias agora oferecem uma aula-teste de graça pra você conhecer a academia, até agora só fiz aula-teste. E ainda não consegui ir em todas do meu bairro. Entenda-se meu bairro como um raio de até 5 quadras da minha casa.

Inclusive estou seguro que se eu me dispusesse a me deslocar pra outros locais eu poderia fazer academia pra sempre sem pagar, somente com aulas de graça. Considerando 3 aulas por semana ( que é bastante) em 52 semanas, seria um máximo de 156 aulas no ano. Tirando férias, feriados, viagens, deve dar aí umas 140 aulas no máximo. Com certeza tem mais de 140 academias em SP sem ter que ir pra periferia. Em um ano você não repete nenhuma, e quando voltar na primeira da lista pode ter certeza que a recepcionista não é a mesma...

Mas o tema é outro. Das 4 academias em volta de casa, tem 3 de nível médio pra baixo e uma mais bacana que por coincidência fica na minha quadra, a 20 passos de casa.

É claro que a mais bacana era a mais cara e fazia um esquema de planos por horário,. Pra pagar menos você tem que ir em horários pré-determinados. Lembro que tinha o Liso's Plan - Nesse você só pode frequentar até as 7:15h da manhã ou depois das 21:15 em dias pares que não tenha chovido. Era o único que eu tinha bala pra pagar...

Hoje fui fazer minha aula teste, e já estava passando mal om as gatinhas, tinha umas maravilhosas. E eu pensando que aquela ia ser minha única visão do paraíso, que eu estava destinado à academia da rua de cima que metade da sala de musculação está em obras - enquanto tem galera malhando...

Eis que na saída me explicam que os planos haviam mudado, e tem uma promoção nova com preços mais baixos e horário livre. Ou seja, se eu tivesse fechado o Liso's Plan há 4 semanas tinha perdido a barbada...dá pra acreditar numa sorte dessas??

Por essas e por outras é que às vezes olho pra cima e me desculpo por não rezar mais, porra o cara cuida mesmo de mim e eu nem pra rezar um pai nosso de vez em quando...

15 mensagens no correio de voz

O celular estava piscando, liguei para a caixa postal e tinham 15 recados...

Quais são minhas opções?

- Sair pra dar um rolê de bicicleta - sem o celular, é claro...
- Escutar um CD
- Assistir de novo as 6 temporadas do Sopranos de uma vez.
- Entrar no carro, pegar uma estrada e dirigir pela Rio Santos até de manhã....acampar na praia que for...
- Fazer um post no melhor Blog da América Latina, o grandioso HOMEM ENXAQUECA !

P.S. nenhum dos recados era de alguma gatinha dizendo que ia dar uma passada lá em casa...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

o lado bom de estar desempregado

Estava eu ontem voltando de um compromisso as 17h, o ônibus que peguei estava passando em frente ao Ibirapuera então pensei: "por que não parar aqui no parque?".

Estava com 2 livros e poderia aproveitar o final do dia para ler um pouco, bom não pensei duas vezes e parei na hora.

Como podem ver ontem fez um dia ducaralho e o pôr do Sol estava demais (pelo menos lá dá pra ver alguma coisa)



E claro que fiz a relação direta, se não estivesse aqui e estivesse trabalhando onde estaria agora? Na frente do computador, em alguma reunião, montando uma apresentação, etc...

E sem dúvida é muito melhor estar no parque, MAS, li num livro que a sinfonia #9 do Beetowen só é magnífica porque tem lá suas partes chatas, e é aí que as bonitas ficam melhores talvez por isso precisemos dos momentos "chatos".

Ontem aproveitei aquele momento como poucos, como se estivesse sorvendo a vida e percebi muita vida ali, tinha uma mãe andando de bike com uma menina de 4 anos que cantava num linguajar próprio, o pai levando uma filha deficiênte para passear, namorados correndo (pô o cara conseguir correr com a mina dele em plena quarta a tarde é de tirar o chapéu)

Agora a questão que queria colocar é:

QUAL O LADO BOM DE ESTAR EMPREGADO (exceto pela grana)?

Nessa situação onde a vida lhe dá total liberdade parece que muita coisa melhora, e são coisas simples, como ir no parque ou preparar um almoço, já estou nessa situação a 5 meses, não vou ficar muito tempo não, mas de algumas coisas não dá pra reclamar...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eu quero trabalhar em Mauá...

Comecei a escrever esse post na terça ou quarta-feira. No meu caminho para o trabalho, com sol, 8 e meia da manhã, já fiquei desnorteado...

Em pouco mais de 10 min. de carro me apaixonei 3 vezes. Uma loirinha novinha na minha rua, depois outra na Av. Europa e finalmente a terceira entrando no meu prédio ( que andar será que ela trabalha???).

Na hora do almoço foi a mesma coisa. Na mesa do lado no almoço tinham 4 balzacas, 2 delas olhando torto pra mim porque as outras 2 não tiravam o olho de mim e do meu amigo. Balzaca tem isso de bom, elas olham na cara dura mesmo...

Finalmente pego o caminho de volta, olhando para o chão para não me apaixonar de novo. Eis que ao cruzar a R. Amaury, pra não ser atropelado por um ônibus olho pra frente, e dou de cara com essa morena espetacular. Até atrapalhou a digestão.


Entrei no prédio quase correndo, ansioso pela segurança de minha sala e onde me aguardavam as duas "mais ou menos" que trabalham comigo. Pensei - "Ali consigo me conter..."

Saio do elevador e dou de cara com a gatinha que trabalha na consultoria na sala ao lado...ela não tem nada de especial, mas o corpo tem tuuuuudo de especial....eu não aguento !!!!

EU QUERO TRABALHAR EM MAUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

Eu acho que não tenho estrutura pra ficar convivendo com gatinhas, ou volto pra equipe de vendas de alguma multinacional com meu território sendo a Zona Leste ou procuro trabalho no ABC....

domingo, 4 de outubro de 2009

A manipulação

Estou assistindo TV no domingo à noite, é claro que não podia esperar por algo muito bom...

Mas tem um programa de entrevistas passando na Bandeirantes com Demétrio Magnoli falando sobre cotas na educação. O cara é bem inteligente e esclarecido, o que não é o caso da maior parte dos jornalistas em volta que continua repetindo umas bobagens...

A manipulação é algo muito perigoso. Ao longo da história, nações inteiras foram manipuladas, idéias foram usadas para dominar e reprimir pessoas. A política de cotas é um bom exemplo. Assim foi com comunismo, fascismo, monarquia. Também as religiões tem seu papel, igreja evangélica, católica e outras. Não quero defender ou atacar nenhuma delas, não é esse o ponto.

Quando estava no último ano da faculdade tive aula com um cara genial, que disse: "Estudar é a forma mais barata de aprender algo". Ele comentava como em muitos casos as pessoas consideram cara uma faculdade, um livro, uma consultoria. E acabam aprendendo na marra. Um exemplo é o caso de empresários que quebram algumas vezes antes de descobrir como usar um fluxo de caixa, algo que se aprende no primeiro ano de Contabilidade.

Qualquer um tem que estudar muito pra aprender bem alguma coisa. A multiplicidade de decisões que temos que tomar todos os dias é impressionante, e como tomar a decisão correta? Profissionais, pessoais, políticas...temos que ter opiniões sobre muitas coisas, e para isso, pouquíssima gente dedica qualquer tempo, ou seja, tem-se opinião a respeito de tudo mas conhecimento real a respeito de nada.

Então, apesar do otimismo que mantenho a respeito das pessoas em geral e do Brasil em particular, tem hora que dá uma angústia. Dá um sufoco ver tanta gente supostamente esclarecida falando e fazendo tanta bobagem. Ver gente com poder de decisão fazendo merda atrás de merda sem se dar conta dos impactos que vai gerar na vida de outras pessoas. Uma falta de consideração brutal com o próximo, muitas vezes manipulando na cara dura as situações e informações pra obter algum benefício, ou por preguiça mesmo.

Pelo fato do Brasil ser um país tão jovem, isso é absolutamente normal. Mas que dá uma canseira às vezes isso dá...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cidade maravilhosa

Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem na alma da gente.....
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
Jardim florido de amor e saudade
Terra qua a todos seduz ....
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Mamães, comecem a treinar suas filhinhas para a prostituição desde os 10 aninhos, hein? Em 2016, estarão na flor da idade, com 16, prontas para serem comidas por um gringo branco e seboso com notinha de dólar. Trombadinhas, aproveitem os cursos de inglês oferecidos pelas ONGs e pelo Estado - roubar gringo é muito mais rentável! Crime organizado, assumam o status de gang members, que é muito mais chique...

Por que, meu deus? Porque tamanha crueldade como fazer uma olimpíada no Rio de Janeiro?

Nós vamos de novo privilegiar esta merda desta cidade em virtude de todas as outras? Mostrar para o mundo "a malandragem do carioca"? O jeitinho brasileiro? Dar mais dinheiro para ser desviado por bandidos? Investir novamente em alguma coisa que não constrói nada para as futuras gerações?

Quase não teve desperdício no Panamericano mesmo... Sobrou um legado tão bom...

E os filhos da puta entraram para apresentar a candidatura do rio cantando Cidade Maravilhosa, que representa tudo o que eu detesto nos cariocas - a arrogância e a coisa de viver do passado - a bossa nova, o samba, a capital do Brasil.

Só torço para a Copa do Mundo mostrar tão bem a nossa incompetência que sejamos poupados de uma olimpíada.

Evolução da espécie

Ontem fiz uma baladinha com o Rivotril, foi interessante...

De acordo com a teoria da evolução, os humanos com adaptações mais adequadas para a sobrevivência geraram mais descendentes, e portanto essas características predominam nos humanos de hoje.

Fico pensando em alguns ancestrais que não tinham ressaca. O organismo de alguns humanóides deve ter tido essa característica em algum momento, pois essas variações são aleatórias, portanto é de se esperar que nos milhares de anos de evolução isso tenha acontecido em algum momento com alguns indivíduos da espécie. É como o cara que nasce sem melanina, é bizarro mas existe.

Uma pena que esses não tenham gerado mais descendentes. Hoje especialmente, após os whiskies e cervejas de ontem essa característica seria útil. Por que será que o gene resistente à ressaca não predominou na espécie humana?

Será que os humanóides que não tinham ressaca se embebedavam com muito mais frequência, e com isso não caçavam seus mamutes? ( essa dos caras caçarem mamutes é ótima, é uma puta cascata, mas isso fica pra outro post).

Ou será que os outros humanóides ficavam com inveja do estilo de vida despojado e feliz desses indivíduos e os atacavam com suas clavas enquanto eles estavam dormindo bêbados como um gambá?

Qualquer que seja a razão, é uma pena que a evolução tenha eliminado isso.

Ontem rolou algo interessante. Com a lei anti-fumo, os lugares ficam respiráveis, e um ponto positivo é que você consegue sentir o cheiro das mulheres que passam. O lugar tava bem muvucado, e quando passava alguma gata vinha aquele cheiro bom junto...cara, cheiro de mulher é bom pra caralho, ainda bem que na evolução essa característica feminina se manteve...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Não quero ser amigo de meus clientes

Estive recentemente em um evento em que o dono da joalheria ficava puxando o saco de seus clientes mais importantes. Assim eles continuam comprando e o cara continua ganhando.

Eu tenho que fazer isso às vezes. Ficar bajulando, conversando, finjindo que me importo. Tanto com meus clientes como com consumidores, faz parte do jogo. Mas na verdade acho um saco... e vejo claramente que tem pessoas que se adaptam mais fácil que eu, alguns até gostam eu acho...

Descobrir o que você não quer fazer pode ser mais fácil que definir do que se gosta. Em geral o foco do pensamento é : "O que devo fazer da minha vida? " - aliás, título de livro que está aqui na minha mesa, indicação do Oco.

O problema dessa abordagem é que em geral se gosta de muitas coisas. Seria como com comida. O que é mais fácil? Dizer que gosto de pizza, macarrão, sushi, churrasco, strogonoff, peixe, sopa de tomate, esfiha, coalhada, etc.... ou dizer que NÂO GOSTO DE JILÓ !

Pro trabalho também acho que é assim, tem muitas coisas que gosto de fazer, ou pelo menos não me importo. E poucas que realmente me enchem o saco. E em geral reclamo das que enchem o saco, não das que não fedem nem cheiram...

O título do post por exemplo. Quando você trabalha em distribuição ou consultoria, faz parte do seu trabalho lidar e se relacionar com clientes. Ser amigo deles, ou ao menos ter boa relação. Eu não gosto de fazer isso, acho em geral desperdício de tempo. Ontem por exemplo fui almoçar com um mala sem alça responsável pelo marketí de um cliente. Um porre, o cara só criticava o dono da empresa, etc, etc...

Acho que trabalhar com muitos clientes finais é mais a minha praia...