segunda-feira, 27 de julho de 2009

Problemas de dentro e de fora

Hoje em dia meu cargo é de Diretor de Marca, mas me considero um gerente.

Acho que gerente é aquele que resolve. Que põe a mão na massa se necessário, e toma as decisões do dia-a-dia. Tem alguns gerentes que só fazem o lado de chefe. Viram supervisores, ficando em cima da equipe, enchendo o saco e cobrando, Não ajudam, e às vezes atrapalham.

Quando fiz o MBA, uma palestra tocou num ponto interessante. Que a diretoria da empresa deveria trabalhar pra fora. Tratar da relação da empresa com o mercado e a sociedade. Não deveria se meter na operação da empresa, isso é papel dos gerentes.

Fiquei pensando nisso pois estou passando por um problemaço bizarro causado pelo sócio da empresa. Considero ele o Diretor. Ele tomou uma decisão puramente operacional sem consultar ninguém e simplesmente fodeu tudo.

Quase sempre dá esse tipo de merda, pois um diretor não tem todas as informações necessárias para tomar a decisão. Mesmo porque existe um gerente pra tomar decisões operacionais. Acabam os dois fazendo o mesmo trabalho, sobrando pro gerente implementar uma decisão ruim.

Todo esse texto é pra destacar como muitas vezes os problemas enfrentados por um negócio são criados pela própria empresa. E muita gente se acostuma com isso, dizendo - "É assim mesmo..." - e continua fazendo cagadas.

Quando a empresa está atolada em problemas criados por si mesma, que chance tem de enfrentar os problemas criados pela concorrência, impostos, falsificações, crises econômicas, mudanças de comportamento do consumidor, etc....?

Um comentário:

Rivotril disse...

O pior é que vc vai ter q resolver o problema. Na minha última experiencia profissional percebi que os maiores problemas tb eram os internos e sem dúvidas causados pelos diretores, a questão é: não há um limite claro da responsabilidade de cada um, o gerente faz o diretor muda, as mudanças sempre implicam em algo operacional. Isso mostra o quão esse modelo tem q mudar. Mas nesse caso, depois de resolver a bucha de alguma forma o cara tem que ficar sabendo da cagada, não sei como fazer, mas tem...