domingo, 12 de julho de 2009

Desculpa qualquer coisa...

Não sou o primeiro a falar sobre isso, já li em outro lugar.

Estive viajando por 4 dias por Londrina, Curitiba e Joinville. Boas cidades com um povo educado, bem acima da média nacional.

E fui atendido por diversas pessoas em hotéis, restaurantes e aeroportos. Na maior parte das vezes fui bem atendido, não tenho do que reclamar. Mesmo assim, em duas ocasiões escutei o "desculpa qualquer coisa" ao final do atendimento. Confesso que nunca entendi essa expressão, então elaborei algumas hipóteses:

1 - A pessoa está pedindo desculpas por algo que ela fez e eu não percebi. Nesse caso, a desculpa é irrelevante, pois eu não me senti ofendido por nada.
2 - A pessoa está se desculpando por algo que ela não teve responsabilidade. Nesse caso a desculpa é descabida, pois não é foi ela a causadora da ofensa.
3 - A pessoa está se desculpando por qualquer coisa que tenha me ofendido, e ELA não sabe o que foi.

Só consegui essas três hipóteses, e acho que aposto na terceira opção. E se é assim, demonstra uma imensa subserviência da pessoa, pois ela se desculpa por algo que desconhece. Se coloca num nível inferior automaticamente.

Se ela é ignorante no sentido de ignorar a consequencia de seus atos, seria como um bebê se desculpar por seu choro incomodar alguém. O que obviamente não faz sentido.

Isso pode ser um reflexo da desigualdade. A falta de igualdade está em todos os lados da sociedade brasileira, acho que os políticos, como qualquer autoridade, apenas refletem isso, na medida em que se vêem e são vistos como acima dos outros.

E acho que as pessoas jogam dos dois lados. Baixam a cabeça pra quem tá em cima e descem a pancada em quem tá embaixo. E isso é meio institucionalizado, e coitado do cachorro que é o último a levar o pontapé do faxineiro, e não tem em quem descontar...

3 comentários:

Enxaqueca disse...

Pra mim, o pior do "desculpa qualquer coisa" é que ele quer dizer "se eu fiz uma ccagada, foi mal, mas foda-se, não quero nem saber qual é e vou continuar fazendo"...

Rivotril disse...

o pior de tudo é que não é só aqui se vc digitar sorry for any inconvenience no google aparece 6.610.000 sites relacionados, é muita coisa. Bom, tb acho um lixo, mas vi num outro Blog com o mesmo tema uma dica legal. Simplesmente perguntar para a pessoa do que ela está se desculpando. Vai criar um clima chato mas com certeza se não houver motivo talvez ela pare de falar, vai ser um a menos

Masamune disse...

Putz, essa foi boa. Se perguntar pra pessoa o porque da desculpa, ela vai se dar conta que EU existo e estou ali na frente dela. Mais ainda, ela pode se dar conta de que ELA existe....interessante...