quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um país de estúpidos

Foi isso que me veio à cabeça quando escutei que foi aprovada nova lei que reduz a ZERO o limite de álcool no sangue para motoristas.

Olha só, eu acho um enorme absurdo a maneira como nos comportamos no Brasil quanto a isso. Me incluo nessa, pois já dirigi depois de beber inúmeras vezes. Nunca machuquei ninguém ( só meu carro) mas já cheguei perto. Não tem justificativa pra isso. Esto lutando bravamente para mudar esse hábito. Como estou morando em Alphaville agora, o lado prático da coisa fica bem complicado. Mas....

Daí a ZERAR o limite tem uma grande diferença. De acordo com a nova lei, se eu for almoçar no domingo nos meus pais e tomar uma cerveja posso me ferrar. Sinceramente não acho que o Estado Brasileiro deveria ter tanto poder sobre as pessoas.

Isso no mesmo país onde ontem tive que mudar de canal para não escutar o Edmundo assassino comentando um jogo de futebol. Ele matou dirigindo bêbado e está na TV. A nova lei não muda isso, pois os recursos continuam à disposição...Pois é assim, eles mudam a lei no papel mas na prática é uma zona. Você tem alguma dúvida que o guarda vai "liberar" muita gente ? Amigos, gente importante, políticos...quem vai se lascar é a gentalha classe média.

Zero porra? Se bobear vc se ferra por ter passado perfume...Brasil é assim, a cada vez que uma lei não está sendo cumprida, cria-se uma nova para também não ser cumprida.

De novo, não sou contra a lei, acho mesmo que deve ser bem rígido na aplicação. Morrem muitas pessoas de bobeira por ter gente dirigindo bêbada. Mas endurecer a lei no papel só serve pra complicar a situação, pois leis muito duras tendem a ser flexibilizadas na aplicação, o que deveria ser evitado. Deixar na mão de policiais e do judiciário a possibilidade de aliviar a punição não dá certo.

E por quê país de estúpidos? Porque tenho certeza que a lei vai passar com louvor. Que a imprensa vai aplaudir. Que se tocar no assunto em um grupo de pessoas todo mundo será a favor. As mesmas pessoas que vão beber no Happy Hour e sair dirigindo, vendo no twitter onde está a blitz para poder escapar...e que vão tentar subornar o guarda, ou chamar o amigo advogado pra ajudar a liberar a barra. Aposto que o Aécio é a favor, mesmo tendo recusado o teste de bafômetro quando estava voltando ( indo) da balada no Rio...

Ficamos assim então. Vou pro Rio hoje. Com certeza estarei mais puto amanhã.

4 comentários:

Diogo disse...

Não faz diferença qual é a lei que existe - ela não é cumprida mesmo...

Ontem tinha um cara na Cultura, professor de filosofia da FFLCH, que criticava a PM no Campus da USP, porque ela tava enquadrando estudante o tempo todo, em todo lugar - até na biblioteca.

Porra, o errado é a PM enquadrar o cara que fuma maconha na biblioteca da universidade pública?

Mas esse não é o ponto - o ponto é o que esse verme professor de filosofia está ensinando para os alunos que têm aula com ele todo dia.

Devia precisar de porte de arma para ser professor...

caio disse...

pois é bixo...endurecer a lei é a solução menos inteligente..se é que é uma solução..acho que uma mistura de incompetência com má-fé dos legisladores, afinal, como vc bem disse, assim os achaques são mais viaveis..

ai ai, keep walking brazil..

Diogo disse...

Você leu o Atlas Shrugged, da Ayn Rand.

Lembra de uma parte que os caras começam a legislar desenfreadamente, e o cara do governo fala para o empresário "por que vocÊs acham que escrevemos todas essas leis. uma hora você ia desrespeitar uma delas."

Masamune disse...

Exato, o meu ponto é esse, vão legislando a torto e a direito pois assim tem um menu à disposição quando quiserem pegar alguém...

Direitos individuais? Pra que?