quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aula de Marketing

Senhores,

Quero aproveitar este fórum para roubar um pouco da sua experiência.

Vocês que já trabalharam (ou trabalham) com bebidas, relógios, achocolatados, cosméticos, tintas, crédito bancário e hoje são grandes executivos das suas respectivas empresas, quero pedir que listem as 2 maiores vantagens e as 2 maiores desvantagens da distribuição em área fechada e quando vcs indicam trabalhar neste modelo.

Depois pago um café no Catarino´'s para a melhor resposta.

4 comentários:

Rivotril disse...

1 vantagem:
1. Controle da execução: preço, implementação de MPOS, promoção, info de sell-out por pdv;


2 desvantagens:

1. Custo: é uma operação cara pq a margem do cara é maior do que atacado/dist. Masamume me corrige se eu estiver errado.
2. Não dá pra entubar um puuta volume de uma só vez como num grande atacado

Diogo disse...

Vantagem:
. Qualidade da execução - esse modelo faz menos pontos, mais bem executados (preço, visibilidade, etc)
. Controle - kpis de tudo.

Desvantagem:
. Volume verticalizado - ninguém quer ficar fazendo positivação, porque isso tem custo.
. Estrutura - trade, gerentes, ti, as vezes equipe exclusiva, etc, senão vc não tem nenhum benefício.

Masamune disse...

Acho que é por aí mesmo, os caras já cubriram a maior parte, resumindo, área fechada é mais caro mas oferece mais controle.

A 2a pergunta, de quando é indicado, tem a ver com o tipo de produto. Área fechada serve quando o produto exige elevado nível de serviço como é o caso de chocolate, sorvete, alimentos, Ice, cerveja - que necessitam de refrigeração ou estragam.

Os relógios também usam área fechada, pois tem o problema de assistência técnica. Carros também trabalham com concessionários.

Quando vc fala de água sanitária por outro lado...tanto faz.

De qualquer jeito, vejo a distribuição cada vez mais complicada, espremida pelo varejo e pela internet. Sou especialista em algo fadado a desaparecer???

Homem Oco disse...

show de bola!! valeu moçada!!