quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Impunidade e coitadismo

Esse post ficou perdido lá atrás, estou resgatando, o assunto segue sempre atual.

Fiquei pensando na história da carteirinha de estudante do outro post. Que dizer então de preços de shows no Brasil?? Fui no ACDC de pista por 300 reais, é muita grana pra ficar de pé, não ter banheiro, e tomar chuva.

Eu acho que o maior problema no Brasil é de longe a impunidade. Ela é que gera o efeito dos bons pagarem pelos maus. Vejamos alguns exemplos.

O cinema ou casa de shows aumenta os preços pra compensar os que dão gato com carteirinha de estudante.

Os impostos são altos porque tem uma muita gente que não paga. Então onde é fácil taxar e controlar o governo mete a mão mesmo.

Tem que autenticar tudo que é documento por conta dos golpistas que tem na praça. O spread bancário é alto e sempre se exigem garantias pois se o cara não pagar não tem jeito de cobrar.

E ultimamente, a impunidade anda de mãos dadas com o coitadismo. Os bandidos não tem culpa, eles foram excluídos pela sociedade e decidiram ir para o crime. A mulher que deixou seu bebê morrer de calor no carro não tem culpa, ela se esqueceu, e não a condenam, afinal a tragédia já foi o bastante. O MST não tem terra, então se justificam as invasões e destruições.

Preços de seguro de carro, de transporte de mercadorias, valet park, estacionamento, shopping - tudo decorrente da falta de segurança que tem sua maior origem na impunidade. Não compro essa de desigualdade social, pois tem muito pobre e pouco viram bandido. e tem muito rico bandido também.

Aliás, burro é o pobre ou rico que acredita nessa ladainha e vota em gente que defende a impunidade para as vítimas da desigualdade. Se tem alguma vítima somos nós que não podemos andar na rua. Essa história de cotas pra recompensar erros do passado? O passado já era, quero ver alguém sugerir dar oportunidades para o futuro de todo mundo, e quem quiser mais que corra atrás.

Nenhum comentário: