sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Troco. De novo.

Essa semana um amigo brasileiro que mora na Suiça está no Brasil. Na quarta fomos tomar umas e entre vários assuntos, ele comentou na mesa como é curioso que na Suiça você pode comprar um chiclete com uma nota de 200 Francos e nunca vão te perguntar se você tem trocado.

Ontem fui almoçar num italiano aqui perto. Comida boa, menu fixo. Se você comer a entrada + prato de massa gasta 27 reais. O conceito do cara é simplicidade, rapidez. Quando vou pagar a conta saquei da carteira uma nota de 100 reais. Daí vem a pergunta:

- O Sr. teria trocado? ( odeio quando me chamam de Sr. pra me pedir algo)
- Não tenho, você não tem troco?
- Humm, se o Sr. tiver 5 ou 2 reais ajuda.
- Não tenho, desculpe. ( porque pedi desculpas?)
- Então, é que estou sem nada de troco ( eram quase 2 da tarde, ela não podia dar a famosa desculpa de que tinha acabado de abrir o caixa)
- Fica complicado assim.... ( sacudindo o peixe na cara dela )
- O Sr. não tem cartão?
- Olha, a questão não é se tenho ou não. Eu quero pagar em dinheiro. ( bizarra essa frase, eu QUERO pagar em dinheiro e ela não quer receber...)
- É que 100 reais é muito. ( ela desdenhando de 100 reais...forte essa)
- Você não acha que deveria manter seu caixa com troco?
- Ah, mas é que estou com a mão machucada, dá uma folga vai !? ( apelou !!!!)
- O que tem a ver a mão ?
- Ah, eu sei, você não está nem aí ( agora ela em chama de você...)
- O ponto é o troco, eu só queria poder pagar em dinheiro...

Bom, nem preciso dizer que tive que pagar com cartão. De crédito. Ou seja, o dono teve que pagar o percentual pra VISA. A pior parte é a atitude dela, deixando a entender que eu estava arrumando confusão, quando foi ela que começou.

E vocês pensam que acabou, certo? No fim do dia, estava no templo máximo do consumo, shopping Iguatemi, e encontro minha cliente do Rio. Convido-a para um café, chego no caixa e dessa vez sou humilde.

- Amigo, você teria troco pra 100 reais? ( 2 cafés eram 5,80)
- Não tenho troco pra tanto.
- Bom, passa no cartão então.
- Não aceitamos cartão, é norma da empresa. ( norma de empresa é foda...)
- Mas aí complica, como fazemos? ( nesse momento minha cliente se oferece pra pagar)
- Bem, se vocês comprarem mais alguma coisa, uma coxinha, quem sabe.... (nessa hora fui embora tomar café em outro lugar. )

O que mais me impressiona nesse tipo de situação é que você está no seu direito e é tratado como encrenqueiro. Implicitamente, nas palavras e atitudes, é você que está arrumando confusão por querer que o estabelecimento tenha troco. Lamentável...

Um comentário:

Rivotril disse...

no fundo, aqui no Brasil a impressão (e posso estar falando uma maluquice, mas é minha impressão) é que a galera não gosta de dinheiro, bufunfa, tutu, nota viva. Tratamos as moedas com desdém, quando vc tem notas de R$100 é um cara problemático, quando quer pagar a vista em $ nas lojas a maioria não dá desconto e é claro se vc tem bastante $ na carteira qq amigo q ver vai falar, tá podendo hein...no final das contas não gostamos de $