terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Rio de Janeiro continua... uma bosta.

Nos bons tempos, eu não conhecia o Rio de Janeiro nem os cariocas. Via pela Televisão aquelas atrizes lindas, todo mundo sarado e bronzeado, aquela praia de águas verdes e ficava meio com vergonha de morar em outra parte do Brasil que Pensava que eram um povo cheio de marra, que se achavam os fodas, e queriam se dar bem passando a perna nos outros. Confesso que vez por outra me sentia um pouco acanhado de morar em outra parte do Brasil que não a Cidade Maravilhosa.

Fui ficando mais velho, mas experiente, mais espertinho. Conheci pessoas, viajei. Conheço uma parte grande do Brasil, confesso que alguns lugares fui apenas a trabalho, então visitei apenas meia dúzia de supermercados boca de porco, um hotelzinho corporate, e digo que "conheci a cidade".

Mas o Rio de Janeiro eu conheci de verdade. Passei semanas lá. Conheci um monte de boates, bares, praias. Fui no teatro, no cinema, andei nas ruas, falei com as pessoas. E sempre fui encafifado com cariocas. Nunca prestei muita atenção no que um carioca falava - A maioria das vezes, estava se gabando de ser carioca (e um cara que se gaba por morar no RJ ou 1- acredita no que diz, entao é um idiota, 2-não acredita, e é um mentiroso). Mas acima de tudo, sempre achei que carioca era mal caráter, e queria se dar bem às custas dos outros. Nunca tive provas, mas sempre achei que era assim.

Esse ano, eu e minha namorada resolvemos passar o carnaval no Rio de Janeiro. Ouvimos falar de um lugar que chama Arraial do Cabo, que é o paraíso na terra. Águas transparentes de um jeito que você do barco vê os peixes. E a sombra deles no chão. Sol e céu azul o ano inteiro. Só tinha um problema - não tinha nada para fazer a noite. Ouvindo isso, no dia 2 de janeiro fiz minha reserva para o carnaval.

Bão, fomos primeiro pra Buzios, passamos dois dias, para minha senhora conhecer. É bonitinho, gostoso, um pouco caro, mas dá para ir. Acho que o único caso que me incomodou lá foi um moleque alugando cadeiras de praia e guarda-sol por 15 pilas, mas até aí tudo bem - o cara oferece a parada, quem quiser que pague e alugue.

E o primeiro evento, besta, mas um indício. Pedi umas porcitas numa barraca de praia. Resultado, 42 reais. Fui lá, dei cinquentão pra tia, que mandou um moleque trocar. O moleque deu o troco para um pançudo, daqueles que fica na praia até a pele virar uma crosta. O cara me deu o troco, eu saí aindando e contando, e só tinham 7 paus. Contei de novo, 7 paus mesmo. Voltei no pançudo, e falei: "Por favor, faltou um real aqui, deve ter se enganado". O cara sem falar nada jogou um monte de moedas na minha mão. Virei as costas, fui embora contando denovo. Só 90 centavos, e ouvi a risadinha do rabugento atrás de mim. Eu parei, respirei fundo, sorri e fui embora.

Ok, cheguei em Arraial do Cabo. Tudo, com exceção do Fator Humano, correspondia a descrição. A cidade parece que passou por um holocausto. Caio, parecia aquele lugar para onde o Danilo mandou a gente no Carnaval. Nada tranquilo. Funk 24x7, no máximo volume. As pessoas eram horrendas, parecia a Praia Grande. Ficava ainda mais triste pelo fato das praias serem mesmo incríveis, vale muito a pena ir fora de temporada para lá. Depois mostro as fotos.

E lá aconteceram mais dois causos:

No primeiro, em mais uma barraca de praia, duas águas e um mate: oito mangos. Revi a conta. Para resumir, o cara tinha cobrado um mate a mais, pedi para arrumar, ele me deu o troco faltando cinquenta centavos, sem falar nada, só sorrindo aquele sorriso malandro.

Pousada: "Ah, sim senhor, nós cobramos o conteúdo do frigobar a partir do momento que ele é colocado. Como o senhor nos avisou que não houve consumo, vou abater para o senhor".

Os cariocas me roubaram 55 centavos. E com isso, ganhei de presente a transformação do meu preconceito em conceito. Todas as vezes que disser que um carioca não presta, que é malandro e vai tentar te roubar, estou falando por experiência. 100% das vezes que dei a chance para que isto acontecesse, aconteceu. Por 55 centavos.

Desafio no Bronx, alguém? http://www.youtube.com/watch?v=mNtld1Yt8Rk

PS: Este texto pode ser interpretado como preconceituoso. Se você acha isso, você é um idiota, porque a proposta do texto é justamente explicar que o PREconceito ficou para trás. A partir de agora, é conceito. Que me provem o contrário. Se mesmo assim você se sente ofendido: Life's tough. Se você é carioca: Eu também ficaria puto e reclamaria, mas no fundo saberia que as pessoas de minha cidade se comportam assim.

PS2:
Acho o seguinte do Rio:
. Segurança: Não comento.
. Trânsito: Igual o de SP. Sem tirar nem por.
. O estado está abandonado, falido.
. Vive do passado - Bossa Nova, Brigitte Bardot, Capital do Brasil.
. Produção cultural atual: Globo e Funk.
. Moradores: Intelectualóides overcríticos e improdutivos e "globais"

15 comentários:

Masamune disse...

Retorno em grande estilo, hehehe...

Estive em Arraial do Cabo há uns 15 anos e na época vi uma cena bizarra.
Estava com minha namorada e família dela, que tinha um apartamento lá. Na praia, durante o dia, todo mundo jogava o lixo no chão. Guardanapo, papel do sorvete, copinho plástico. Eu estranhei e comentei. Foi quando o pai dela me esclareceu orgulhoso:

- Aqui tem um serviço de limpeza muito bom, no fim do dia passa a máquina e um pessoal recolhendo tudo, amanhã a praia tá limpa de novo.

Imagina você jogar lixo no chão da sua casa?? Afinal amanhã vem a empregada e ela é Ótema...

Homem Oco disse...

cara, o RJ é muito ruim! o grande problema é que 1/12 avos é lindo (do leme até são conrado), os outros 11/12 são feios que só a bixiga..e aí vc, que só vai a passeio, se encanta!

quando o gabeira passou para o 2o turno, senti uma ponta de esperança...mas a inercia de 08 anos de casal Garotinho no Governo é difícil de quebrar..

ps: a menção à Antonina foi espetacular!

Rivotril disse...

enquanto comento seu Blog escuto Insensatez do Tom, pura coincidencia, acho que no fundo e isso já foi dito várias vezes é que o carioca não percebeu que trabalho é importante e respeito por todo mundo também, os caras tiveram e ainda têm artistas incríveis mas não dá para viver só disso. Na última vez que fui pedi para ver o cardapio de uma barraca na Barra, o moleque foi buscar e voltou dizendo que o cara (dono da barraca) não tava afim de fazer porção só tinha hamburguer, caralho, hamburguer na praia é foda.

Anônimo disse...

A semelhança do Rio Tietê e do Rio de Janeiro ?...........
Um monte de lixo e bosta, cercados por marginais por todos os lados.....

Anônimo disse...

Meu caro, sou carioca, morador do suburbio, e afirmo, tudo isso que vc disse é a mais pura verdade, morar aqui é uma merda, um calor do caralho, gente feia e estupida, ninguem liga pra nada, e o estado vc disse tudo é falido, isso aqui ta um caos, meu sonho é morar fora daqui, tenho 19 anos, antes dos 30 quero me ver livre disso. Nao passem ferias no Rio de janeiro, é perca de dinheiro, paciencia, e saude

Esbornia disse...

Fui carioca por cinquenta anos. Nos últimos 20 meu amor pelo rio foi se esvaindo. Você têm toda razão no que falou. Eu que tive que aguentar por tanto tempo e sendo de lá posso afirmar, o rio é uma merda! Não têm mais nada que preste. Me mudei fazem 6 meses para santa catarina e parece que estou vivendo uma vida que desconhecia. Tranquilidade, paz, educação, respeito, silêncio entre tantos outros. Me sinto novamente vivendo. Tenho muita vergonha aqui de dizer de onde sou. Quando me perguntam digo que sou Catarinense desde o nascimento. E a única coisa que sobra no rio são as poucas belezas naturais, e que posso afirmar que em Santa Catarina são igulamente belas e com a vantagem de serem organizadas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Por ser militar morei em várias regiões do Brasil. Mas sempre tenho que retornar ao RJ, pois é SEDE da MB. Com minha experiência de 16 anos lidando com cariocas e sempre voltando à horrenta cidade doRJ, digo que essa cidade é horrível, falida jogada a porcos. Cidade sem lei, suja, quente igual a um inferno, cheia de pessoas mal educadas, pilantras, que se acham malandras. Voltei agora pra cá de novo, estou pedindo a Deus pra me tirar desse inferno. Por isso o Brasil é visto internacionalmente como pais de merda, pois lá fora só conhecem o RJ, que um dia, em um passado longínquo, deve tersido cidade maravilhosa.

Anônimo disse...

SOU CARIOCA, E graças a Deua não moro mas lá!!!
O Rio é o pior lugar do Brasil pra se morar, só egoístas arrogantes, bandidos , o trânsido é uma agressão, pessoas sem educação, o Rio virou uma grande favela,
só tem criminalidade e corrupção de todos os lados.
Ruas sujas, mar podre e fedido, barulho pra todos os lados, no Rio vc não tem qualidade de vida!!!
Fuja se puder, e se não puder faça um esforça pra poder sair daī...
PORQUE NO RIO VC NÃO VIVE, VC SOBREVIVE!!!

Anônimo disse...

Um dia um carioca maldito na conversa com dois paulista (um eu) ficava assim como vc diz se gabando da droga de ser carioca. Até que falou que foi a uma balada paulista e tinha fila enorme (maldito fabrica 5) ai ele seu colega carioca foram la para frente e deram um jeito de entrar. Não deu outra disse "paulista é devagar, carioca é exxxxperto". Quando saiu meu colega matou: "Isso não é ser esperto é ser mal-educado".

Anônimo disse...

Nasci no Estados Unidos durante uma viagem que meus pais estavam fazendo, eles não são do Rio de Janeiro, meu pai é do Sul e minha mãe do Nordeste e confirmo, O Rio de Janeiro é uma bosta, calor, cheira a merda e mijo esse lixo de cidade, as pessoas são horrorosas e mal educadas, cheio de favelas e risco de tomar bala perdida ou ser assaltado.
PS:Enquanto eu era bebe, nos roubaram 3 vezes e fui assaltado 2 durante minha adolescência, por isso eu desejo que o Rio de Janeiro exploda

Anônimo disse...

Morei no Rio até os dezenove ano. Parei a universidade que fazia por lá e fui fazer uma bem melhor em São Paulo (USP). Nunca havia colocado os pés em São Paulo. Os primeiros seis meses foram difíceis para me acostumar, mas digo uma coisa, depois que me acostumei, só viajava ao Rio para ver meus parentes.
Só vi que o Rio era mesmo uma bosta quando fui morar em São Paulo. Os paulistanos são menos amigáveis, porém muito mais sociáveis. Nem dá para comparar. No Rio o pessoal marca encontro e não vai. Os grupos na universidade se dividia de acordo com os bairros em que as pessoas moravam. Um grupo da zona norte, outro da zona sul. Pessoal se cumprimentava, mas não se misturava de jeito nenhum.
O carioca é bairrista, ignorante (nada sabe sobre o Brasil) e preconceituoso. Finge acreditar que mora em um lugar maravilhoso para esconder seu complexo de inferioridade.
São Paulo não tem as belezas naturais do Rio, mas tudo o mais é melhor.
Vida cultural diversificada e espalhada pela cidade (no Rio 90% fica na zona sul). São Paulo não depende do governo federal pra quase nada. As melhores universidades são estaduais (é são as melhores do Brasil também), as melhores bibliotecas são estaduais, os melhores hospitais também. As estradas principais do estado são estaduais. No Rio, tudo isso é federal e de qualidade inferior.
O carioca se acha malandro, mas é um tremendo de um mané. O estado perde importância política e econômica a cada ano.
Nunca mais penso em morar no Rio. Nem que achasse por lá um emprego que me pagasse o dobro do que ano (este emprego é claro que não existe porque a economia do estado está falida e não há setor que pague um salário decente).

Anônimo disse...

Os cariocas são na maioria,pilantras,mentirosos,vagabundos,se orgulham de ser cariocas,aliás o rio de janeiro,e um lugar sujo,fedorento,infestado de bandidos e gente feia,e aquelas praias,sujas,o outros estados tem praias mais belas do que a porcaria,do rio,sem contar os funks,eles adoram essa maldição,cheios de atores e atrizes depravados,que passam na TV,em fim,o[ Rio de janeiro continua limo]

Anônimo disse...

A cidade do Rio está largada! Tudo mal cuidado e relaxado! A população tudo depreda e vandaliza! Moro no Rio há quarenta anos e acho o Rio um dos piores lugares do mundo! Um calor dos infernos no verão, a população mal educada e ignorante e ainda gostam de se vangloriar de morar nesta merda! Um bilhão de favelas pela cidade inteira que é sim, um lugar miserável! A entrada do Rio parece um esgoto a céu aberto, um lixo!

Anônimo disse...

Cuidado para não ser confundido com um miliciano ou traficante.