sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Novos tempos

Que tempos vivemos? Vamos ver...

Acho que vivemos basicamente tempos de paz. Não existe um mal pairando sobre nossas cabeças já há algum tempo. Certo, agora existe a "crise econômica global" mas a maior parte da população está vivendo sem que os possíveis efeitos catastróficos dessa crise afetem seu dia-a-dia.

O que quero dizer, é que pode ser que estejamos pela primeira vez vivendo um tempo prolongado de bonança mundial. Não sou um mega conhecedor de história, mas arriscaria dizer que antes do século XX as condições de vida da maior parte da população eram mais precárias que as atuais. Haviam mais doenças, mais guerras, mais violência, menos conforto.

A humanidade no século XX viveu duas Grandes Guerras e a posterior ameaça da bomba atômica. Mas essa ameaça veio definhando, culminando com a queda do Muro de Berlim em 1989 - já se vão quase 20 anos. E já durante o século XX muitos fatos mostraram que algo estava mudando:

- As condiçoes de saúde e alimentação melhoraram absurdamente
  • A expectativa de vida subiu muito, a morte de recém nascidos despencou, a maior parte das doenças tem cura, hoje se come mais, chegando-se ao cúmulo de "epidemia de obesidade:

- Os conflitos entre Estados não existem mais

  • Escaramuças locais persistem, mas a maior parte do globo vive em paz, a maior potência global, os EUA, nunca tiveram seu território realmente atacado, a Europa está em relativa paz há muito tempo. Os Estados são praticamente irrelevantes, o comércio dá as cartas, e nesse sentido, guerras não interessam à ninguém, é melhor negociar...

- A violência despencou. A força física já não conta mais.

  • O mundo se tornou um lugar menos perigoso. A maior prova disso é a liberdade das mulheres hoje em dia. Sendo fisicamente mais fracas por natureza, sempre dependeram de um homem para defendê-las, desde o tempo das cavernas. Hoje em dia diversas pessoas fracas fisicamente sobrevivem, fato inimaginável em qualquer época do passado.

- A tecnologia avançou em todos os campos.

  • Não existe mais o impossível de fazer, algumas coisas são muito caras, mas com dinheiro tudo é possível. É possível morar em qualquer lugar do planeta. Existem restaurantes sob o oceano. Dubai foi criada em uma área desértica. Com o google, voce sabe qualquer coisa de qualquer assunto rapidamente. Não há mais fronteiras.
Poderia continuar, mas a idéia básica seria essa. Os grandes desafios do mundo externo estão sob controle. Para a maior parte da população, garantir a própria sobrevivência se tornou relativamente fácil.

Não existe uma grande ameaça exterior, o que dá tempo para que o ser humano se volte para seu interior. É como a pirâmide de necessidades de Maslow, as básicas já foram satisfeitas, agora as pessoas querem algo mais...

Quer uma prova de que o ser humano tem tempo sobrando? Olhe as preocupações atuais:
- Aparência física - lipo, silicone, depilação masculina, botox
- Desenvolvimento - milhares de livros de auto-ajuda, terapias, cursos alternativos
- Sentido da vida - livros sobre isso, trabalho tem que ter significado, trabalho voluntário, viagens, ano sabático
- Novas sensações - vinhos, charutos, comida gourmet, café gourmet, spas, massagens
- Consumo- ter tudo melhor, casa, carro, roupas, TVs, geladeira, etc

Novamente, poderia continuar com outros exemplos. Mas pense nisso: uma pessoa de classe média hoje tem um nível de conforto muito maior que tinha um REI na Europa há 300 anos atrás. E REI só existe um né? Ou preciso explicar?

O que quer dizer que VOCÊ, que está lendo isso aqui, tem um nível de vida melhor que um REI de uma potência global tinha há 300 anos. E igual a VOCÊ meu amigo, tem uma porrada por aí....

Acho que nós vamos passar nossas vidas vendo gente perdida, nós mesmo talvez, procurando um significado que nos foi tirado, tendo que descobrir qual o sentido da vida, pois nosso antepassados tinham o deles bem claro - ERA CONSEGUIR SOBREVIVER....

4 comentários:

Anônimo disse...

O nosso tb é conseguir sobreviver. Só que isso foi transformado em apenas uma coisa - ganhar dinheiro para competir na corrida dos ratos.

Masamune disse...

A diferença está aí. Ficou subjetivo. Antes, se você estava vivo no final de cada dia, era um vencedor. Do contrário, estava morto e era um perdedor. Simples.

Hoje ficou subjetivo, você pode estar vivo, mas pela ótica da sociedade, ser um perdedor.

Nesse caso a solução pode ser viver de acordo com sua própria opinião, o que em si é um grande desafio.

Homem Oco disse...

Fiz um post para expressar minha opinião!

Homem Oco disse...

fiquei com preguiça.
só um ponto: corrida dos ratos é só um dos modos de encarar a vida. Há diversos outros!