terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Atividade Física

Eu acho difícil acreditar que alguém não goste de se mexer.

Pra mim a atividade física é fundamental. Esporte, andar, fazer várias coisas é básico para minha saúde, física e mental.

Na megalópole acopalíptica e cataclismática paulistana isso é difícil às vezes. Trabalhando até tarde, pegando trânsito, como achar um tempo pra isso?

Fora os benefícios óbvios para a saúde - melhor disposição, condição cardíaca e respiratória, mais força, maior resistência imunológica - tem o lado mental. Ganha-se confiança, capacidade de auto-disciplina, tranquilidade em geral.

Tem um aspecto que acho muito relevante em tudo isso que é o desafio que representa progredir em algum esporte. Especialmente quando se tem pouco talento. O enorme esforço físico e mental que se coloca para quem busca melhorar em alguma atividade física é único. E a sensação de confiança no próprio valor quando se atinge os objetivos é enorme.

Nesse sentido, dietas com remédios são terríveis, pois é um agente externo que consegue o feito de perder peso. O extremo desse raciocínio é a operação de estômago. Não seria passar pra si mesmo um "atestado de bunda-molice extrema", assumir que é incapaz de manter a boca fechada ao ponto de ter que entrar na faca pra resolver?

Quer dizer, ao invés de fechar a boca e fazer exercício, a pessoa vai lá, come vários pacotes de nachos sentado na frente da TV e depois opera. Não estou julgando, mas será que o próprio cérebro dessa pessoa não considera isso uma imensa derrota?



Ou você pode ficar rico e causar inveja desfilando com sua gata...

Olha só. Não estou falando de ter barriga tanquinho, mas de ser capaz de jogar bola com o filho de 10 anos. Ou andar de bicicleta com a filha.

Tenho um conhecido que se especializou em musculação para a terceira idade. Com o passar dos anos ocorre uma grande perda de massa muscular, e a consequencia para os idosos é que deixam de ter força para atividades corriqueiras, sofrem quedas perigosas, se tornando de certa forma incapazes.

Com o exercício com aparelhos - que são bem diferentes das de academias pois trabalham com alavancas - essas pessoas podem reduzir a velocidade dessa perda e conseguem voltar a fazer atividades como dirigir e carregar sacolas de supermercado. Coisas que pra mim e pra você são básicas, mas pra eles não são.






















Essa tá no nível Masters da academia...

Olhe à sua volta. Elevadores, escadas rolantes, carro com direção hidráulica, vidro elétrico. Controle remoto pra TV, som, ar condicionado. Telefone sem fio. Briga pela vaga no shopping que é mais perto do elevador.











Exercite-se. Mexa-se. Faz alguma coisa cacete...


Um comentário:

Homem Oco disse...

eita, bonito post hein?

é isso aí, esporte é fundamental...fora que com o passar da idade vai ficando mais difícil mesmo e a tendencia é se entregar

qto à operação, só é indicada para casos mórbidos né...