quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Artistas engajados

Lá no blog do Homem Oco tá rolando uma discussão sobre engajamento de artistas.

Eu já comentei lá, eu acho que TODO mundo tem que se posicionar, artistas ou não.

Mas vamos falar um pouco dos artistas e pessoas famosas. Essas pessoas tem um determinado talento ou trabalham duro pra serem populares e conhecidas. Elas buscam a fama, lançam discos, fazem shows, programas de TV, numa procura contínua por popularidade.

Então não se trata de alguém que gosta de cantar simplesmente. Minha vizinha toca piano, mas nunca me chamou pra escutar, nem acredito que cobre de alguém pra escutá-la.

Os artistas populares cobram entrada por seus shows, brigam se pirateiam suas músicas, em resumo, vivem da popularidade de seu trabalho. Em última instância, quem sustenta essas pessoas?

- A Sociedade. Eu e você que compramos o trabalho deles.

Não vejo mal nenhum nisso. Mas é inegável a força dessas pessoas. Se algum famoso dá uma opinião sobre algo, tem muito mais repercussão do que o que eu ou você pensamos. Nesse sentido, elas têm o poder de influenciar muito mais que a média das pessoas.

Eles não poderiam usar esse poder de influência para devolver algo à sociedade? Poderia ser algo ligado às suas experiências, conhecimentos, preferências. De certa forma, não é isso que é cobrado de muitas empresas hoje em dia? Que devolvam algo à sociedade que as sustenta?

Vamos ver como poderia ser:

- Imagine a Xuxa incentivando na TV um programa para manter as crianças na escola.

- Ou o Ronaldinho fazendo clínicas para garotos pobres.

- O Paulo Coelho promovendo um concurso de jovens escritores.

E por quê só eles? Bem, não seriam só eles, mas eles VIVEM da fama. Eles tem influência. Uma atitude deles em prol de alguma causa tem muito mais chance de dar resultado que uma pessoa comum. E quando é no interesse deles mesmos eles usam sem medo essa fama.

- E a Carla Perez? Qual seria o projeto dela?

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom leio o blog do oco e as veio o seu tambem, li os tres texto a respeito doa artistas engajados, discordo um pouco do seus post, os artista dão algo em troca, eles ganha dinheiro com o que vc compra e ele te da em troca a musica quew vc gosta de ouvir, isso ja é o sulficiente, pelo menos devia ser, em contra partida vc paga um dentista e quer que ele somente arranque o seu dedo, vc naum fica cobrando dele um possiçao politica ou cultural, ou a maoirida das pessoas não cobra, entaum vc paga pelo trablho que quer que seja feito, assim como um artista, pagamos os impostos para sustamente os caras la fazerema alguma coisa para essas pessoas que supostamente os artistas deviam alertar.

ps:sua vizinha não cobra para ser ouvida ao piano pq ela naum deve viver disso

Anônimo disse...

porra desculpa os erros de portugues e o dentista quer que arragar seu dente e não seu dedo

caio disse...

hahaha..daonde tu tirou o dentista que arranca dedo??? toscão!!!

Anônimo disse...

Não é uma questão de DEVER - é uma questão de PODER.

Qual o custo que o cara tem nisso? Por que não promover uma causa legal e não só a sandália da Xuxa, ou o selim de bicicleta da Carla Perez?

Essa gente deveria sim se manifestar. Eles fizeram a parte deles direitinho para organizar o lance da carteirinha de estudante, que lhes interessava diretamente. Por que não fazer com outras causas tb?

caio disse...

essa gente é foda hein...