quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Não somos a 3M

Estou numa reunião de Inovação, antes de falar sobre inovação começamos a reunião sobre a performance de vendas dos principais produtos, vimos que o principal produto perdeu 10% em vendas em uma única região: tempo gasto para ver os motivos e como iríamos reverter isso foi de 20 minutos.

Aí começa a reunião de Inovação: tempo gasto 6horas
Adoro essas reuniões por algumas razões:

- é muito legal ser inovador, ninguém quer parecer retrógrado, ou parado no tempo, é muito mais legal falar de Launch Plan, Strategy, etc do que falar execução, que o preço do produto atual está errado, a distribuição está uma merda, vendas não cumpriu o que planejou, etc, isso dá trabalho, enxe o saco;

- todo mundo quer parecer a 3M, mas ninguém levanta a bunda da cadeira e vai lá ver como os caras trabalham e quais são as metas;

- estamos num mundo globalizado, concordo, mas na boa, falar que a dona de casa de Suécia pensa e age igual à dona de casa de Feira de Santana é um absurdo, mas como os insights são globais, os posicionamentos são globais, as campanhas são globais, os consumidores também são globais, porra eu não vejo tantas suecas na fila do poupa tempo;

- outra coisa legal de reuniões de inovação, quando alguém começa com alguma bullshit:
“You have to kiss a lot of frogs to find the right prince. … But remember, a prince can pay for a lot of frogs.”
Quero ver se neguinho ia ficar beijando vários sapos com o dinheiro do próprio bolso, beijar vários sapos no escritório bacana no Itaim, tomando Ice Tea Light e com grana da empresa é fácil;

- ser inovador também é ser visionário, neguinho fica pensando nos produtos que serão lançados em 2013, mas não consegue responder por que o produto lançado 3 meses atrás não está vendendo, fala sério 2013!!!

- resumindo, pensando em tempo investido, dinheiro e a estatística dos sapos que não viram príncipes contra a gente, pergunto se a inovação realmente é um bom negócio;

Eddie

4 comentários:

caio disse...

kkkk..adorei as suecas no poupatempo...porra, vc não tem visto? precisa ir mais no poupatempo...

cara, dica do sabio marcelo izzo: vc vai estar aí em 2013? então põe aí no plano uma tinta que vai mudar a cor de marte...vc vai ser promovido...

Anônimo disse...

Poxa, cara, alguém devia estar pensando no tal produto que ta perdendo volume 100% do tempo.

Não você, que é estratégico e não pode ficar gastanto tempo com essas "bobagens" operacionais...

E quanto a 2013... escreve no slide "o futuro a deus pertence."

Anônimo disse...

Clynts,

fiquei pensando - qual a chance de vc ter desenvolver um "príncipe" se o produto dá problema nos primeiros 3 meses e ninguém pára para olhar por que?

Só vale sucesso instantâneo?
Não pode exigir nenhuma correção?

Masamune disse...

- Se o insight não vai fazer diferença em 90% dos casos, mas a distribuição e preço certo sim, não é melhor usar o insight global e não brigar com os gringos donos da marca? Aí foca a preocupação na execução local.

- Se pesquisar, vai ver que são pouquíssimos os casos de inovação de produto que deram dinheiro nos últimos anos, é tipo o "Santo Graal", todo mundo procura mas não rola. Inovações de processo deram grana, Dell e Casas Bahia são exemplos.