segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Colaboradores

Estou tendo que montar minha "equipe"...e selecionar pessoas é foda...

Pouca coisa me dá saudade de multinacional, mas isso é uma delas. Porque em empresas maiores é mais fácil, tem o RH, os procedimentos, tem a estagiária do outro departamento, ou seja, mais chances. Em empresa pequena iniciando é um pouco mais complicado que isso.

Em resumo, estou bem "perdido" nesse assunto, tipo não sei nem como começar - ou será que não tenho o menor saco de começar??? Bem, dá no mesmo...

Por enquanto só sei alguns comportamentos que não quero conviver, algumas delas me irritam profundamente:

- Pessoas que quando você pede algo diferente, te falam que isso não é trabalho delas....
- É de quem então? Meu?

- Pessoas que comem o dia inteiro bolachas e outras coisas...
- Minha atual slave é o maior exemplo. Deprimente...

- Pessoas que "se ofendem" quando vc brinca que elas são escravas...
- Afinal todos somos não? Ou vc tá lendo isso na praia???

- Pessoas que querem ganhar mais porque veêm que vc ganha mais, e não fazem o que você pede ou quando o bicho pega se perdem...
- Cara, a inveja é uma merda.

- Pessoas que falam "tadinho" toda hora...
- Acho que nada me irrita mais que esses moralistas estúpidos que defendem o motoboy que vai ter que atravessar a cidade pra entregar o documento...detalhe, eu tô pagando...

- Pessoas que querem "conversar"...
- Trabalho é pra ralar, podemos conversar, mas se o trampo estiver rolando bem, do contrário vai terminar a planilha porra...

- Pessoas que não anotam o que você pede...
- Aí te obriga a anotar pra depois cobrar, porque convenientemente elas vão negar que você tenha pedido, criando uma obrigação de registrar tudo, bem português aliás....

- Pessoas que quando há um problema te dizem que sabiam que aquilo poderia acontecer.
- Cara, não quero saber, quero resolver o problema, depois podemos falar. E em geral, tive um bom motivo pra fazer desse jeito que deu caca...

Agora lembrando a definição básica de uma empresa do meu curso de ADM:

Empresa => Um grupo de pessoas que se unem para atingir um objetivo que nenhuma delas poderia fazer sozinha.

Ou seja, se eu pudesse faria sozinho...como não posso, vou ter que contratar...

4 comentários:

caio disse...

Ixi..assunto espinhoso..se é que eu posso dar algum conselho, esquece. Acho ilusão os que consideram a vida profissional dissociável da vida pessoal (lembra do que cara que dizia ser honesto mas precisava pagar bola pra vender?). O que quero dzer? Você vai ganhar na loto se achar alguém pro ativo,perspicaz, eficiente e que tope ganhar um salário baixo.Portanto, dentro do que eu vivi, relaxe e se prepare pra ter sempre esses problemas. Ou contrate alguém com remuneração variável...ah não, esquece..a pessoa vai trabalhar com vc 06 meses e depois vai querer um trampo onde ela ganhe menos mas saiba qto todo mes...

Anônimo disse...

Acho que tem algumas coisas aí a considerar:

1. Acho que no seu caso funciona meio ao contrário - vc tem que ter bem claro o quanto pode pagar e ver se o que vc quer do cara é compatível. Senão redesenha a função.

2. No seu caso, eu contrataria pela atitude, e não pela experiência. O cara vai fazer coisas simples, isso vc ensina em dois minutos. O cara só tem que ter fundamento (excel, powerpoint, saber falar, etc)

3. Procuraria gente que tem mais a ganhar do que o dinheiro - "meu pai tem uma joalheria", "quero mudar de carreira", "quero ver na pratica o que aprendi no meu curso de Luxo" são todos alternativas boas.

Homem Enxaqueca disse...

bom, gostei da parte das pessoas que comem o tempo todo, que querem ganhar mais que voce e que falam "tadinho" toda hora, concordo com tudo isso.

- Falando da posição eu tenho uma sugestão, porque voce não coloca um anuncio de recepcionista, quem vai se interessar pela vaga:

1) Pessoas que sabem falar, atender telefone e anotar recado
2) Com boa aparencia

isso cobre metade do que voce precisa, o resto voce ensina e vai aumentando o salario do slave se ele entregar o q vc precisa

Na hora da entrevista vc fala que houve um engano e que a vaga é um pouco mais do que recepcionista...

Masamune disse...

Esceente a sugestão da recepcionista...

Se eu conseguir ficar sem rir, posso até dizer pra pessoa depois de um tempo:

"Nossa, seu potencial me impressionou, vou propor aumentar o escopo da função pois acredito que você tem condições de crescimento na companhia..."