sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Trip mudou ou eu que mudei?

A Trip foi lançada em 1986. Eu tinha 15 anos na época. Acompanhei a revista desde o início, era uma das poucas que eu comprava em banca. Gostava de praticamente tudo.

A revista foi de vanguarda. Música, cultura, comportamento, a Trip sempre dava antes. Tinha inclusive um slogan uma época sobre isso pois a Trip fazia ensaios sensuais com algumas gatas que depois ficavam famosas. Aí era só dizer que "A Trip deu antes".

Recebo a Trip e a TPM todos os meses aqui na firma, estou no mailing deles. Ano passado mandaram um email pedindo opinião sobre a revista, respondi na maior boa vontade destacando o que acho que está ruim. Esse ano não respondi...

Decidi escrever esse post porque na última edição eles falam de educação. Entre as inúmeras barbaridades tem uma entrevista com Ricardo Semler e Gustavo Iochpe. Os dois tem opiniões diametralmente opostas sobre educação. O conceito do Semler é muito bonitinho mas não é aplicável na prática. O do Iochpe é totalmente prático. Adivinhem com quem concordo?

Voltando à revista, fica claro nas outras matérias o viés totalmente esquerdista amalucado. Ok, é a pegada da Trip desde sempre. Mas enquanto eles estão falando de temas para adultos não dou a mínima, afinal adultos teoricamente sabem se defender. Mas propor essas doideiras para crianças é foda...

Mas o ponto do Post é outro...como é que uma revista que cheguei a colecionar hoje me parece tão idiota? Eu mudei ou a Trip mudou? Acho que as duas coisas aconteceram...a revista no começo era de vanguarda, alternativa, mas também mais leve. Não se embrenhava em temas tão complexos.

Pois há temas que precisa ter responsabilidade. Educação é um deles. Por isso que a teoria da escola do Semler ( Lumiar) de dar poder de decisão aos alunos me parece uma tremenda bobagem. É claro que se pode escutar os alunos e tentar adequar as coisas para que o ambiente seja o melhor possível. Mas não dá pra esquecer que quando você é criança ou aborrecente a última coisa que te interessa é estudar. E no entanto é o que vai te fazer falta lá na frente...

Eu mudei? Claro que sim, acho que mudei pra melhor, cresci, amadureci. Sou uma pessoa mais completa e lúcida que aos 20 anos de idade. Já a Trip com 25 anos de idade me parece pior pois se acha esperta quando na verdade é sonsa. É totalmente vendida mas posa de independente.

Escola com disciplina

Há uns 3 anos a minha filha menor perguntou o que era "disciplina". Ela tinha 4 anos na época. Antes de responder ( e pra ganhar tempo) perguntei o que ela achava que era. A resposta foi que disciplina é "levar bronca". Achei divertido o ponto de vista, mas disse que achava que disciplina era a capacidade de conseguir aquilo que queremos. Óbvio que as duas fizeram cara de ?????

Expliquei que quando se tem disciplina a pessoa consegue focar nos seus objetivos e perseguir os passos necessários para conseguir o que quer. O que acontece é que como elas são muito pequenas, ainda somos nós, pais e professores, que direcionamos elas para o que é melhor, afinal elas ainda não sabem avaliar por si mesmas.

Mas disse a elas que no futuro elas é que vão decidir o que é melhor pra elas. E essa capacidade de ter disciplina é que vai permitir a elas se formar, conseguir um trabalho, estudar no exterior, montar uma empresa ou emagrecer. Sei lá o que vão querer fazer da vida, mas se tiverem disciplina vão conseguir. E vão fazer bem feito.

Então esse papinho furado de deixar as crianças "soltas" para desenvolverem seu potencial pra mim é balela. Não estou defendendo aqui a escola do Pink Floyd...mas se deixar na mão dos alunos as aulas seriam ao ar livre fumando maconha...


4 comentários:

caio disse...

pusta coincidencia...há umas 02 semanas fiz um post a pedido de um amigo sobre educação que começa com um trecho de Another Brick in The Wall..hehe, que legal...

sobre a Trip: nunca li, nao por nada, entao nao tenho como opinar...mas nao tenho duvida qto à sua mudança...e accredito que a revista deva ter ficado mais imatura mesmo...

sobre Educação: concordo 104% com vc. Disciplina é talvez a capacidade mais importante que alguém deva desenvolver.Tb concordo que não é estratégia militar mas definitivamente passa muito longe "anarco-democracia-vamofazêoquenóisquisé" que uma galera prega..

Curti o post!

ps: uma revista que tenho curtido é a Alfa...e pra vc, sugiro a Caminhos Geriátricos..hehe...

Masamune disse...

CG ainda não, mas tem uma série de TV que curti um tempo atrás, chama Men Of a Certain Age, é sobre 3 amigos na meia-idade...eu fiz 40 anos há pouco...é a minha preocupação no momento, criar filhas, lidar com a ex-mulher e ganhar dinheiro...

Rivotril disse...

sempre curti a Trip tb, faz tempo que não leio e agora nem vou comprar uma para ver, confio no seu POST. Concordo contigo também, imagine uma escola no Rio e a negada fazendo o que quiser....

caio disse...

bom, se vc aprender o item 03 da sua lista, me avisa..por enquanto, os itens 1 e 2 ainda não me são necessários...

abs