segunda-feira, 15 de junho de 2009

É bom pra caralho ser o dono...

Tenho um irmão advogado, esses dias ficamos em casa batendo papo.

Ele acaba de fazer uma aliança com um escritório maior, pra ter melhor estrutura na área administrativa. E ficamos discutindo os desafios de crescer, pois agora que a despesa já cresceu, agora tem que correr atrás da receita, essa é a única opção.

As dificuldades são parecidas. Falta de pessoal qualificado, problemas para captar clientes, politicagem interna, e por aí vai. E não tem muita opção, nesse ramo, trabalhar em empresa só rola se você for um mega-looser...

Ele nunca questionou isso, sempre pensou em ter seu escritório com alguns sócios. Tentou o primeiro, não rolou, está no segundo e mudando. E no meio do papo ele soltou a frase:

- É bom pra caralho ser dono...

Eu na hora me toquei que isso é o que me motiva também. Não dar satisfação besta pra vagabundo. Eu acho que isso se confunde com rebeldia no ambiente pasteurizado de multinacional, mas na vida real, você tem que se impor. Claro que tem que fazer alianças, mas no geral você tem bem maior espaço de manobra quando está empreendendo.

Essa é uma verdade, pois por pior que seja o dia, é do caralho saber que aquele esforço todo é seu ( e no meu caso das minhas pequenas). Saber que você está construindo algo que vai te manter no futuro. Quem sabe até te permita viajar, passear e curtir com o fruto do seu trabalho.

Algumas vantagens:

- Você é dono do seu horário de almoço
- Você manda embora quem você quiser a hora que quiser
- Você só contrata quem você quiser - agências inclusive
- Você chega e sai na hora que quiser.

Claro que tudo isso tem limitações, mas são as mesmas de ter um emprego. E também tem um monte de problemas besta pra resolver. Mas lembre-se é tudo seu, portanto são seus problemas, não o dos outros.

2 comentários:

Rivotril disse...

gostei do "dono do seu almoço", tem uma razão que acredito muito:

- vc só vai fazer aquelas atividades que voce realmente acredita e que podem melhorar seu negócio e assim usar melhor seu tempo (sua vida).

Enxaqueca disse...

Olha só: ontem um amigo que é dono de uma lanhouse tava me dizendo:

"Bom é ser funcionário - vc ganha 13 meses, trabalha 11, nas férias ganha 1/3 do salário a mais, se te mandam embora você ganha uma puta bolada, tem auxílio desemprego, não importa quanta merda der o seu pinga, sempre pode por a empresa no pau que você ganha, e a culpa da sua vida ser uma merda é sempre do seu chefe."

Não, ele nunca foi funcionário.