terça-feira, 25 de novembro de 2008

Porteiro x Zelador: Round 1 - Fight!

Assisti ontem a uma cena icônica.

No prédio onde eu trabalho, existe um cidadão que é algo como um síndico e um gerente do prédio. Ele cuida para que as pessoas façam seu trabalho, e tudo esteja funcionando direitinho. Vou chamar esta pessoa de gerente, para facilitar, embora isso passe uma idéia de que a coisa é muito mais chique do que é. Para que possam ter idéia, um ano atrás ele era o porteiro. Por sinal, o novo porteiro é o outro personagem de nossa história.

(A real é que são dois semi-analfabetos, um negro e um branco, conversando com sotaque nordestino. Sem julgar, só estou apresentando os personagens. Também podia dizer que os dois tem uns 30 e tantos anos, e que são casados.)

Resumindo, o que acontecia era o seguinte: os dois discutiam, em voz alta, na frente da porta do elevador, junto a donos de conjuntos e clientes. O gerente estava dando uma bronca no porteiro porque este havia chegado atrasado, novamente. E a resposta do porteiro é que, já que todo mês vem descontado no holerite dele o tempo de atraso, que o gerente não tinha direito de reclamar.

Foi nesse momento que o gerente fez a burrada. Começou a argumentar que os atrasos não eram descontados, e o porteiro cismando que eram. A discussão ficou nisso, o porteiro virou as costas para o gerente, entrou no elevador, e deixou ele falando sozinho.

Não sei nem por onde começar. Acho que o que me incomodou é o porteiro achar que tinha a razão.

Fiquei pensando no quanto fazemos isso: Não tem uma penalidade por descumprir a regra? Ok, eu pago a penalidade, e você não me enche mais o saco.

Vou me ater a este caso e deixar que vocês façam as abstrações necessárias.

1. Importa se o atraso é descontado ou não?
2. E se for, vale? Eu pago a penalidade e você não me enche o saco?
3. Será que o porteiro pensa que o outro porteiro, o da manhã, tenha que ficar mais tempo (e assim atrasar em seu outro emprego) ou deixar a recepção do prédio sozinha (que o gerente evidentemente não permite)? Será que ele se importa?

Enfim, fiquei com o episódio na cabeça, e resolvi escrever.

Um comentário:

Masamune disse...

Já ouviu falar de advertência? Existe isso, tenho um cliente que usa. Ele dá advertências escritas e orais quando os funcionários descumprem regras CLARAMENTE estabelecidas.

E se precisar, manda embora depois da 3a advertência.

Pra que discutir com funcionário? Pra que reclamar do atraso?

Faz assim:

1- Estabelece a regra e comunica.
2- O cara sabe da regra. Se descumprir, leva penalidade.
3 - Fez 3 vezes( ou 5, sei lá), mada embora.

E se falarem "coitado" do porteiro, vcs já sabem de onde vem a palavra coitado...