segunda-feira, 5 de julho de 2010

In dieser Weltmeischterschaft wollte ich deutsch sein

Acabo de assistir novamente os gols de Alemanha x Inglaterra. Um jogaço espetacular. Além do gol que o juiz não deu, o Lampard meteu uma bola no travessão no segundo tempo quando ainda estava 2 x 1, antes dos alemães matarem o jogo no contra-ataque.

Ok, o juiz errou, mas acho que nem os ingleses podem negar que a Alemanha arrasou naquele jogo. Como arrasou contra a Argentina no sábado. Foram 2 partidas contra times fortes e de imensa tradição em que os jogadores disputaram de maneira limpa. Mesmo perdendo de 4, ninguém deu botinada ou ficou esbravejando. Argentinos deram mostra de civilidade...

"Nessa Copa queria ser Alemão". É isso que significa o título do post. Pois a Alemanha se transformou no que o Brasil sempre foi ou buscou ser. Atletas com talento buscando jogar bonito e com eficiência. E a seleção brasileira se transformou no que sempre odiamos. Brucutus que se impõem pela força. O jogo com a Holanda parecia um jogo de Libertadores ao contrário. Não, não parecia...se fosse o caso, os brasileiros saberiam catimbar e bater sem ser apanhados pelo juiz, o que não foi o caso. Não é nossa vocação. Ainda bem.

Vendo os jogadores que retornaram ao Brasil falando, é impressionante perceber como negam a verdade. Continuam dizendo que mandaram bem, fizeram o melhor, e que a derrota é inexplicável, que são "coisas do futebol". Acho que eles realmente acreditam nisso ( alguns), ainda mais que jogador de futebol é tudo ostra. Boa parte deles é evangélico, o que prova que o raciocínio crítico não é o forte do grupo. Pegue um líder autoritário ( Ricardo Teixeira ), que dá poderes a um imbecil grosseiro ( Dunga ), com uma imprensa ufanista e o resultado é esse, um desastre total.

Interessante notar que o discurso do Dunga exalta que o grupo estava fechado, que ele resgatou o amor pela camisa da seleção, que manteve um trabalho durante 3 anos, que eram os jogadores mais disciplinados e ficaram 40 dias encarcerados sem reclamar. Tudo isso prova que estava tudo errado. Os caras ficaram tão isolados que pensam que estavam certos. É como se fosse um BBAS ( Big Brother África do Sul). Viviam numa realidade alterada, irreal.

Mas acho que o Dunga vai passar. Como o Lula e sua corja vão passar. Só queria que o processo político tivesse um pouco de Copa do Mundo, com uma fase mata-mata. Pois o barbudo só sobrevive porque o governo é por pontos corridos, os outros times ( países) andam fracos e o técnico anterior ( FHC) deixou uma larga vantagem de pontos. Então vai demorar mais, mas uma hora isso tudo passa também.

Nenhum comentário: