sexta-feira, 11 de março de 2011

A REDE SOCIAL

espero que este POST renda algum comentário do Enxaqueca que anda sumido dessa mesa de bar virtual.
Se você ainda não viu o filme a Rede Social que conta a história de Mark Zuckerberg cofundador do Facebook não vale a pena ler o POST...
Se você já assistiu vamos lá:
Achei o filme ducaralho, em termos de roteiro ganhou o Oscar como melhor roteiro adaptado, no dia que assisti tava meio com sono num domingão a noite, no primeiro diálogo acordei e fiquei ligado até o fim.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a própria figura do Mark, mas antes de falar dele queria chamar a atenção para como se criam Marks Zuckerbergs da vida. E depois de assistir ao filme a única coisa que me veio a cabeça foi a mistura que eles tem entre Educação e Competição.

Antes de Harvard, o Mark estudou em uma escola comum dos EUA mas se deu bem em Artes e Cultura Clássica, aqui já fica claro que não é só o português e a matemática que leva as pessoas e sociedade para outro patamar, sem contato com essas matérias o mundo continua igual, ponto pros americanos.

O cara estudou em Harvard, eu não conhecia muito a história da faculdade e fui pesquisar alguns dados (fonte wikepedia):
1-Faculdade mais antiga dos EUA, fundada em 1636. Sabem qual é a do Brasil? Faculdade de Medicina da Bahia 1808...172 anos atrás. A USP só surgiu em 1934
2-Melhor faculdade do mundo (a 2a é Stanford só por curiosidade)
3-4a maior biblioteca do mundo
4-Sete presidentes americanos estudaram lá, incluindo George Bush...brincadeira. Mas o Obama estudou lá sim
E se quiser colocar o seu filho para estudar lá reserve R$2 milhões por ano.

No filme percebe-se que é um ambiente altamente competitivo, inclusive para entrar nas fraternidades, tudo bem tem as festas e tal, mas pra entrar o cara tem que ser bem preparado intelectualmente e muitos deles praticam esportes, se já é foda estudar em Harvard imagine ainda ser do time olímpico de remo como 2 caras que aparecem no fime, competição de alto nível pra qualquer um. Ponto pros americanos.

No Brasil você não vê uma competição tão acirrada, quem participa de olímpiadas de matemática é considerado Nerd, poucos pais exigem ou incentivam seus filhos a participar desse tipo de competição.

O cara é gênio? Eu o considero, não só pelo lado técnico de programação mas também de gestão, não é mole ter 20 anos e recusar vender sua empresa com alguns bilhões de dólares. Mas se ele tivesse nascido em Feira de Santana e cursado a Faculdade da Bahia definitivamente não estaria onde está hoje.

6 comentários:

Masamune disse...

Também gostei do filme, acho que conta bem a história, parece razoavelmente fiel aos fatos.

Acho que a competitividade americana é unica no mundo, e embora tenha seus lados positivos, tem muita coisa negativa. Mas que seria bom nego no Brasil ter 50% dessa garra seria...

Interessante notar que o sócio dele era brasileiro. E ver que no filme, entre outros desencontros, o brasileiro se complica com uma namorada psico enquanto o Mark continua na neura de fazer o negócio crescer. Será que tem a ver com o tema do post? No final o brasileiro ganhou na justiça 5% do facebook, pouco mais de 1 bilhão de dólares.

Realmente é impressionante ver como ele aguenta toda a pressão na gestão do negócio e no processo judicial sem desistir dos seus objetivos. Mas na verdade não admiro os Marks no lado pessoal, pois pra chegar onde chegam tem que ser muito FDPs. Quanto ao valor que eles tem para a sociedade não sei avaliar. Mas, novamente, seria melhor ter uns brazucas FDP produzindo algo parecido...

And last but not least...quando defendo a educação básica português + matemática para o Brasil é porque acho isso o início. Depois que os estudantes forem craques nisso ( o que irá levar muito tempo) eu começaria a me preocupar com o resto, que acho que vem sozinho anyway.

Bom post, bom filme. E o enxaqueca deve estar hibernando...

Enxaqueca disse...

Não, estou acordado... Como característica brasileira, acho que aqui é o país do "alguém devia fazer alguma coisa", ou do "Ah, mas tem muita gente com essa neura de fazer o negócio crescer (não, não sei quem)!"

Em paralelo, estou pensando no que você disse sobre a competitividade dos americanos, e olhando o jornal na minha frente. Estou muito interessado em ver os japoneses reconstruindo seu país.

Bom post mesmo, e bom filme. Ah, e também acho que matemática e português são básicos, mas não sei se o resto vem sozinho não.

Só questiono o que é o resto, e quem define o que precisa ser passado. Basta olhar para as dezenas de projetos de lei incluindo de tudo na escola.

Cesar disse...

é, vou me ater a coisa do ensino: é f* pq no Brasil há vários mundo dentro do mesmo mundo. Vai no Porto Seguro, que custa 2 mil por mês, e vê se os cars não tem aulas optativas de arte, esporte e outras coisas desde o ginásio. Agora, pensar em um projeto público de ensino que inclua essas coisas quando um alto percentual se forma no primário analfabeto, não dá! você vai ensinar filosofia para um cara que não sabe a tabuada e não consegue interpretar um texto simples? Vai ver a prova do Enem, que supostamente julga o quanto o aluno aprendeu na escola, para ver o nível ridículo da prova. Enfim, nisso to com o masamune, o Brasil ainda está no nível de conseguir ensinar português + matemática de forma satisfatória, para aí tentar pensar em outras coisas...

caio disse...

porra, vc disse que se nao tivesse visto o filme nao valeria a pena ler o post...fiquei me segurando pra nao ler o post sem ter visto o filme...tentei 2x alugar mas nao consegui, entao li assim mesmo...rs..

bom, vou esperar ver o filme para tecer comentários mais profundos!!

abs

caio disse...

e o bush estudou sim em harvard..e em yale...e o lula no senai...

Rivotril disse...

fico feliz de ter ressuscitado o Enxaqueca, legal os comentários e Caio continua tentando que o filme é bom....