segunda-feira, 9 de junho de 2014

Boa surpresa...por enquanto ao menos...

Com o primeiro comentário, mesmo que somente após 2 meses, me sinto estimulado a postar novamente por aqui.

Tive uma boa surpresa nos útimos tempos. A história é a seguinte:

Estou transformando minha filha de 13 anos em uma pequena reacionária. Tento evitar, tentar que ela tenha espaço para criar sua própria opinião sobre as coisas, mas a verdade é que a minha revolta com inúmeras injustiças que sofremos todos os dias é maior que a minha capacidade de me manter neutro no dia-a-dia. Por conta disso a minha pequena ( nem tanto) vem se tornando muito atenta às coisas que ouve na escola por exemplo.

Eis que ela me comenta algumas coisas que vem aprendendo em Geografia. Ato contínuo, eu pego sua apostila para dar uma checada. Elas estudam agora no Mackenzie, e o colégio trabalha com um material próprio, não usa livros didáticos. Acho que é menos pior assim, dado que os livros didáticos aprovados pelo MEC ensinam que "nós pega os peixe" não está errado. A apostila é bonitinha, colorida, parece um livro para todos os efeitos. Tem alguns exercícios, ilustrações e gráficos. Depois coloco algumas imagens em outra postagem. O ponto aqui é outro.

Após ler algumas partes do livro identifiquei sem muitas dificuldades alguns problemas:
- Erros de conceito
- Distorções ideológicas contra o capitalismo, empresários, os USA
- Informações confusas, redação ruim
- Erros gramaticais e de concordância
- Charges preconceituosas e inadequadas para crianças de 13 anos

Com isso em mãos marquei uma reunião com a coordenadora da Escola, sem muita esperança de ser ouvido mas incapaz de deixar pra lá, afinal se trata da educação da minha filha. Qual não foi minha surpresa ao ser muito bem recebido em meus comentários pela coordenadora geral, que anotou alguns de meus comentários e após uma breve conversa me pediu que eu me encontrasse com a sua colega responsável direta pelos conteúdos. Conversamos sobre outros temas mais ligados à disciplina e valores que são passados para as crianças. O Mackenzie é um colégio confessional, presbiteriano, o que ajuda um pouco nesse tipo de assunto.

Fui pra casa com o telefone da outra pessoa e antes que eu pudesse ligar para marcar já recebi uma ligação da escola propondo um horário no dia seguinte. Fui a esse novo encontro com os pontos de destaque já marcados na apostila. A reunião foi ótima, com a coordenadora anotando várias coisas e concordando que "podia-se perceber uma ideologia por trás do texto". Essas foram palavra dela ! Isso me surpreendeu positivamente, na minha experiência anterior em outra escola esse tipo de profissional costumava ser bem mais escorregadio, saindo pela tangente nos temas polêmicos. Houve ainda outra surpresa positiva já que na ideologia presbiteriana a riqueza é valorizada, portanto a pregação marxista da apostila contraria os princípios do Mackenzie.

Ela me solicitou um email destacando os pontos onde eu havia encontrado problemas e disse que encaminharia o assunto ao departamento responsável pela preparação e revisão do material. Ela declarou que via sim erros de revisão no material de Geografia.

Comentei esses fatos com algumas pessoas que, absolutamente descrentes, consideram que a coordenadora está apenas me enrolando, que nada será feito e que tudo continuará como antes. Eu confesso que não aposto todas minhas fichas na mudança. Mas não posso concordar com a absoluta falta de confiança e desânimo que outros podem ter. Se for assim é melhor desistir de tudo ! Mas isso para mim é inadmissível, desistir de mudar o que está errado e corrigir injustiças me parece desistir de viver. Há que lutar com inteligência á claro, mas lutar é essencial.

Segue um texto muito bacana sobre confiança.

http://www.olavodecarvalho.org/textos/peyrefitte.htm