segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Minha mensagem de final de ano ou melhor para o ano novo

EMBRIAGUEM-SE

"É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso". Com vinho, poesia ou virtude, a escolher."
Baudelaire

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Impunidade e coitadismo

Esse post ficou perdido lá atrás, estou resgatando, o assunto segue sempre atual.

Fiquei pensando na história da carteirinha de estudante do outro post. Que dizer então de preços de shows no Brasil?? Fui no ACDC de pista por 300 reais, é muita grana pra ficar de pé, não ter banheiro, e tomar chuva.

Eu acho que o maior problema no Brasil é de longe a impunidade. Ela é que gera o efeito dos bons pagarem pelos maus. Vejamos alguns exemplos.

O cinema ou casa de shows aumenta os preços pra compensar os que dão gato com carteirinha de estudante.

Os impostos são altos porque tem uma muita gente que não paga. Então onde é fácil taxar e controlar o governo mete a mão mesmo.

Tem que autenticar tudo que é documento por conta dos golpistas que tem na praça. O spread bancário é alto e sempre se exigem garantias pois se o cara não pagar não tem jeito de cobrar.

E ultimamente, a impunidade anda de mãos dadas com o coitadismo. Os bandidos não tem culpa, eles foram excluídos pela sociedade e decidiram ir para o crime. A mulher que deixou seu bebê morrer de calor no carro não tem culpa, ela se esqueceu, e não a condenam, afinal a tragédia já foi o bastante. O MST não tem terra, então se justificam as invasões e destruições.

Preços de seguro de carro, de transporte de mercadorias, valet park, estacionamento, shopping - tudo decorrente da falta de segurança que tem sua maior origem na impunidade. Não compro essa de desigualdade social, pois tem muito pobre e pouco viram bandido. e tem muito rico bandido também.

Aliás, burro é o pobre ou rico que acredita nessa ladainha e vota em gente que defende a impunidade para as vítimas da desigualdade. Se tem alguma vítima somos nós que não podemos andar na rua. Essa história de cotas pra recompensar erros do passado? O passado já era, quero ver alguém sugerir dar oportunidades para o futuro de todo mundo, e quem quiser mais que corra atrás.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Deus, me dê paciëncia !!

Tenho encontrado gringos com uma certa frequencia ultimamente. E é um saco, pois o Brasil é o país da moda, e o Lula é espetacular. Aliás, muitos pensam que ele que fez tudo... Agora mesmo o barbudo está voando pra Copenhage para dizer aos "países ricos" o que fazer.

Ontem mesmo li 2 notícias sobre acidentes de trânsito, um aconteceu nos Estados Unidos e outro no Brasil.

Nos EUA ocorrem muitos acidentes por conta de estradas congeladas, neve e gelo na pista. Os caras tem até um site somente pra isso, com dicas e mapa atualizado de condições por estado.

A imagem abaixo mostra um acidente que envolveu 50 carros e feriu 46 pessoas. DETALHE, num acidente com 50 carros não houveram mortos...


Quem quiser ver as outras fotos clique aqui.

No mesmo dia, leio uma notícia do Brasil, em que um adolescente de 14 anos dirigindo um caminhão atropelou uma criança de 4 anos.

" Segundo a Polícia Militar, o pai do adolescente, que trabalha em uma feira perto do local, no bairro Cidade Tiradentes, disse que se sentiu mal e resolveu ir para casa. Antes, pediu ao filho que mais tarde levasse o caminhão até lá. "

Quem tiver estômago lê mais aqui.

Mesmo assim, é o Brasil que vai ensinar aos países ricos como lidar com a crise, acabar com a fome, resolver problemas do clima, e muito mais. E com um bando de terroristas no poder...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cansaço

Afffffe, que vontade de não fazer nada o dia todo...

Hoje é um daqueles dias em que cada vez que chega um email, torço para ser spam. Porque é um cliente que, depois de faturar ONZE notas para ele pelo mesmo produto, ele resolve que o processo está errado, ou porque a prefeitura resolve que o imposto que paguei não consta como pago, ou porque o banco está fora do ar e tenho que ir na agência pagar o fornecedor manualmente...

Nem vou falar dos projetos, porque estou até com medo de pegar em alguns deles- o prazo vai apertando, por alguns eu já recebi, e estou no maior bode de mexer com eles porque estão numa fase de refação - nem sempre para melhor.

Sempre tiro um sarro dos que estão na correria de final de ano - com seus presentes, encontros, fechamentos, planejamentos - pelo quanto eles mesmos geram sua própria correria.

Este ano, por motivos diferentes, estou na correria. "Sinal que as coisas estão andando" disse um amigo meu.

Sei lá.

Eu só queria deitar no sofá e cochilar um pouco...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

I did it My Way

Depois do post do ACDC fiquei lembrando de uns momentos do show.

Estava eu ali vendo o velhinho de mais de 60 anos animalizando na guitarra e deixando aquela galera toda ensandecida. E fiquei pensando, qual é a visão do cara? Quer dizer, o velhinho toma um avião, vem até o Brasil, passa o dia no hotel morgando, à espera do momento supremo que vai entrar no palco e quebrar tudo.

Esses caras passaram a vida fazendo isso, e mandam muito bem. Quanto desse sucesso se deve ao talento e quanto ao comprometimento? Porque o cara tem que estar muito na vibe pra vir até a América Latina fazer show aos 60 anos. Correr que nem um louco, sem camisa naquele palco de 80m não é pra qualquer um.

Ao mesmo tempo, muitas e muitas pessoas aos 40 anos já estão com aquelas barrigas enormes, completamente sedentários, vivendo vidas atrás de telas de computadores, sentados em suas baias. Nem todo mundo pode ser rockstar, é claro, mas quanto podemos abrir mão de nosso verdadeiro propósito na vida?

Porque a impressão que eu tive vendo os caras ali no palco foi que eles encontraram seu caminho, e se agarraram a ele. E aposto que em muitos momentos não foi fácil.

Que sentido tem passar a vida toda fazendo coisas sem sentido, trabalhando em algo sem objetivo? Já imaginou o tesão que esse cara sente quando faz um show?

Cada um tem seu caminho, é claro, mas foi do cacete ver alguém que vai poder encarar a morte de frente e dizer - I did it my way !

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sobre mitos infundados

Essa semana fui ver o show do ACDC. Showzaço, fodão mesmo. O chão tremeu. E no dia seguinte, enquanto a ressaca passava e eu tentava me recuperar da dor nas minhas pernas, fiquei pensando em quantos mitos eu vi destruídos no mesmo dia.

A banda está na ativa a 40 anos. Os integrantes tem algo próximo de 65 anos. E com essa idade, eles tiraram a roupa no palco, se penduraram em um sino gigante e fizeram um show que fez 70 mil negos se esgoelarem. Uma banda de velhos.

Na platéia, gente dos 15 aos 80 anos. Pirando. Homens e mulheres (confesso que fiquei surpreso- as mulheres eram bem mais bonitas do que eu esperava). Quando fui comprar ingresso tinha um cara que dizia no celular "po, diz que to numa cirurgia de emergência", outro dizia "tenho que abrir uma conferência às 15:00, será que dá tempo?", e uma senhora dizia pro filho "nós vamos no ACDC, mas depois não me venha falar de Metallica que a grana não dá, entendeu?". Isso é que é diversidade.

Zero violência. Ninguém se bateu. Ninguém se machucou. As pessoas respeitavam, deixavam você passar (na medida do possível).

A cerveja estava gelada e custava R$5,00. Mais barato que na Vila Olímpia...
Bom, alguma coisa foi como eu esperava nesse show.