quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Meu chefe pode ir?

Hoje fui almoçar com um amigo que trabalhava comigo, desde abril não nos víamos então semana passada marquei esse almoço c/ ele.

O combinado era chegar as 12:30, ele trabalha no WTC, e como sou meio perdido me atrasei 20min pq perdi a ponte do Morumbi, nesse meio tempo ele me ligou perguntando:

- Meu chefe pode almoçar com a gente?
Bom, pra manter a educação e o cara é gente boa disse que tudo bem, mesmo achando estranho.

Chego no almoço e não tem só o chefe dele, havia também uma consultora que presta serviço para empresa onde ele trabalha (grande multinacional coreana).

O chefe dele para ajudar é um argentino que cresceu no Canadá, então o almoço foi todo em inglês, e o papo foi empolgante, falamos dos problemas com dashboards, macros em excel que não abriam no computador do hermano-canadense, dos Kpis e também dos problemas com as bagagens nos aeroportos.

Nesse último assunto todos tinham uma história super empolgante, também surgiram dúvidas de quantos quilos podemos carregar na bagagem de mão nos voos nacionais.

Eu disse 12kg, a consultora disse 5kg, eu disse deve ser isso mesmo (foda-se).

Bom, tentei tirar proveito daquilo e depois do almoço me lembrei das diversas vezes que estive em almoços com gringos da firma e me surpreendi como não me lembrava de nenhum assunto interessante que conversávamos, o papo é sempre business, e quando se tenta tornar o papo mais pessoal cai nessas besteiras de malas perdidas no aeroporto.

Valeu muito a pena estar ali naquela mesa e ao mesmo tempo fora de tudo aquilo, me ajudou a ver que:

- um almoço vale muito, principalmente com pessoas que vc não encontra frequentemente (acho que meu amigo ainda não tem essa visão);
- os almoços de multinacionais com gringos é um saco e não influenciaram em nada na minha vida;
- manter compromissos pessoais é sinal de respeito c/ as pessoas, se tiver algum problema não tente dar um jeitinho pra encaixar as coisas;
- o almoço no D&D é bem caro, não pro meu amigo e o chefe dele (a consultora pagou a conta deles)...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que você gosta de fazer?

Em muitas conversas com o Oco sobre trabalho e o que fazer da vida ele sempre colocou a pergunta:
"o que faria você ficar uma noite de sexta-feira inteira discutindo ou fazendo algo e realmente curtindo aquilo?"

E aí a sugestão dele é você cair pra dentro dessa pergunta e começar a listar o que gosta e entender se dá pra viver daquilo, etc e procurar aquilo ou algo relacionado pra fazer (Oco, se não for assim me corrija).

Bom, posto isso tô eu aqui em casa e acabo de receber um e-mail com o Título 1001 Discos - No Brasil, é um site para fazer download de música, tem as capas dos CD's, etc.
Aí caiu a ficha, faço esse tipo de coisa desde os 12 anos, antes procurava as letras nos encartes para cantar junto, dessa forma aprendi o que sei de Inglês, tinha poster na época do Guns e meu primeiro disco foi um vinil usado dos Beatles.

Aí veio a internet e comecei a baixar as letras, músicas, tenho um songbook caseiro do Pearl Jam, agora com o You Tube tenho uma lista de video clipes que gosto e agora vou passar algumas horas baixando músicas nesse site que recebi.

Poderia ficar horas e horas fazendo isso e realmente curtindo, descobrindo novos artistas, salvando a capa para colocar no Itunes, fazendo playlists com temas variados e jogando RockBand.
É um tema que gosto muito e tenho certeza que isso não vai mudar.

Mas a questão é como fazer disso profissão?
Alguma sugestão?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O exemplo tem que vir de cima

Como vocês sabem, sou aqui o líder de uma empresa de 3 pessoas...

Às vezes chego atrasado, demoro no almoço, e me pego pensando que tenho que passar o exemplo de comprometimento. Em outras estou aqui postando no blog e elas entram na sala de repente, tenho que fingir que isso é importante para o negócio ( vocês são clientes potenciais com quem tenho que fazerr CRM...).

Em breve serei dono de um negócio, e fiquei pensando. O exemplo tem que vir de cima certo? Para que os funcionários se inspirem em seu nobre líder...bem já me decidi quanto a isso.

- Vou chegar na hora que eu quiser.
- Vou sair mais cedo às sextas para ir à praia.
- Farei exigências e follow-ups de qualquer lugar do mundo- pra isso é bom estar conectado.
- Assistirei às finais da UEFA, Champions League, Mundial de Rugbi

Qual o exemplo que estarei passando? Estarei mostrando aos meus colaboradores que é BOM PRA CARALHO ser o dono, e que se eles TIVEREM OS GUTS para isso e FOREM INTELIGENTES o bastante, quem sabe um dia também vão poder coçar enquanto os outros trabalham pra eles.

Porque isso realmente é luxo. Colocar as coisas pra rodar e ficar livre pra viver...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Crazy People Consultoria em RH seleciona Gerente de Marketing

Nós estamos assessorando uma empresa multinacional, líder em seu segmento, em expansão no mercado brasileiro.Buscamos um Gerente de Marketing para trabalhar na principal marca da empresa.Os candidatos devem ter as seguinte qualificações:

- Formação Superior em Administração, Marketing, Economia, Engenharia, Computação, Medicina, Veterinária, Terapia Ocupacional ou áreas afins. Na bem da verdade, qualquer formação serve, uma vez que para esta vaga não há nenhum curso superior que ensine o que o profissional precisa desempenhar (bem, os formados em Administração talvez tenham leve vantagem)

- Deve ser um mentiroso de mão cheia. As participações em reuniões com a equipe de Vendas e com a diretoria da empresa serão constantes, portanto a capacidade de mentir sempre pondo a culpa em outra área é imprescindível para esta vaga.

- Puxassaquismo é habilidade fundamental. O candidato deve-se lembrar que o que importa é que o chefe dele fique bem na foto e seja promovido rapidamente. Desta forma, o profissional deve sempre trabalhar para alavancar a carreira do seu superior imediato o que garantirá sua permanência na empresa.

- Deve ser casado e ter pelo menos dois filhos. Esta condição se dá pelo fato de que as pessoas que possuem conjuges e filhos têm um nível de endividamento mensal maior do que os solteiros e pensarão duas vezes antes de mandar o emprego pelos ares.

- Não é necessária Pós - Graduação, uma vez que sabemos que nesta área a maioria das Pós Graduações dirigem-se à médicos, pedagogos, advogados, violonistas e outros profissionais que querem adquirir conhecimentos básicos em Administração ou Marketing. Ou então você é um louco que emendou a Pós logo após seu curso de Administração gastando R$ 25.000 e dois anos da sua vida para ver novamente VPL, 4Ps e o behaviourismo. Esta vaga demanda outras qualificações.

- Não é necessária a fluência no idioma inglês nem no espanhol pois, apesar de ser uma multinacional, a frequencia do uso destas línguas se dá apenas quando o profissional acessar o Youtube ou o twitter da Penelope Cruz.

- Capacidade de se autopromover usando o trabalho dos profissionais do seu time é um diferencial interessante.

- Será valorizada a capacidade de aprender rapidamente os jargões da empresa e expressões em outros idiomas que deixam as outras pessoas da empresa sem graça por não saberem do que se trata.

- É muito importante passar a imagem de que você é uma pessoa "cool", antenada e na vanguarda do que acontece no mundo. O profissional de MArketing deve sempre alimentar a imagem de ser alguém "bacanão", amigo de todos e que conhece Nova York melhor do que a Vila Madalena.

Currículos devem ser enviados para crazypeoplerh@crazypeoplerh.com. Porém, o candidato escolhido será o indicado por algum diretor da empresa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma piada para alegrar a sexta-feira

Esfera Gestão Empresarial é uma Consultoria com atuação em Vendas, Trade Marketing e Marketing. Oferece suporte inteligente ao negócio de seus clientes (Conceito BIS = Business Intelligent Support).
www.esferagestao.com.br

INVENT® - Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing é o primeiro núcleo de desenvolvimento profissional especializado no treinamento e formação de profissionais de Vendas e Trade Marketing.
www.inventrade.com.br


GERENTE DE MARKETING

Empresa do ramo alimentício no segmento de BENS DE CONSUMO sediada em Piracicaba – SP e com atuação nacional, busca identificar um Gerente de Marketing.


PRÉ-REQUISITOS:
  • Experiência minima de 5 anos na área de marketing preferencialmente em segmento de bens de consumo.
  • Experiência na definição de planos de marketing envolvendo as áreas de :criação, inteligência de mercado, desenvolvimento de produto,relações publicas e assessoria de imprensa,endomarketing , atendimento(sac) e web.
  • Formação superior completa
  • Desejável pós-garduação na área
  • Imprecindível residir na região

ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS:
  • Será responsável pela área de marketing e interface com vendas desde definição estratégica da área até operação de ações.
  • Atuação direta nas áreas de: criação, inteligência de mercado, desenvolvimento de produto,relações publicas e assessoria de imprensa,endomarketing, atendimento(sac) e web.

ATIVIDADES DE ROTINA:
  • Discutir com a Diretoria as estratégias de Marketing e transformá-las em ações
  • Definição das ações de Marketing da empresa e direcionamento das verbas em acordo a importância
  • Interface com a área de Vendas para efetuação de ações que envolvam desenvolvimento de produto e melhoria das ações de MArketing no ponto de Venda
  • Atuação na orientação a assessoria de imprensa
  • Organização de feiras e participação em eventos
  • Atuação na área de Criação
  • Participação ativa nas áreas citadas
  • Dar diretrizes em relação a todas as criações que envolvam os produtos da empresa
  • Inteligência de mercado
  • Responsável nas necessidades de pesquisas e direcionamento da mesma
  • Desenvolvimento de produto
  • Atuação direta com vendas nas necessidades de desenvolvimento de produto
  • Relações publicas e assessoria de imprensa
Endomarketing
  • Alinhamento da comunicação interna
Atendimento(SAC) e WEB.


REMUNERAÇÃO:
  • Fixo=3000,00 (kkkkkkhuhauhauhauhauhahehehehehhe)
  • Benefícios: Plano de Saúde, celular corporativo, capacitação (cursos e treinamentos), ferramentas necessárias para uso profissional e Vale Refeição.

LOCAL DE TRABALHO:
  • Piracicaba/SP .

OBSERVAÇÃO:
  • É desejável que o candidato resida em Piracicaba-SP ou próximo a cidade, local onde se encontra a sede administrativa e o parque industrial da empresa. Exceção pode ser viável.

Ah, o mundo corporativo...

Gente,

Preciso compartilhar com vocês, porque faz uns 10 minutos que estou rindo sem parar.

Recebi um pedido de compras de uma grande empresa brasileira - no corpo de email não vem nada escrito. Vem anexado um pedido padrão, num PDF, dizendo quem é o fornecedor, qual o número do pedido, data, nome do responsável pelo pedido, endereço de faturamento, local de entrega, condições de pagamento, etcetcetc.

Sabem o que não tem no pedido? Só duas coisas: o que eu preciso entregar e para quem...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cidade Democrática

Ouvi hoje na CBN a divulgação do portal www.cidadedemocratica.com.br e achei bem legal. A idéia é mobilizar a população para ajudar os políticos nas decisões mais relevantes para sua cidade, qualquer um pode se cadastrar e postar o que acha mais importante na sua região envolvendo diversos temas: saúde, educação, lazer, etc. As questões são discutidas e apoiadas ou não pelos participantes e as principais são enviadas para os políticos da cidade.
Achei uma idéia bem legal para contribuir com as melhorias na cidade.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eu detesto Giovanni Caboto

Também conhecido como John Cabbot, foi um navegador que explorou o Atlântico Norte a serviço da Inglaterra. Em uma de suas viagens ele desceu até o norte do Brasil, mas não viu grandes perspectivas e se voltou para a costa da América do Norte mesmo.

Havia por volta de 1480/90 uma intensa atividade exploratória partindo da cidade de Bristol na Inglaterra em direção ao Atlântico. Baseados em alguns relatos, buscavam uma grande ilha chamada Brasil. Ou seja, o Pau-Brasil deve ter recebido seu nome daí, e não o país recebido o nome da árvore, como eu aprendi na escola...

Aparentemente os portugueses dominaram a exploração do Brasil por pura persistência. O comércio e riquezas originadas das Américas não se comparava ao que já existia com a Ásia há séculos. Portanto os ingleses, mais pragmãticos, decidiram ampliar o comércio com a Ásia e deixaram o Brasil de lado. Mesmo a América do Norte não foi prioridade por um bom tempo.

Se o Caboto tivesse sido um pouco mais cabeça dura, e insistido em vir para o Sul, poderia ter topado com uma índia safada e ter mudado de idéia. Voltaria para a Corte inventando altas histórias de riquezas e teríamos sido colonizados pelos ingleses.

Com sorte ele descolava duas pelo preço de 1 espelho...

Ao invés disso, os portugueses teimosos aportaram por aqui e ficaram. De certa maneira acho que foi melhor que a opção que chegou mais perto - os Espanhóis. Pelas minhas viagens pela América Latina, pode-se ver que o Brasil está bem à frente, dos países de língua espanhola , inclusive atraindo gente de lá. Conheço vários exemplos de imigrantes legais e ilegais aqui no Brasil.

Uma vantagem dos espanhóis seria que Paella é melhor que bacalhoada... Outra é que iríamos pra Barcelona, não pra Lisboa. Ainda há Madrid, Sevilha... O Felipão iria treinar a Fúria, com chances de ser campeão do mundo.

Se fosse assim, o português seria uma língua quase irrelevante. Com as Américas do México pra baixo falando espanhol, o portugês só iria sobreviver em Lisboa e Moçambique. A Globo ia exportar mais fácil a novela " Ruta para las Indias" para todos los hermanos. E a gente ia entender o que fala a Penelope Cruz...