sexta-feira, 31 de outubro de 2008

o feedback da semana

essa semana recebi um feedback interessante:
"há 25 anos aqui (na firma em questao) e nunca tive um relacionamento tão ruim com um colega de trabalho quanto estou tendo com voce"
Porra, quando ouvi isso pensei, sou um crapula, sem educacao, etc, mas depois de alguns dias pensando cheguei a uma conclusao: a dissimulação é incrivelmente poderosa. Se fazer de coitado e tudo mais funciona, cheguei a essa conclusao porque a pessoa "agradeceu" por te-la ouvido e em todo momento se fez de coitada...como diria um amigo meu: coitado de mim por ter que te ouvir...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

E o post de hoje é uma música, muito, muito aplicada aos dias atuais....

Composição: Indisponível
Ninguém quer te ver feliz
Todo mundo quer que você quebre o nariz
Ninguém quer te ver contente
Todo mundo quer que você quebre os dentes
Ninguém quer te ver com alegria,
Pra muita gente isso é a morte "Vocês viram a mulher do Onofre?"
Ninguém quer te ver com grana Tapinha nas costas, você cai com a cara na lama
Ninguém quer te ver com paz
Beijou na frente e vomitou por trás
A gente faz o que é infantil
Vai pra puta que o pariu Vai pra puta que o pariu
Não se meta na vida dos outros
Você é um espírito de porco
A sua cabeça é oca A sua memória é pouca
A gente escuta o nosso coração A gente escuta o nosso coração A gente escuta o nosso coração
A gente escuta o nosso - o amor é importante! - coração
A gente escuta o nosso coração A gente escuta o nosso coração A gente escuta o nosso coração Ninguém quer te ver feliz

Karnak - Mediocritas

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Guerra e Paz

Estou lendo Guerra e Paz de Tolstói. É um clássico, o detalhe é que só comprei porque vêm em 4 volumes numa caixinha bacana...

O livro retrata a sociedade russa durante a invasão da Rússia por Napoleão. Entre outros temas, são narradas batalhas envolvendo mais de 100 mil homens de cada lado.

Dá-se especial atenção a como se formam, se desenvolvem, e que resultado tem as batalhas. Fala-se dos principais líderes desse conflito, no caso Napoleão de um lado e mais pro final um general russo, Kuzutov. Também fala-se muito dos homens que compõem o exército.

Bem, a conclusão do livro é que o resultado das batalhas depende quase nada dos generais, das estratégias empregadas, do número de homens de cada lado.

São 200 mil homens tomando decisões individuais, que em seu conjunto definirá o vencedor. É impossível a qualquer general coordenar o que 100 mil irão fazer, muito menos depois que a batalha se inicia, e cada indivíduo se encontra no meio de um tiroteio.

Num momento de perigo, que irá ele fazer? Fugir? Lutar? Se esconder? Fazer o que seus companheiros fizerem? Ou todas as anteriores, dependendo do dia, da hora, ou da carta que recebeu da família no dia anterior?

O principal fator é o "moral das tropas". Isso é o que defende o autor. Que os grandes movimentos são formados por essas pequenas decisões de cada um, e são totalmente imprevisíveis, que são essas "disposições internas" de cada um, somadas que leva ao resultado final.

E que qualquer General Em Chefe, comandante supremo das forças, não pode dirigir nada. De todas as milhares de informações e sugestões que recebe, nada mais pode fazer que aprovar os movimentos que considera oportunos, e desaprovar aqueles que considera prejudiciais, e aceitar o curso dos acontecimentos, sejam eles quais forem.

Parece fazer todo o sentido, e faço uma analogia com a crise mundial que vivemos agora. Tenho acompanhado de perto, e é impressionante como ninguém tem a menor idéia do que vai acontecer, e as reações são as mais variadas...

Será que isso só vai parar quando um movimento de "disposições internas" de muitas pessoas ao redor do mundo decida que deve parar? Não conscientemente, mas simplesmente porque não há outra opção, a vida precisa continuar, e se a bolsa caiu, você ainda precisa comer, se vestir, e se divertir.

"A inércia é invencível"....

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sensacionalismo e o Jornalismo do Bem

A gente vive reclamando que a imprensa é uma bosta, que é parcial, que não diz por que time joga, que só mostra desgraças, que é sensacionalista, que só mostra coisas que a gente não tem nenhum padrão de ação ou interesse.

Fiquei pensando aqui se existe uma imprensa mais legal. Algumas idéias:

Será que dá jogo um veículo com a proposta de mostrar ou coisas positivas, ou pelo menos o lado positivo das coisas?

Por exemplo (vou inventar, porque já deu para perceber que não estou acostumado a este tipo de raciocínio): A partir do dia 30, é proibida a cobrança de ponto adicional de tv a cabo. Mostra de Cinema de SP tem filmes legais pra caralho.


Será que dá para ser sensacionalista com fatos positivos? (Não sei, pergunto)

Deixa eu exercitar a cuca e tentar um exemplo, mas um acompanhamento a la Eloa de um projeto de lei de ter sessões de cinema grátis pela manhã (sei que o exemplo é idiota, mas pra começar a discussão está bom).

Outra idéia - Só ter como pauta matérias onde você pode tornar sua vida melhor de algum jeito.

Tipo: porra, vou começar a ir no cinema no sábado de manhã, o benefício é legal. Ou até que enfim as tvs a cabo vão deixar eu ter ponto em duas tvs sem aumentar 30% o preço - vou ligar!



Que vocês acham?


* Confesso que acho essa estória do nosso blog só ter como leitores nós mesmos genial. Ele vira quase que uma mesa de bar virtual. Sem breja. Sem mulher. Sem cocrete. Bem mais chata, na verdade, mas tudo bem.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

BANDIDOS

Fiquei sem ver nada do sequestro em Santo André. Estava uma pessoa mais feliz. Ainda não sei exatamente o que aconteceu ou como, mas a cobertura da tragédia é deplorável.

Quem é o bandido? Quem deu o tiro fatal?


Jornalistas de baixíssimo nível ético e profissional ficam discutindo detalhes da ação do GATE, que sem dúvida teve erros, mas quem deu o tiro que matou a garota??

Foi a polícia que deu o tiro na CABEÇA DELA à queima-roupa??

Foi a polícia que manteve a garota em cárcere privado?

Não, não foi o GATE.

Foi o marginal que deu o tiro.

Eles namoravam há 3 anos, o que significa que os pais dela permitiram que uma menina de 12 anos namorasse com um rapaz de 19 anos. Vocês acreditam mesmo que esse "comportamento violento" não existia antes??

Ah, tinha outra solução, se a polícia militar também estivesse em greve, o GATE não estaria lá...quem sabe o Datena resolvia tudo no ar, AO VIVO....

Desculpem tratar de tema tão desagradável, mas a revolta é muito grande...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O limite entre a incompetência e a má-fé

Difícil mesmo é descobrir qual o limite entre a incompetência e a má-fé.

Meu pai está internado. Esperando para fazer uma cirurgia para desentupir duas de suas artérias de toda a picanha que ele comeu na vida (Ou de todo o exercício que não fez, ou de todas as plantas que não comeu, enfim...). Terça-feira passada ele fez um exame chamado de cateterismo, que serve para ver se tem artérias entupidas, e quanto. Uma delas está 95% a outra está 60%. Não é pouco.

Está na Beneficência Portuguesa, hospital onde trabalham minha irmã como neuro e meu cunhado, como cardio. Aguardando um parecer da UNIMED que libere esta cirurgia.

Segundo meu cunhado, a UNIMED tem 72 horas úteis para dar um parecer se autoriza ou não a cirurgia.

Quarta.

Quinta.

Sexta.

Segundo a pessoa que trata com os planos de saúde, a UNIMED sempre acaba enviando os seus pareceres no dia próximo às 10 da noite. Só que seriam 10 da noite de sexta-feira. E o pessoal administrativo não trabalha de sábado e domingo.

Sábado.

Domingo.

Hoje pela manhã, a UNIMED se manifestou, dizendo que faltou um papel, e o prazo só correrá a partir do recebimento de dito papel. O pessoal do hospital nega, diz que tudo o que é pedido já foi na própria terça feira. Como quem está cuidando do caso é meu cunhado, junto com minha irmã, aposto neles.

Na melhor das hipóteses, a UNIMED está sendo incompetente, e vai pagar uma infinidade de dias de internação, com dois médicos próximos ao paciente, que querem garantir que eles está bem e estão aproveitando para fazer todos os exames já inventados nele.

Na pior das hipóteses, a UNIMED faz isso esperando que o paciente morra, e não tenha que pagar uma cirurgia que custa por baixo R$30 mil.

Difícil mesmo é descobrir qual o limite entre a incompetência e a má-fé.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Hay que escribir...

Sem censura....

Que tal escrever sempre, todo dia? Sem censura. O que te vem à cabeça...

Sabe o redemoinho de idéias que constantemente assalta sua mente? Andando na rua, dirigindo, em uma reunião qualquer...

O que será que acontece se colocar isso no papel??? Vou me achar burro? Idiota? Estúpido por perder tempo remoendo bobagens???

Ou um gênio? Com idéias fantásticas?

Ou poderia não achar nada. Simplesmente olhar para as idéias e saber que aquilo é uma parte de mim.

Não sei.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O meu paraíso*

Tenho andado meio triste ultimamente...estou sentido falta de algumas coisas, não sei bem o que é...quer dizer, tenho algumas idéias meio vagas...

acho que tenho chegado muito rápido em casa...estou sentido falta de ficar parado em alguma avenida cinza...

tenho visto muito verde, flores, animais saltitantes....sinto falta de concreto, asfalto, vidro, polietileno, plástico...

tenho respirado um ar muito puro...credo...cadê o cheiro de gás, petróleo, enxofre, metano que tanto amo?

tenho ouvido muitos pássaros...que horror....quero de volta o barulho dos carros, motores e buzinas em uma sinfonia bela, gritos de pessoas à beira de colapso, britadeiras em si bemol, aviões...

tenho visto gente feliz, saudável...nossa, onde vim parar?...onde estão os desesperados, desesperançados, autômatos, descrentes, fracos, traumatizados, despedaçados, frios?

não aguento mais amor..sério, isso está me matando...quero medo, ansiedade, crueza, realidade, pressa, angústia, desconfiança, ira...ah, o que eu não daria por um pouco de ira?

acho que é isso...preciso voltar urgentemente pra minha cidade...tudo anda muito esquisito...desse jeito, acho que não aguento não...


*livremente baseado em texto de Michel Melamed

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Que dia...

Hoje é um daqueles dias pra pensar na vida...

Sem nenhuma dúvida, foi um daqueles dias que não queria trabalhar no mercado e com as pessoas que trabalho...nem depender do dólar é claro...

Claro que sei que isso acontece em qualquer lugar, a diferença é que não estou realmente estressado, e sim consciente...o que na verdade é mais assustador...

A consciência e a liberdade é algo assustador às vezes...

Qualquer hora vou ter que fazer algo a respeito...

Amanhã tem mais....

" O preço da liberdade é a eterna vigilância..."

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vou voltar a escutar música

Tinha o hábito de escutar as notícias de manhã, vindo para o trabalho. Mudava entre CBN, Jovem Pan e Eldorado. Há algum tempo abandonei esse hábito, mas ontem a bolsa derreteu, e hoje caí na besteira de ouvir notícias.


- Na CBN dois jornalistas falavam sobre um comentário do Lula sobre a crise financeira, no qual ele disse que as empresas brasileiras que reclamavam de problemas de crédito estariam "cavando falta", ou seja não tinham razão.

Os dois diziam que ele falou bobagem, pois a crise é imensa e realmente afeta essas empresas, mas que era linda essa metáfora futebolística do nosso excelentíssimo...


- Mudei pra Jovem Pan a tempo de ouvir uma nota de protesto quanto ao que está acontecendo nos jogos do Campeonato Brasileiro. Durante a execução do Hino Nacional, os jogadores dão entrevista, a torcida batuca, e a Globo dá a escalação dos times.

Estou de acordo que é um desrespeito, agora vamos às 4 soluções propostas pela Jovem Pan:


1 - Onde está o Governador Serra que não se pronuncia?

Humm, o campeonato é BRASILEIRO, se é pra alguém se meter ( o que acho um absurdo), não deveria ser o Presidente do Brasil?? To falando merda, mas quem começou foram eles...


2 - Onde estão os militares que não se impõem frente a esse acinte?

Imagina só, o general podia entrar galopando de cavalo e espada, com o uniforme dos Dragões da Independência...o único problema é que ia detonar o gramado...


3 - Onde está o Ministério Público?

Humm, perseguindo bandidos talvez? Bem, essa foi a melhor solução, pois deve ter um estagiário fanático por futebol disposto a ir lá no campo brigar pra poder assistir o jogo depois...



4 - Um deputado da assembléia legislativa de SP está propondo um projeto de lei limitando a execução do Hino à abertura e encerramento do campeonato.

Agora sim, vamos fazer uma LEI para disciplinar isso, colocar na Constituição...



Agora vamos usar 2 neurônios e perguntar:


1- Por quê não falaram da Federação? Do Juiz? Afinal, eles são os responsáveis pelo que acontece em campo, não?


2- E os jogadores? Por quê não se perfilam ao invés de dar entrevista???


3 - E a Globo? Não são "companheiros" de profissão? Será que um telefonema não resolveria?


4 - E por último? Será que o repórter da Jovem Pan está fazendo entrevista no momento do Hino????

Amanhã volto a escutar Rock.

"Só existem duas coisas infinitas:
O Universo, e a estupidez humana. Mas não estou muito seguro quanto ao Universo...."
- frase atribuída a Albert Einsten...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vereadores

Hoje teve eleiçao, todo mundo falou de prefeito, mas para escolher um vereador foi difícil


No blog Homem Oco tinha um convite para um texto da ONG Transparência Brasil, falando do assunto. Pois bem, eu li tudo. É uma análise do trabalho dos vereadores e o título já diz tudo:

"Mais de 91% da atividade dos vereadores de São Paulo é irrelevante para a cidade."

O trabalho basicamente separa o que seriam projetos "irrelevantes" ( homenagens, nomes de rua, etc.) de projetos "relevantes", independente de ser um bom projeto ou não.

O problema de se avaliar um vereador assim, é que os projetos relevantes podem ser bem ruins. Eu por exemplo, prefiro que o Agnaldo Timóteo crie o Dia da Família Mineira ( classificado como irrelevante) que aprove o seu projeto de ter banheiros em Pontos de Táxi ( relevante) - ambos estão na lista.

Pode ser também que um único bom projeto já valha a legislatura, medir por quantidade não me parece o caso...O documento tem 12 páginas, passa 10 falando dessa tal relevância de projetos e metendo o pau em projetos como o Dia do Anão. Claro que isso é uma estupidez, mas falar muito disso só aumenta a estupidez, corresponde a ficar dizendo que novela é uma droga. Coisa que todo mundo já sabe.

São 55 vereadores, e você vota somente em 1. Portanto o trabalho está estruturado de uma forma que não ajuda a escolher, e sim dizer o óbvio, que o trabalho da câmara é ineficiente, caro, sem objetivos práticos, clientelista, etc, etc.

Bem, isso já sabemos. Ficar metendo o pau e detalhando os aspectos errados ajuda em algo? Vamos acabar com a câmara? Seria uma possibilidade, mas não acho que seja o objetivo dessa ONG.

O que preciso é escolher UM único vereador. Nesse sentido, rankings são melhores eu acho, como o da Veja SP. Mesmo assim, tentei através desse trabalho da Transparência Brasil, identificar quem seria o vereador mais alinhado com o que acho prioritário - Educação.

Escolhi uma única prioridade - Educação. A sua pode ser outra. Por quê nenhuma mais? Bem, vendo como a coisa toda é um desastre, se 1 vereador brigar pela educação já é lucro. E minha crença é que um povo com Educação resolve as coisas que tem que ser feitas.

Tentei por algum tempo, mas não consegui chegar a nenhum nome. Chego portanto ao segundo aspecto.

O custo econômico de escolher um vereador aparenta ser muito mais alto do que o impacto que essa escolha tem na sua vida. Ou seja, desisti no meio, pois já tinha investido muito tempo no assunto, comparado com o impacto que poderia ter o meu único voto na massa total de votos para vereador. Digo aparenta, pois não saberia calcular exatamente.

E acho que é isso que acontece com todos. Hoje portanto votei na legenda do partido do prefeito que escolhi. Quem sabe na próxima eleição consigo escolher um nome.

"Repetir uma afirmação incontáveis vezes é mais convincente que argumentação lógica. "